basico:personagens
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basico:personagens [2024/09/19 16:59] – [Habilidades] Correção do texto do exemplo. jnalon | basico:personagens [2025/07/13 14:17] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | ||
- | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem | + | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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Cada resposta é um // | Cada resposta é um // | ||
- | * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, | + | * Você recebe um **bônus de +1 Dado de Apoio** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, |
* Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | ||
* Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | ||
Linha 65: | Linha 65: | ||
* Uma habilidade artística, como // | * Uma habilidade artística, como // | ||
- | A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. | + | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, |
- | + | ||
- | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, | + | |
As Habilidades são um // | As Habilidades são um // | ||
* Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | ||
- | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste. | + | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste. |
* Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | ||
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, | + | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, |
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* Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[: | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[: | ||
* Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. | ||
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa. | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa |
* Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | ||
Linha 106: | Linha 104: | ||
* Descansando, | * Descansando, | ||
* Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. | ||
- | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns | + | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia. |
* **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**. | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**. | ||
* Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | ||
- | Se seu personagem atingir | + | Se seu personagem atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 125: | Linha 123: | ||
Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | ||
- | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações; | + | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe |
* A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | ||
- | * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. | + | * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. |
Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | ||
Linha 134: | Linha 132: | ||
* **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
- | Ao atingir | + | Ao atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | |
basico/personagens.1726765146.txt.gz · Última modificação: 2024/09/19 16:59 por jnalon