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basico:personagens

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 Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
  
-O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.+O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem: Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem:
  
-  * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**.+  * Você recebe um **bônus de +1 Dado de Apoio** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 Dado de Apoio** para cada Conceito **prejudicial**.
   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.
   * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.   * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
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   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.
  
-A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. +Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua têm o nível predefinido em 0; Habilidades //difíceis//, aquelas que uma pessoa comum não tem como conhecer sem treinamento prévio, não podem ser usadas se o seu personagem não as aprendeu antes.
- +
-Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.+
  
 As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa. As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa.
  
   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.
-  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste.+  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste.
   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Várias Habilidades são úteis para um espião. Meggan escolhe: +Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como Habilidade mais relevante de Meggan, colocando +2 como seu nível. //Mecanismos//, //Percepção//, //Mãos Leves// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não é muito boa em contar mentiras ou enganar as pessoas, e também é fraquinha, então suas Habilidades de //Subterfúgios// e //Força// ficam em -1. Assim,
- +
-Daniele escolhe //Ações Furtivas// como sua Habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. //Mecanismos//, //Percepção//, //Mãos Leves// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não é muito boa em contar mentiras ou enganar as pessoas, e também é fraquinha, então suas Habilidades de //Subterfúgios// e //Força// ficam em -1. Assim,+
  
   * **Ações Furtivas:** +2   * **Ações Furtivas:** +2
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   * Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]].   * Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]].
-  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na [[:modulo:universal:habilidades|Lista de Habilidades]].+  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na [[modulo:habilidades|Lista de Habilidades]].
  
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   * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[:basico:tarefas#buscando_forcas|Buscar suas Forças]].**   * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[:basico:tarefas#buscando_forcas|Buscar suas Forças]].**
   * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento.   * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento.
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa.+  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa bem-sucedida.
   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).
  
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   * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado.   * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado.
   * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia.   * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia.
-  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**.+  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia.
   * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**.   * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**.
   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
  
-Se seu personagem atingir de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.+Se seu personagem atingir zero ou menos de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir:
  
-  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;+  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe ferimentos na forma de uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;
   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;
-  * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.+  * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.
  
 Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:
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   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.
  
-Ao atingir pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.+Ao atingir zero ou menos pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.
  
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basico/personagens.1726517185.txt.gz · Última modificação: 2024/09/16 20:06 por jnalon