Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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basico:personagens

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basico:personagens [2024/05/10 04:06] – ↷ Links adaptados devido a uma operação de movimentação 52.167.144.16basico:personagens [2025/07/13 14:17] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-personagens.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
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 ====== Criando um Personagem ====== ====== Criando um Personagem ======
 Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão. Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.
  
-Converse com o MJ e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.+Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
  
-O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.+O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem: Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem:
  
-  * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**.+  * Você recebe um **bônus de +1 Dado de Apoio** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 Dado de Apoio** para cada Conceito **prejudicial**.
   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.
   * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.   * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
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   * **Meu nome é //Meggan//.**   * **Meu nome é //Meggan//.**
   * **Eu sou uma //elfa//.**   * **Eu sou uma //elfa//.**
 +  * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
 +  * **Meu maior defeito é //a ingenuidade//.**
   * **Minha profissão é //espiã//.**   * **Minha profissão é //espiã//.**
-  * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.** 
-  * **Meu maior defeito é //a inocência//.** 
  
-Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Inocência// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor.+Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Ingenuidade// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor.
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   * Veja mais sobre [[sistema:Conceitos]].   * Veja mais sobre [[sistema:Conceitos]].
-  * Exemplos de Conceitos nos [[:modulo:|Módulos]].+  * O Scop não tem uma lista pré-definida de Conceitos, mas você pode encontrar algumas inspirações na [[:modulo:universal:conceitos|Lista de Conceitos]].
  
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 As //Habilidades// definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser: As //Habilidades// definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser:
  
-  * Uma combinação de //verbo e complemento//, como //Bater Carteiras// ou //Lutar com Espadas//. +  * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//. 
-  * Uma //ação// específica, como //Mentir// ou //Esgueirar-se//+  * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//.
-  * Uma //atividade//, como //Escaladas// ou //Natação//.+
   * Um campo do conhecimento, como //Matemática// ou //Ciências//.   * Um campo do conhecimento, como //Matemática// ou //Ciências//.
   * Uma habilidade artesanal, como //Marcenaria// ou //Falsificação//.   * Uma habilidade artesanal, como //Marcenaria// ou //Falsificação//.
   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.
  
-A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. +Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua têm o nível predefinido em 0; Habilidades //difíceis//, aquelas que uma pessoa comum não tem como conhecer sem treinamento prévio, não podem ser usadas se o seu personagem não as aprendeu antes.
- +
-Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.+
  
 As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa. As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa.
  
   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.
-  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste.+  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste.
   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para um espião, algumas Habilidades úteis são: +Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante de Meggancolocando +2 como seu nível. //Mecanismos//, //Percepção//, //Mãos Leves// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não é muito boa em contar mentiras ou enganar as pessoas, e também é fraquinha, então suas Habilidades de //Subterfúgios// e //Força// ficam em -1. Assim,
  
-  * Treinar Animais (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). +  * **Ações Furtivas:** +2 
-  * Lutar com Facas, Arco e Flecha e outras armas. +  * **Mecanismos:** +1 
-  * Lidar com Armadilhas. +  * **Percepção:** +1 
-  * Atuação (para fingir, caso seja pega). +  * **Mãos Leves:** +1
-  * Camuflar (para esconder objetos). +
-  * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). +
-  * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). +
-  * Disfarçar (para se fazer passar por outra pessoa). +
-  * Esconder. +
-  * Equilibrar. +
-  * Escalar. +
-  * Esgueirar. +
-  * Invadir. +
- +
-Daniele escolhe //Esgueirar// como sua Habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. //Esconder//, //Invadir//, //Lidar com Armadilhas// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais nunca a interessou. Portanto, //Criptografia// não é o seu forte, e ela nunca se preocupou em aprender a se disfarçar. Assim, +
- +
-  * **Esgueirar:** +2 +
-  * **Esconder:** +1 +
-  * **Invadir:** +1 +
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1+
   * **Lutar com Arco e Flecha:** +1   * **Lutar com Arco e Flecha:** +1
-  * **Disfarçar:** -1 +  * **Subterfúgios:** -1 
-  * **Criptografia:** -1+  * **Força:** -1
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   * Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]].   * Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]].
-  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos nos [[:modulo:|Módulos]].+  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na [[modulo:habilidades|Lista de Habilidades]].
  
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 Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:
  
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); +  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[:basico:tarefas#buscando_forcas|Buscar suas Forças]].** 
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; +  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. 
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa.+  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa bem-sucedida.
   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).
  
 Você recupera Energia nas seguintes situações: Você recupera Energia nas seguintes situações:
  
-  * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado; +  * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado. 
-  * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; +  * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. 
-  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**; +  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia. 
-  * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**;+  * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**.
   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
  
-Se seu personagem atingir de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, caso você (por algum motivo) vá além do normal. Marque apenas os 6 pontos iniciais e risque os quadrados que sobraram, pois você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.+Se seu personagem atingir zero ou menos de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco.+Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem.
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Linha 137: Linha 123:
 Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir:
  
-  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;+  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe ferimentos na forma de uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;
   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;
-  * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.+  * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.
  
 Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:
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   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.
  
-Ao atingir pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.+Ao atingir zero ou menos pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan e deixando os outros em branco.+Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan.
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Linha 166: Linha 152:
   * **Meu nome é //Meggan//.**   * **Meu nome é //Meggan//.**
   * **Eu sou uma //elfa//.**   * **Eu sou uma //elfa//.**
-  * **Minha profissão é //espiã//.** 
   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
   * **Meu maior defeito é //a inocência//.**   * **Meu maior defeito é //a inocência//.**
 +  * **Minha profissão é //espiã//.**
  
 **Habilidades:** **Habilidades:**
-  * **Esgueirar:** +2 +  * **Ações Furtivas:** +2 
-  * **Esconder:** +1 +  * **Mecanismos:** +1 
-  * **Invadir:** +1 +  * **Percepção:** +1 
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1+  * **Mãos Leves:** +1
   * **Lutar com Arco e Flecha:** +1   * **Lutar com Arco e Flecha:** +1
-  * **Disfarçar:** -1 +  * **Subterfúgios:** -1 
-  * **Criptografia:** -1+  * **Força:** -1
  
 **Energia:** 6 **Energia:** 6
basico/personagens.1715313995.txt.gz · Última modificação: 2024/05/10 04:06 por 52.167.144.16