basico:personagens
Diferenças
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basico:personagens [2024/04/12 14:36] – Remoção da ambiguidade. jnalon | basico:personagens [2025/07/13 14:17] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
====== Criando um Personagem ====== | ====== Criando um Personagem ====== | ||
Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki: | Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki: | ||
- | Converse com o MJ e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | + | Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. |
- | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem | + | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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Cada resposta é um // | Cada resposta é um // | ||
- | * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, | + | * Você recebe um **bônus de +1 Dado de Apoio** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, |
* Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | ||
* Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | ||
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* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
+ | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
+ | * **Meu maior defeito é //a ingenuidade// | ||
* **Minha profissão é // | * **Minha profissão é // | ||
- | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
- | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
- | Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // | + | Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * Exemplos | + | * O Scop não tem uma lista pré-definida |
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As // | As // | ||
- | * Uma combinação de //verbo e complemento// | + | * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//. |
- | * Uma //ação// específica, como //Mentir// ou //Esgueirar-se//. | + | * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//. |
* Um campo do conhecimento, | * Um campo do conhecimento, | ||
* Uma habilidade artesanal, como // | * Uma habilidade artesanal, como // | ||
* Uma habilidade artística, como // | * Uma habilidade artística, como // | ||
- | A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. | + | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, |
- | + | ||
- | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, | + | |
As Habilidades são um // | As Habilidades são um // | ||
* Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | ||
- | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste. | + | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste. |
* Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para um espião, | + | Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante de Meggan, colocando +2 como seu nível. // |
- | | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * Lutar com Facas, Arco e Flecha e outras armas. | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * Lidar com Armadilhas. | + | * **Percepção:** +1 |
- | * Atuação (para fingir, caso seja pega). | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * Camuflar (para esconder objetos). | + | |
- | * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | + | |
- | * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). | + | |
- | * Disfarçar (para se fazer passar por outra pessoa). | + | |
- | * Esconder. | + | |
- | * Equilibrar. | + | |
- | * Escalar. | + | |
- | * Esgueirar. | + | |
- | * Invadir. | + | |
- | + | ||
- | Daniele escolhe // | + | |
- | + | ||
- | | + | |
- | * **Esconder:** +1 | + | |
- | * **Invadir:** +1 | + | |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | |
* **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | ||
- | * **Disfarçar:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, | + | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, |
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Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | ||
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[: |
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. |
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa. | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa |
* Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | ||
Você recupera Energia nas seguintes situações: | Você recupera Energia nas seguintes situações: | ||
- | * Descansando, | + | * Descansando, |
- | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; | + | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. |
- | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns | + | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia. |
- | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**; | + | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**. |
* Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | ||
- | Se seu personagem atingir | + | Se seu personagem atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco. | + | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem. |
++++ | ++++ | ||
Linha 136: | Linha 123: | ||
Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | ||
- | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações; | + | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe |
* A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | ||
- | * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. | + | * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. |
Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | ||
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* **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
- | Ao atingir | + | Ao atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan | + | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan. |
++++ | ++++ | ||
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- | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: | + | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
* **Meu maior defeito é //a inocência// | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
+ | * **Minha profissão é // | ||
**Habilidades: | **Habilidades: | ||
- | * **Esgueirar:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Esconder:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invadir:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
* **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | ||
- | * **Disfarçar:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
**Energia: | **Energia: |
basico/personagens.1712932611.txt.gz · Última modificação: 2024/04/12 14:36 por jnalon