basico:personagens
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
====== Criando um Personagem ====== | ====== Criando um Personagem ====== | ||
Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki: | Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki: | ||
- | Converse com o MJ e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | + | Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. |
O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum. | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum. | ||
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* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
+ | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
+ | * **Meu maior defeito é //a ingenuidade// | ||
* **Minha profissão é // | * **Minha profissão é // | ||
- | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
- | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
- | Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // | + | Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * Exemplos | + | * O Scop não tem uma lista pré-definida |
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===== Habilidades ===== | ===== Habilidades ===== | ||
- | As // | + | As // |
- | Escolha | + | * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas// |
+ | * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou // | ||
+ | * Um campo do conhecimento, | ||
+ | * Uma habilidade artesanal, como // | ||
+ | * Uma habilidade artística, como // | ||
+ | |||
+ | A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. | ||
+ | |||
+ | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, | ||
As Habilidades são um // | As Habilidades são um // | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para um espião, algumas | + | Várias |
- | + | ||
- | * Adestramento (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). | + | |
- | * Facas, Arco e Flecha e outras armas. | + | |
- | * Lidar com Armadilhas. | + | |
- | * Atuação (para fingir, caso seja pega). | + | |
- | * Camuflagem (para se esconder, caso alguém passe por perto, ou esconder outras coisas). | + | |
- | * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | + | |
- | * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). | + | |
- | * Disfarces (para se fazer passar por outra pessoa). | + | |
- | * Equilibrar-se. | + | |
- | * Escaladas. | + | |
- | * Furtividade. | + | |
- | * Invasão. | + | |
- | + | ||
- | Daniele escolhe | + | |
- | * **Furtividade:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Camuflagem:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invasão:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * **Arco e Flecha:** +1 | + | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 |
- | * **Disfarces:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, | + | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, |
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Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | ||
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[: |
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. |
* Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa. | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa. | ||
* Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | ||
Linha 106: | Linha 104: | ||
Você recupera Energia nas seguintes situações: | Você recupera Energia nas seguintes situações: | ||
- | * Descansando, | + | * Descansando, |
- | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; | + | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. |
- | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**; | + | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**. |
- | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**; | + | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**. |
* Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | ||
- | Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, | + | Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco. | + | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem. |
++++ | ++++ | ||
Linha 139: | Linha 137: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan | + | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan. |
++++ | ++++ | ||
Linha 148: | Linha 146: | ||
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- | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: | + | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
No final, Meggan tem as seguintes características: | No final, Meggan tem as seguintes características: | ||
- | === Conceitos:=== | + | **Conceitos:** |
* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
* **Meu maior defeito é //a inocência// | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
+ | * **Minha profissão é // | ||
- | === Habilidades: | + | **Habilidades: |
- | * **Furtividade:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Camuflagem:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invasão:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * **Arco e Flecha:** +1 | + | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 |
- | * **Disfarces:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
**Energia: | **Energia: | ||
Linha 175: | Linha 173: | ||
Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. | Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. | ||
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basico/personagens.1702838792.txt.gz · Última modificação: 2023/12/17 18:46 por jnalon