basico:personagens
Diferenças
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basico:personagens [2023/06/02 19:32] – Adição da régua. jnalon | basico:personagens [2025/07/13 14:17] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
====== Criando um Personagem ====== | ====== Criando um Personagem ====== | ||
- | O primeiro passo em um RPG é criar o seu personagem, que vai viver as aventuras que o Mestre do Jogo (MJ) vai preparar. Preencha a {{wiki: | + | Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada |
- | Converse com o MJ e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | + | Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. |
- | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem | + | O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma batedora | + | Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma espiã |
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* **Meu nome é _.** | * **Meu nome é _.** | ||
* **Eu sou um _.** | * **Eu sou um _.** | ||
- | * **Minha profissão é _.** | ||
* **Minha maior qualidade é _.** | * **Minha maior qualidade é _.** | ||
* **Meu maior defeito é _.** | * **Meu maior defeito é _.** | ||
- | Seu MJ pode querer | + | Dependendo do cenário, |
Cada resposta é um // | Cada resposta é um // | ||
- | * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, | + | * Você recebe um **bônus de +1 Dado de Apoio** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, |
* Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | ||
* Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora | + | Daniele decide que sua personagem Meggan é uma espiã |
* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
- | * **Meu maior defeito é //a inocência//.** | + | * **Meu maior defeito é //a ingenuidade//.** |
- | + | * **Minha profissão é //espiã//.** | |
- | Aqui, o MJ e a jogadora entram em acordo sobre o que significa ser uma //elfa//: Daniele tem uma visão um pouco diferente e sugere uma mudança ao MJ. Segundo sua visão, Elfos não são arrogantes; em compensação, | + | |
- | Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // | + | Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. |
++++ | ++++ | ||
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+ | ==== Veja Mais ==== | ||
* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * Exemplos | + | * O Scop não tem uma lista pré-definida |
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===== Habilidades ===== | ===== Habilidades ===== | ||
- | As // | + | As // |
+ | |||
+ | * Algo que pode ser treinado, | ||
+ | * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//. | ||
+ | * Um campo do conhecimento, | ||
+ | * Uma habilidade artesanal, como // | ||
+ | * Uma habilidade artística, como // | ||
- | Escolha | + | Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, |
As Habilidades são um // | As Habilidades são um // | ||
* Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | ||
- | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste. | + | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste. |
* Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga! | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para um batedor, algumas | + | Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante de Meggan, colocando +2 como seu nível. // |
- | * Adestramento (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | | + | * **Mecanismos: |
- | * Lidar com Armadilhas. | + | * **Percepção: |
- | * Atuação (para fingir, caso seja pega). | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * Camuflagem (para se esconder, caso alguém passe por perto, ou esconder outras coisas). | + | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 |
- | * Criptografia (para enviar, receber | + | * **Subterfúgios: |
- | | + | * **Força:** -1 |
- | | + | ++++ |
- | * Equilibrar-se. | + | |
- | * Escaladas. | + | |
- | | + | |
- | | + | |
- | Daniele escolhe Furtividade como sua habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. Camuflagem, Invasão, Lidar com Armadilhas e Arco e Flecha recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais nunca a interessou. Portanto, Criptografia não é o seu forte, e ela nunca se preocupou em aprender a se disfarçar. Assim, | + | ==== Veja Mais ==== |
- | + | ||
- | * **Furtividade: | + | |
- | * **Camuflagem: | + | |
- | * **Invasão: | + | |
- | * **Lidar com Armadilhas: | + | |
- | * **Arco e Flecha:** +1 | + | |
- | * **Disfarces: | + | |
- | * **Criptografia: | + | |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
- | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, | + | * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, |
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Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | ||
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[: |
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; | + | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento. |
+ | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa bem-sucedida. | ||
* Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | ||
Você recupera Energia nas seguintes situações: | Você recupera Energia nas seguintes situações: | ||
- | * Descansando, | + | * Descansando, |
- | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; | + | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. |
- | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns | + | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com um ou mais pontos de Energia. |
- | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**; | + | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**. |
* Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | ||
- | Se seu personagem atingir | + | Se seu personagem atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco. | + | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem. |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
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Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | ||
- | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações; | + | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe |
* A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | ||
- | * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. | + | * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. |
Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | ||
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* **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
- | Ao atingir | + | Ao atingir |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan | + | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan. |
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* Veja mais sobre [[sistema: | * Veja mais sobre [[sistema: | ||
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- | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: | + | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
No final, Meggan tem as seguintes características: | No final, Meggan tem as seguintes características: | ||
- | === Conceitos:=== | + | **Conceitos:** |
* **Meu nome é // | * **Meu nome é // | ||
* **Eu sou uma //elfa//.** | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
* **Meu maior defeito é //a inocência// | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
+ | * **Minha profissão é // | ||
- | === Habilidades: | + | **Habilidades: |
- | * **Furtividade:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Camuflagem:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invasão:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * **Arco e Flecha:** +1 | + | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 |
- | * **Disfarces:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
**Energia: | **Energia: | ||
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Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. | Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. | ||
- | {{personagem: | + | {{personagem: |
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basico/personagens.1685734330.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 19:32 por jnalon