Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-personagens.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
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 +{{ images:header-basico-personagens.jpg }}
  
 ====== Criando um Personagem ====== ====== Criando um Personagem ======
-O primeiro passo em um RPG é criar o seu personagem, que vai viver as aventuras que o Mestre do Jogo (MJ) vai preparar. Preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.+Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.
  
-Converse com o MJ e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.+Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
  
 O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum. O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma batedora elfa, uma espécie de mistura de soldado com espiã, que se uniu ao grupo em busca de soluções pacíficas para os conflitos.+Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma espiã elfa, uma espécie de mistura de soldado com espiã, que se uniu ao grupo em busca de soluções pacíficas para os conflitos.
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 ===== Conceitos ===== ===== Conceitos =====
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   * **Meu nome é _.**   * **Meu nome é _.**
   * **Eu sou um _.**   * **Eu sou um _.**
-  * **Minha profissão é _.** 
   * **Minha maior qualidade é _.**   * **Minha maior qualidade é _.**
   * **Meu maior defeito é _.**   * **Meu maior defeito é _.**
  
-Seu MJ pode querer que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.+Dependendo do cenário, pode ser que seu MJ queira que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.
  
 Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem: Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem:
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   * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**.   * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**.
   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.   * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.
-  * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**.  +  * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
-  * No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.+
   * Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo.   * Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora elfa. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma:+Daniele decide que sua personagem Meggan é uma espiã elfa. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma:
  
   * **Meu nome é //Meggan//.**   * **Meu nome é //Meggan//.**
   * **Eu sou uma //elfa//.**   * **Eu sou uma //elfa//.**
-  * **Minha profissão é //batedora//.** 
   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
-  * **Meu maior defeito é //a inocência//.**+  * **Meu maior defeito é //a ingenuidade//.** 
 +  * **Minha profissão é //espiã//.**
  
-Aqui, o MJ e a jogadora entram em acordo sobre o que significa ser uma //elfa//: Daniele tem uma visão um pouco diferente e sugere uma mudança ao MJ. Segundo sua visãoElfos não são arrogantes; em compensação, são vistos com desconfiança, pois sua presença no mundo dos humanos é rara, e eles são tratados como forasteiros. Alberto concorda com sugestão. +Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aquisobre profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Ingenuidade// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor.
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-Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Inocência// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor.+
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-  * Veja mais sobre [[sistema:conceitos]]. +==== Veja Mais ==== 
-  * Exemplos de Conceitos nos [[:modulo:|Módulos]].+ 
 +  * Veja mais sobre [[sistema:Conceitos]]. 
 +  * O Scop não tem uma lista pré-definida de Conceitos, mas você pode encontrar algumas inspirações na [[:modulo:universal:conceitos|Lista de Conceitos]]. 
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 ===== Habilidades ===== ===== Habilidades =====
-As //Habilidades// definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que quiserVocê pode pensar em Habilidades como uma combinação de //Verbo e complemento//, como //Bater Carteiras// ou //Lutar com Espadas//, ou nomear um campo do conhecimento, como //Matemática// ou //Ciências//Certifique-se de discutir com o MJ o que o seu personagem é capaz de fazer+As //Habilidades// definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequadoUma Habilidade pode ser: 
 + 
 +  * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//
 +  * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//
 +  * Um campo do conhecimento, como //Matemática// ou //Ciências//. 
 +  * Uma habilidade artesanal, como //Marcenaria// ou //Falsificação//
 +  * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//
 + 
 +A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação.
  
-Escolha qual a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.+Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.
  
 As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa. As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para um batedoralgumas Habilidades úteis são: +Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante de Meggancolocando +2 como seu nível. //Mecanismos//, //Percepção//, //Mãos Leves// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não é muito boa em contar mentiras ou enganar as pessoas, e também é fraquinha, então suas Habilidades de //Subterfúgios// e //Força// ficam em -1. Assim,
  
-  * Adestramento (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). +  * **Ações Furtivas:** +2 
-  Facas, Arco e Flecha e outras armas. +  * **Mecanismos:** +1 
-  * Lidar com Armadilhas. +  * **Percepção:** +1 
-  * Atuação (para fingir, caso seja pega). +  * **Mãos Leves:** +1 
-  * Camuflagem (para se esconder, caso alguém passe por perto, ou esconder outras coisas). +  * **Lutar com Arco Flecha:** +1 
-  * Criptografia (para enviar, receber decodificar mensagens secretas). +  * **Subterfúgios:** -1 
-  Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). +  * **Força:** -1 
-  Disfarces (para se fazer passar por outra pessoa). +++++
-  * Equilibrar-se. +
-  * Escaladas. +
-  Furtividade. +
-  Invasão.+
  
-Daniele escolhe Furtividade como sua habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. Camuflagem, Invasão, Lidar com Armadilhas e Arco e Flecha recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais nunca a interessou. Portanto, Criptografia não é o seu forte, e ela nunca se preocupou em aprender a se disfarçar. Assim,+==== Veja Mais ====
  
-  * **Furtividade:** +2 +  * Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]]. 
-  * **Camuflagem:** +1 +  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na [[modulo:habilidades|Lista de Habilidades]].
-  * **Invasão:** +1 +
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1 +
-  * **Arco e Flecha:** +1 +
-  * **Disfarces:** -1 +
-  * **Criptografia:** -1 +
-+++++
  
-  * Veja mais sobre [[sistema:habilidades]]. +----
-  * O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos nos [[:modulo:|Módulos]].+
  
 ===== Energia ===== ===== Energia =====
 Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:
  
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); +  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[:basico:tarefas#buscando_forcas|Buscar suas Forças]].** 
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento;+  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento
 +  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa.
   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).   * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).
  
 Você recupera Energia nas seguintes situações: Você recupera Energia nas seguintes situações:
  
-  * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado; +  * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado. 
-  * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; +  * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia. 
-  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**; +  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**. 
-  * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**;+  * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**.
   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
  
-Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, caso você (por algum motivo) vá além do normal. Marque apenas os 6 pontos iniciais e risque os quadrados que sobraram, pois você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.+Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco.+Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem.
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-  * Veja mais sobre [[sistema:energia]].+==== Veja Mais ==== 
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 +  * Veja mais sobre [[sistema:Energia]]. 
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 ===== Vitalidade ===== ===== Vitalidade =====
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan e deixando os outros em branco.+Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan.
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-  * Veja mais sobre [[sistema:vitalidade]].+==== Veja Mais ==== 
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 +  * Veja mais sobre [[sistema:Vitalidade]].
  
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-Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem:|Exemplos de Personagens]]!+Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem:exemplos|Exemplos de Personagens]]!
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 No final, Meggan tem as seguintes características: No final, Meggan tem as seguintes características:
  
-=== Conceitos:=== +**Conceitos:**
   * **Meu nome é //Meggan//.**   * **Meu nome é //Meggan//.**
   * **Eu sou uma //elfa//.**   * **Eu sou uma //elfa//.**
-  * **Minha profissão é //batedora//.** 
   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**   * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
   * **Meu maior defeito é //a inocência//.**   * **Meu maior defeito é //a inocência//.**
 +  * **Minha profissão é //espiã//.**
  
-=== Habilidades: === +**Habilidades:** 
-  * **Furtividade:** +2 +  * **Ações Furtivas:** +2 
-  * **Camuflagem:** +1 +  * **Mecanismos:** +1 
-  * **Invasão:** +1 +  * **Percepção:** +1 
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1 +  * **Mãos Leves:** +1 
-  * **Arco e Flecha:** +1 +  * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 
-  * **Disfarces:** -1 +  * **Subterfúgios:** -1 
-  * **Criptografia:** -1+  * **Força:** -1
  
 **Energia:** 6 **Energia:** 6
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 Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde.
  
-{{personagem:meggan.jpg}}+{{personagem:fantasia_medieval:char-meggan.jpg}}
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basico/personagens.1685044568.txt.gz · Última modificação: 2023/05/25 19:56 por admin