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basico:evolucao

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basico:evolucao [2025/07/09 17:32] – Adequação do texto à nova jogada de dados. jnalonbasico:evolucao [2025/07/10 03:34] (atual) – Melhoria no texto. jnalon
Linha 10: Linha 10:
 No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira. No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira.
  
-Durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:+Durante uma sessão de jogo, faça uma marca de aprendizado ao lado de uma Habilidade:
  
   * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela.   * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela.
Linha 19: Linha 19:
 O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade. O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade.
  
-Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. Faça um teste normal da Habilidade, adicionando apenas Conceitos que afetem a aprendizagem:+Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. Faça um teste normal da Habilidade, adicionando os Conceitos relevantes. Se o seu personagem tiver Conceitos ou outra circunstâncias que beneficiem a aprendizagem, adicione-os como //penalidade// ao teste (e como //bônus// se eles forem prejudiciais):
  
   * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível.   * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível.
Linha 31: Linha 31:
  
 ===== Evoluindo Conceitos e Outras Características ===== ===== Evoluindo Conceitos e Outras Características =====
-De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.+De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.
  
 Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto: Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:
basico/evolucao.1752082341.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 17:32 por jnalon