basico:evolucao
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| basico:evolucao [2024/10/07 22:17] – [Evoluindo Conceitos e Outras Características] Mudança para Trunfos. jnalon | basico:evolucao [2025/07/10 03:34] (atual) – Melhoria no texto. jnalon | ||
|---|---|---|---|
| Linha 10: | Linha 10: | ||
| No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, | No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, | ||
| - | Durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade: | + | Durante uma sessão de jogo, faça uma marca de aprendizado |
| * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela. | * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela. | ||
| Linha 19: | Linha 19: | ||
| O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade. | O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade. | ||
| - | Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um Teste de Aprendizado com ela: se você //falhar//, a Habilidade progride em um nível. Se você //tiver sucesso//, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. | + | Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. Faça um teste normal da Habilidade, adicionando os Conceitos relevantes. Se o seu personagem tiver Conceitos ou outra circunstâncias que beneficiem a aprendizagem, |
| - | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1. | + | * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível. |
| + | * **Se você tiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. | ||
| + | |||
| + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível | ||
| Ao final da sessão, apague as marcas das características que não foram aprimoradas, | Ao final da sessão, apague as marcas das características que não foram aprimoradas, | ||
| Linha 28: | Linha 31: | ||
| ===== Evoluindo Conceitos e Outras Características ===== | ===== Evoluindo Conceitos e Outras Características ===== | ||
| - | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, | + | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, |
| Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | ||
basico/evolucao.1728339436.txt.gz · Última modificação: 2024/10/07 22:17 por jnalon
