Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


basico:evolucao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
basico:evolucao [2024/05/24 20:11] – [Evolução] Remoção de Recursos. jnalonbasico:evolucao [2025/07/10 03:34] (atual) – Melhoria no texto. jnalon
Linha 1: Linha 1:
-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-evolucao.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
 +  metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) 
 +}}
 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
 +
 +{{ images:header-basico-evolucao.jpg }}
  
 ====== Evolução ====== ====== Evolução ======
-No Scop, a evolução dos personagens se baseia em //Marcas de Experiência// feitas durante sessão de jogo, representando o aprendizado e o crescimento do personagem. Você pode realizar uma anotação a respeito de uma característica nas seguintes situações:+No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira. 
 + 
 +Durante uma sessão de jogo, faça uma marca de aprendizado ao lado de uma Habilidade:
  
   * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela.   * Quando fizer um uso **criativo e inusitado** dela.
   * Quando **falhar catastroficamente** em um teste, ou seja, quando as consequências da falha forem //significativas//.   * Quando **falhar catastroficamente** em um teste, ou seja, quando as consequências da falha forem //significativas//.
-  * Quando **treinar e mantiver a disciplina de treinamento** pelo tempo necessário. Para fazer a anotação, você deve fazer um teste da característica e //falhar//.+  * Quando **treinar e mantiver a disciplina de treinamento** pelo tempo necessário. 
 +  * Quando seu uso da Habilidade criar um momento de empolgação na mesa. 
 +   
 +O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade.
  
-O MJ dirá quando você pode registrar experiênciamas você só pode fazer três marcas por sessão, e uma característica qualquer só pode receber uma anotação por sessão. Faça um //x// ou outro sinal qualquer ao lado da característica anotada. Elas evoluem da seguinte forma:+Ao final da sessão ou da aventura (critério do MJ)escolha uma das características anotadas e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. Faça um teste normal da Habilidade, adicionando os Conceitos relevantes. Se o seu personagem tiver Conceitos ou outra circunstâncias que beneficiem a aprendizagem, adicione-os como //penalidade// ao teste (e como //bônus// se eles forem prejudiciais):
  
-  * **Uma Habilidade** sobe em um nível a cada duas marcas mais o nível atual da Habilidade+  * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível. 
-  * **Um Conceito** pode evoluirser adquirido ou cancelado após quatro marcas. +  * **Se você tiver sucesso**, ela não evoluimas você pode tentar com alguma outra característica anotada.
-  * O nível de **um Poder** sobe a cada quatro marcas. +
-  * A critério do MJ**Vitalidade** e **Energia** podem subir a cada cinco marcas.+
  
-Habilidades não aprendidas têm nível 0 para efeitos de aprendizadoHabilidades difíceiscomo Pilotar Aviões ou Habilidades de Poderes, têm nível -nesses casosem suas primeiras tentativaso personagem deve jogar apenas um dado, independente de Conceitos outras características que poderiam beneficiá-lo.+Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anteriorPor exemplopara ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1; para ter uma em +3precisa ter pelo menos uma em +2 uma em +1.
  
-Além dissoa quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior ou igual ao nível anterior. Por exemplopara ter uma Habilidade de nível +2, você precisa ter no mínimo duas em nível +1.+Ao final da sessãoapague as marcas das características que não foram aprimoradase comece novamente na sessão seguinte.
  
-É importante ressaltar que Mestre do Jogo deve aprovar as evoluções. Também a seu critérioele pode exigir mais ou menos anotações para permitir a evolução de uma determinada característica.+---- 
 + 
 +===== Evoluindo Conceitos e Outras Características ===== 
 +De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos e Poderes podem alcançar níveis mais altos. 
 + 
 +Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto: 
 + 
 +  * Quando uma situação permite que você marque um Conceito, **não é permitido** marcar nenhuma outra característica envolvida. É necessário fazer uma escolha. 
 +  * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito ou outra característica que não seja uma Habilidade. 
 +  * Você **não pode** interromper o treinamento! Suas próximas marcas **devem** ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você //pode// esperar as próximas sessões, mas //não pode// fazer marcas em nenhuma outra característica
 + 
 +O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características //não// envolve Habilidades.
  
   * Veja mais detalhes sobre a Evolução [[sistema:evolucao|aqui]].   * Veja mais detalhes sobre a Evolução [[sistema:evolucao|aqui]].
 +
basico/evolucao.1716581464.txt.gz · Última modificação: 2024/05/24 20:11 por jnalon