header-evolucao.jpg

Evolução

Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da Evolução: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.

Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira, e elas progridem conforme você as pratica. Para representar isso, durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:

Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.

Exemplo

Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um Teste de Aprendizado com ela. É um teste normal levando em consideração apenas a Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo):

Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.

Exemplo

Modificadores

Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma penalidade ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um bônus ao teste.

Exemplo

Aprendendo Novas Habilidades

Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível +1.

No entanto, Habilidades Difíceis – como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes – têm nível inicial igual a -2, significando que elas não podem ser utilizadas antes de serem aprendidas. Portanto, elas precisam ser treinadas antes de serem utilizadas.

Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo como isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejada, jogando apenas 1 dado, e ignorando quaisquer Conceitos e situações que, de outra forma, dariam bônus (as penalidades, infelizmente, continuam válidas). Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível -1.

Exemplo


Evoluindo Outras Características

De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem nasceu nos Países Setentrionais, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.

Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:

O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características não envolve Habilidades.

Exemplo


Regras Opcionais

O Diário

Evolução pela História

Trilhas de Conceitos


Seção do Mestre

Evolução Lenta