Nos mundos de Fantasia Medieval, as divindades realmente existem, estão próximas de seus devotos, e não se acanham em interferir nas ocorrências do dia a dia. Divindades podem ser especialmente caprichosas, então é necessário que alguém atue como intermediário entre elas e as pessoas comuns. Esse papel cabe ao clérigo.
Nos primeiros sistemas de RPG, clérigos apareciam como uma espécie de intermediário entre Guerreiros e Magos. A ideia era ter uma espécie de monge combatente – um personagem capaz de realizar alguns tipos de Magia e não se sair tão mal assim em combates – inspirado em algumas lendas a respeito dos Cavaleiros Templários.
Ao decidir se tornar um clérigo, você deve escolher uma divindade da qual seu personagem é devoto. Uma vez que a quantidade de deuses, sua natureza, que tipo de rituais devem ser realizados e tudo mais varia enormemente de cenário para cenário, converse com o seu Mestre do Jogo para ter uma ideia melhor das suas opções. Sua divindade lhe dará acesso à capacidade de realizar alguns Milagres, que podem ter natureza diferente de um cenário para o outro.