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Conceitos

A organização das descrições dos Conceitos se baseia nas perguntas que eles respondem. Se você é o Mestre do Jogo ou está criando seu próprio cenário, pode ter uma ideia melhor do que incluir ou não. Mas lembre-se que você pode fazer perguntas diferentes para cada personagem, e deve incentivar os jogadores e responderem de maneira criativa.

As descrições são bastante genéricas: ainda que algumas sugestões de bônus e penalidades sejam apresentadas, o objetivo é dar uma ideia das situações em que são ativados – você pode pensar em maneiras diferentes para eles afetarem cada situação de jogo. Por esse motivo, interpretar o significado do Conceito é extremamente importante. No entanto, se você se sentir mais seguro, sinta-se à vontade para criar uma lista mais específica.

Lembre-se que Conceitos podem ser prejudiciais ou benéficos dependendo da situação, e que além das formas usuais descritas na página, você pode improvisar de diversas maneiras diferentes.

Conceitos Universais
Conceitos comumente encontrados em qualquer tipo de cenário. São aspectos normais encontrados em todo tipo de personagem, como características físicas ou psicológicas específicas, virtudes e defeitos, motivações e outros.
Mundos Antigos
Em mundos das eras antigas, como a Idade do Ferro, Idade do Bronze ou Idade Média, alguns Conceitos diferentes podem aparecer. Além de oferecer outras possibilidades aos jogadores, a escolha de alguns Conceitos dessa lista pode ajudar bastante a criar o clima para a sua campanha.
Fantasia Medieval
Se a sua campanha se passa em um cenário típico de Fantasia Medieval, você certamente vai achar as informações deste link interessantes. Além de Conceitos comuns, como raças e profissões de aventureiros, há Habilidades, Poderes e mais algumas informações interessantes para você estruturar sua campanha.

Veja também a página de Módulos para outras possibilidades, como cenários completos e os Conceitos mais adequados a cada um deles.