Então, você foi o escolhido, ou se propôs a mestrar uma partida, mas não sabe exatamente o que significa fazer isso? Não se preocupe, você não precisa de anos de experiência nem de estudo aprofundado.
A coisa é muito mais simples do que parece à primeira vista. Você precisa estar familiarizado com as regras, mas não precisa decorá-las. Se você ainda não leu, veja o Sistema Básico, que tem regras bastante simplificadas – excelentes para quem está começando! Dê uma olhada com especial atenção à resolução de Tarefas.
Você não precisa criar suas as histórias, pode utilizar aventuras prontas. Neste site existe algumas que você pode usar com seu grupo de jogo, e é bastante fácil utilizar histórias publicadas para outros sistemas. Mas criar suas aventuras é divertido também.
Mas, principalmente, você pode cometer erros. Você pode interromper brevemente o jogo para procurar uma regra, ou improvisar algo no calor do momento. Se mesmo assim você sentir que algo está errado, lembre-se que o poder é seu: você pode deixar o erro passar e direcionar a aventura para onde você desejar.
O MJ é o responsável por conduzir a aventura. Isso implica em descrever os locais e as situações, interpretar os personagens coadjuvantes, e decidir se o que os jogadores estão tentando fazer é possível ou não, e qual o resultado disso.
O fluxo de jogo é o seguinte:
Não se preocupe se você ficar um pouco confuso no começo! Em muito pouco tempo – provavelmente, antes do fim do dia – você já vai estar se sentindo confortável no cargo. Boa sorte e boa diversão!