Se Você é um Mestre de Primeira Viagem

Então, você foi o escolhido, ou se propôs a mestrar uma partida, mas não sabe exatamente o que significa fazer isso? Não se preocupe, você não precisa de anos de experiência nem de estudo aprofundado.

A coisa é muito mais simples do que parece à primeira vista. Você precisa estar familiarizado com as regras, mas não precisa decorá-las. Se você ainda não leu, veja o Sistema Básico, que tem regras bastante simplificadas – excelentes para quem está começando! Dê uma olhada com especial atenção à resolução de Tarefas.

Você não precisa criar suas as histórias, pode utilizar aventuras prontas. Neste site existe algumas que você pode usar com seu grupo de jogo, e é bastante fácil utilizar histórias publicadas para outros sistemas. Mas criar suas aventuras é divertido também.

Mas, principalmente, você pode cometer erros. Você pode interromper brevemente o jogo para procurar uma regra, ou improvisar algo no calor do momento. Se mesmo assim você sentir que algo está errado, lembre-se que o poder é seu: você pode deixar o erro passar e direcionar a aventura para onde você desejar.

Mas o Que Faz o MJ Exatamente?

O MJ é o responsável por conduzir a aventura. Isso implica em descrever os locais e as situações, interpretar os personagens coadjuvantes, e decidir se o que os jogadores estão tentando fazer é possível ou não, e qual o resultado disso.

O fluxo de jogo é o seguinte:

  1. Descreva a cena aos jogadores. Descreva o ambiente, as outras pessoas que se encontram no mesmo local, o que elas estão fazendo, se há algum acontecimento surpreendente que chama a atenção de todos, ou se há algo em especial que chame a atenção dos personagens dos jogadores.
  2. Pergunte aos jogadores o que seus personagens fazem. A sua descrição no passo anterior deve ter algo que provoque algum tipo de reação dos jogadores. Não se preocupe muito – eles certamente vão pensar em alguma coisa para fazer.
  3. Determine o resultado das ações dos personagens. Algumas das ações que os jogadores vão tentar não fazem sentido ou não podem ser realizadas – nesse caso, você deve simplesmente dizer que o resultado não pode ser alcançado. Outras vezes, as ações são simples e são realizadas sem problemas. Muitas vezes, os jogadores tentarão interagir com outros personagens da história. Quando houver alguma dúvida, peça um teste e interprete os resultados. Veja os detalhes de como resolver Tarefas.
  4. Volte para o primeiro passo. As ações dos personagens modificam a situação. Algumas vezes, eles percebem coisas esquisitas, outras vezes, eles conversam com personagens secundários, às vezes entram em combate, e assim por diante. Descreva isso e volte para o começo, evoluindo na história até atingir o final.

Não se preocupe se você ficar um pouco confuso no começo! Em muito pouco tempo – provavelmente, antes do fim do dia – você já vai estar se sentindo confortável no cargo. Boa sorte e boa diversão!