O Que É RPG?

RPG é a sigla para role-playing game, que significa literalmente “jogo de interpretação” em inglês. Uma tradução mais exata, no entanto, seria “jogo de aventuras”. Já leu um livro ou assistiu um filme, viu um personagem fazer algo, sentiu vontade de entrar na história e fazer tudo diferente e ver o que aconteceria? O RPG permite que você faça isso: assuma o papel de um personagem vivendo uma aventura em um mundo ilimitado, com possibilidades ilimitadas, tomando suas decisões e criando sua própria história.

O RPG tem uma dinâmica diferente dos jogos comuns. Os jogadores não têm uma escolha limitada de movimentos ou opções – eles podem fazer o que quiserem. Não há apenas um tabuleiro, há um mundo completo, com suas próprias pessoas, criaturas, civilizações, história, geografia, tecnologia, sem limites no espaço, no tempo ou na forma como se interage com ele. O jogo é cooperativo, pois todos os jogadores lutam para atingir um objetivo em comum. Mais do que vencer, o objetivo é criar uma história interessante!

Cada jogador assume o papel de um personagem, enfrentando desafios e tentando sobreviver. O que ele é capaz de fazer é descrito em uma ficha de personagem, de forma bastante genérica. Por exemplo, se um personagem é capaz de saltar, não importa o que o motiva a saltar: pode ser por simples diversão, para alcançar uma fruta, para desviar de uma pedra atirada em sua direção e por aí vai. Se ele consegue ou não fazer o que deseja, depende da suas habilidades, que são descritas por valores numéricos – seus níveis – e o jogador realiza um teste jogando alguns dados. Dependendo do resultado, o desenrolar da história é diferente.

Um jogador assume um papel especial, o de Mestre do Jogo (MJ). Sua tarefa é desenvolver o mundo imaginário, criar o enredo da história, controlar os personagens secundários, e colocar os jogadores em situações desafiantes que precisam superar. O MJ descreve uma situação; os jogadores declaram o que seus personagens decidem fazer – limitados apenas pelas suas imaginações. Com base em algumas regras e diretrizes, o MJ descreve os resultados, e o ciclo se repete.

Cada história é uma aventura, sem enredo fixo: dependendo do que fazem os personagens, a história pode mudar completamente. Terminada uma aventura, uma nova começa logo em seguida – uma sequência de aventuras é uma campanha. O objetivo não é vencer, mas criar uma história, de maneira colaborativa, mas com a emoção de um jogo.

Infelizmente, as descrições são, em geral, pouco satisfatórias: qual o apelo do RPG? Por que você deveria se importar em jogar? É difícil explicar, mas vamos tentar:

Animou-se? Veja como se desenrola um jogo de RPG!