No Scop, a evolução dos personagens se baseia na experiência adquirida durante as aventuras. Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira.
Durante uma sessão de jogo, faça uma marca de aprendizado ao lado de uma Habilidade:
O MJ dirá quando você pode registrar a experiência. Faça um x ou outro sinal qualquer ao lado da Habilidade.
Ao final da sessão ou da aventura (a critério do MJ), escolha uma das características anotadas e realize um Teste de Aprendizado com ela. Faça um teste normal da Habilidade, adicionando os Conceitos relevantes. Se o seu personagem tiver Conceitos ou outra circunstâncias que beneficiem a aprendizagem, adicione-os como penalidade ao teste (e como bônus se eles forem prejudiciais):
Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível não pode ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1; para ter uma em +3, precisa ter pelo menos uma em +2 e uma em +1.
Ao final da sessão, apague as marcas das características que não foram aprimoradas, e comece novamente na sessão seguinte.
De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem nasceu nos Países Setentrionais, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.
Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:
O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características não envolve Habilidades.