Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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sistema_basico [2024/05/10 19:03] – Adição da imagem do cabeçalho. jnalonsistema_basico [2025/07/09 14:48] (atual) – Typos. jnalon
Linha 12: Linha 12:
   * **Ler as regras básicas** (logo a seguir);   * **Ler as regras básicas** (logo a seguir);
   * **Algumas cópias da {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}}**, para descrever seus personagens. A ficha é editável e você pode fazer quantas cópias quiser;   * **Algumas cópias da {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}}**, para descrever seus personagens. A ficha é editável e você pode fazer quantas cópias quiser;
-  * **Alguns dados de 10 faces,** facilmente encontrados em lojas de jogos;+  * **Alguns dados de faces,** facilmente encontrados em lojas de jogos;
   * **Alguns amigos** dispostos a jogar;   * **Alguns amigos** dispostos a jogar;
   * Alguém que se disponha a ser o **Mestre do Jogo.**   * Alguém que se disponha a ser o **Mestre do Jogo.**
Linha 62: Linha 62:
   * **Defina as //regras da casa//:** mesmo que o sistema de RPG Scop seja flexível, pode ser necessário definir algumas diretrizes ou soluções alternativas para determinadas situações. Certifique-se de deixar isso claro para os jogadores e pergunte a opinião deles.   * **Defina as //regras da casa//:** mesmo que o sistema de RPG Scop seja flexível, pode ser necessário definir algumas diretrizes ou soluções alternativas para determinadas situações. Certifique-se de deixar isso claro para os jogadores e pergunte a opinião deles.
  
-  * **Peça aos jogadores que deixem bem claro o que eles //não// querem ver:** a fim de evitar qualquer desconforto que possa atrapalhar a diversão. Lembre-se de que o RPG deve ser um passatempo relaxante para todos e é importante respeitar as preferências dos jogadores. Não interprete essas restrições como fraqueza dos jogadores - cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e limites. Faça o possível para tornar as reuniões memoráveis e agradáveis para todos.+  * **Peça aos jogadores que deixem bem claro o que eles //não// querem ver:** a fim de evitar qualquer desconforto que possa atrapalhar a diversão. Lembre-se de que o RPG deve ser um passatempo relaxante para todos e é importante respeitar as preferências dos jogadores. Não interprete essas restrições como fraqueza dos jogadores -- cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e limites. Faça o possível para tornar as reuniões memoráveis e agradáveis para todos.
  
 > **Exemplo**\\ Com relação ao último tópico, pode ser interessante criar um //protocolo// que os jogadores sigam quando quiserem sinalizar que alguma cena está indo por um caminho desconfortável. Por exemplo, cada jogador pode ter um //cartão// que pode levantar para //pular// uma cena indesejada. Quando isso acontecer, o MJ deve redirecionar a narrativa para contornar o problema, sem maiores perguntas para evitar constrangimento. Discuta com os jogadores de que formas isso pode ser feito. > **Exemplo**\\ Com relação ao último tópico, pode ser interessante criar um //protocolo// que os jogadores sigam quando quiserem sinalizar que alguma cena está indo por um caminho desconfortável. Por exemplo, cada jogador pode ter um //cartão// que pode levantar para //pular// uma cena indesejada. Quando isso acontecer, o MJ deve redirecionar a narrativa para contornar o problema, sem maiores perguntas para evitar constrangimento. Discuta com os jogadores de que formas isso pode ser feito.
sistema_basico.txt · Última modificação: 2025/07/09 14:48 por jnalon