sistema:jogando_os_dados
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sistema:jogando_os_dados [2025/08/06 12:40] – Remoção do Dado do Drama jnalon | sistema:jogando_os_dados [2025/09/14 13:01] (atual) – Pequena melhoria no texto. jnalon | ||
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====== Jogando os Dados ====== | ====== Jogando os Dados ====== | ||
- | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Você sempre jogará apenas um Dado de Base; e sempre que o texto se referir a dados de bônus ou penalidades, | + | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Você sempre jogará apenas um Dado de Base; e //sempre// que uma regra se referir a bônus ou penalidades, |
Faça da seguinte forma: | Faça da seguinte forma: | ||
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> **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. | > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. | ||
- | A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. | + | A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, // |
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- | Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, // | + | |
> **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, | > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, | ||
- | Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:] | + | Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte: |
* **Comece com dois dados**. | * **Comece com dois dados**. |
sistema/jogando_os_dados.1754484054.txt.gz · Última modificação: 2025/08/06 12:40 por jnalon