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sistema:jogando_os_dados

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sistema:jogando_os_dados [2025/08/06 12:40] – Remoção do Dado do Drama jnalonsistema:jogando_os_dados [2025/09/14 13:01] (atual) – Pequena melhoria no texto. jnalon
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 ====== Jogando os Dados ====== ====== Jogando os Dados ======
-Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Você sempre jogará apenas um Dado de Base; e sempre que o texto se referir a dados de bônus ou penalidades, acrescente ou remova Dados de Apoio.+Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Você sempre jogará apenas um Dado de Base; e //sempre// que uma regra se referir a bônus ou penalidades, acrescente ou remova Dados de Apoio.
  
 Faça da seguinte forma: Faça da seguinte forma:
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 > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4.
  
-A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Lembre-se de escolher um dado com uma marca ou cor distinta para servir como o Dado do Drama -- ele **não** será contabilizado como o Dado de Base, sua única função é adicionar seus efeitos à jogada. +A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, //subtraia// -1 do resultado do dado mais alto.
- +
-Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, //subtraia// -1 do resultado do dado mais alto.+
  
 > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2. > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2.
  
-Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:]+Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:
  
   * **Comece com dois dados**.   * **Comece com dois dados**.
sistema/jogando_os_dados.1754484054.txt.gz · Última modificação: 2025/08/06 12:40 por jnalon