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sistema:jogando_os_dados

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sistema:jogando_os_dados [2025/07/24 11:39] – [Jogando os Dados] Reformulação do texto. jnalonsistema:jogando_os_dados [2025/08/06 12:51] (atual) – [Regras Opcionais] Remoção do Dado do Drama. jnalon
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 A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema:tarefas|qual Tarefa você quer resolver]]. Siga o link para dar uma olhada. A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema:tarefas|qual Tarefa você quer resolver]]. Siga o link para dar uma olhada.
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-===== O Dado do Drama ===== 
-Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial -- adicionar //drama// à jogada: 
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-  * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. 
-  * Se esse dado for **igual a 6**, algo ruim acontece. 
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-Esses resultados acontecem //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não. 
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-++++ Exemplo | 
-Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:combate:combates_descritivos|Combate]]. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu Dado de Base foi igual a 6 — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado. 
-++++ 
  
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 > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4.
  
-A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Lembre-se de escolher um dado com uma marca ou cor distinta para servir como o Dado do Drama -- ele **não** será contabilizado como o Dado de Base, sua única função é adicionar seus efeitos à jogada. +A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, //subtraia// -1 do resultado do dado mais alto.
- +
-Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, _subtraia_ -1 do resultado do dado mais alto.+
  
 > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2. > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2.
  
-Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:]+Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:
  
   * **Comece com dois dados**.   * **Comece com dois dados**.
sistema/jogando_os_dados.1753357172.txt.gz · Última modificação: 2025/07/24 11:39 por jnalon