Scop RPG

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sistema:jogando_os_dados

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sistema:jogando_os_dados [2025/07/11 12:34] – Adequação à mudança da jogada de dados. jnalonsistema:jogando_os_dados [2025/07/20 13:10] (atual) – [Regras Opcionais] Adição da jogada antiga como regra opcional. jnalon
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 ====== Jogando os Dados ====== ====== Jogando os Dados ======
-Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado do Drama//; os outros são os //Dados de Apoio//. Faça da seguinte forma:+Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Faça da seguinte forma:
  
   * **Jogue os dados**;   * **Jogue os dados**;
   * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.   * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
-  * **O valor de base** é o resultado do Dado do Drama; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero.+  * **Use o resultado do Dado de Base**; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero.
   * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.   * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado do Drama, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado do Drama teve resultado 2, então o valor de base é esse, e ela recebe +1 para o Dado de Apoio que sobrou. O resultado da jogada é 3.+Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado de Base teve resultado 2, e ela recebe +1 para o Dado de Apoio que sobrou. O resultado da jogada é 3.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo,  e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado do Drama e um Dado de Penalidade.+Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo,  e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade.
  
-O Dado do Drama mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.+O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.
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 ===== O Dado do Drama ===== ===== O Dado do Drama =====
-Além de servir como base do resultado final, o Dado do Drama tem um papel especial:+Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial -- adicionar //drama// à jogada:
  
   * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece.   * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:combate:combates_descritivos|Combate]]. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu dado do drama foi igual a 10 — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado.+Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:combate:combates_descritivos|Combate]]. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu Dado de Base foi igual a — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado.
 ++++ ++++
  
Linha 47: Linha 47:
   * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**.   * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**.
   * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**.    * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**. 
-  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado do Drama, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso+  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste contexto.
  
 Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra. Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.
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 //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira: //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira:
  
-  * Jogue novamente **apenas o Dado do Drama**.+  * Jogue novamente **apenas o Dado de Base**.
   * Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado.   * Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado.
   * Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados.   * Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados.
   * Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes.   * Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes.
  
-> **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado do Drama novamente. Vamos ver algumas possibilidades:+> **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado de Base novamente. Vamos ver algumas possibilidades:
 > >
 >  ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor! >  ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor!
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 ++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) | ++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) |
-Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 5 ou menos -- tanto no Dado do Drama como nos Dados de Apoio.+Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 5 ou menos -- tanto no Dado de Base como nos Dados de Apoio.
  
-> **Exemplo:**\\ Meggan joga seus 4 dados, mas agora usando dados de 10 lados. Ela consegue 2 no Dado do Drama, e 4, 7 e 9 nos Dados de Apoio. Ela elimina os dados iguais a 7 e 9. O valor de base do resultado é 2, e o Dado de Apoio restante dá um bônus de +1, portanto, seu resultado final é igual a 3.+> **Exemplo:**\\ Meggan joga seus 4 dados, mas agora usando dados de 10 lados. Ela consegue 2 no Dado de Base, e 4, 7 e 9 nos Dados de Apoio. Ela elimina os dados iguais a 7 e 9. O valor de base do resultado é 2, e o Dado de Apoio restante dá um bônus de +1, portanto, seu resultado final é igual a 3.
  
 Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem //um pouco mais difíceis// para os personagens, pode realizar a jogada retendo apenas os dados com resultado igual a 4 ou menos. Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem //um pouco mais difíceis// para os personagens, pode realizar a jogada retendo apenas os dados com resultado igual a 4 ou menos.
  
-Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado do Drama um pouco menos significativo, mas isso faz parte da diversão.+Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, mas isso faz parte da diversão
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 +Da mesma maneira, você pode jogar outros tipos de dados, se quiser -- basta seguir a mesma lógica: elimine todos os dados com resultado acima da metade do tamanho do dado. Surpreendentemente, as chances de sucesso (resultado maior ou igual a 2) não são significativamente differentes -- mas dados maiores vão permitir resultados mais altos. Não é recomendável usar dados de 12 ou 20 faces (mas, de repente, você pode tentar e ver o que acontece).
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 +
 +++++ Outra Forma de Jogar os Dados |
 +Se você não gosta da ideia do Dado de Base e Dados de Apoio, preferindo que todos os dados sejam indistintos, você pode jogar os dados da seguinte forma:
 +
 +  * **Comece com um dado**. Você sempre vai jogar pelo menos um dado em cada teste.
 +  * **Adicione os dados** proveniente de Conceitos, Habilidades e outros modificadores da mesma forma que antes.
 +  * **Jogue os dados**;
 +  * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
 +  * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor** para ser o valor de base.
 +  * **Some +1** para cada outro dado restante.
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 +> **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4.
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 +A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Lembre-se de escolher um dado com uma marca ou cor distinta para servir como o Dado do Drama -- ele **não** será contabilizado como o Dado de Base, sua única função é adicionar seus efeitos à jogada.
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 +Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, _subtraia_ -1 do resultado do dado mais alto.
 +
 +> **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2.
 +
 +Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:]
 +
 +  * **Comece com dois dados**.
 +  * **Considere sucesso resultados iguais a 3 ou mais**. Resultados iguais a 1 ou 2 são sucessos parciais.
 +  
 +As probabilidades nesse casos são bastante semelhantes à jogada atual, mas você precisará jogar mais dados, e a contabilização dos resultados pode ser um pouco mais demorada.
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 +
  
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sistema/jogando_os_dados.1752237257.txt.gz · Última modificação: 2025/07/11 12:34 por jnalon