sistema:jogando_os_dados
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====== Jogando os Dados ====== | ====== Jogando os Dados ====== | ||
- | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 10 faces//. Faça da seguinte forma: | + | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// |
+ | |||
+ | Faça da seguinte forma: | ||
* **Jogue os dados**; | * **Jogue os dados**; | ||
- | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | + | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. |
- | * Entre os dados que sobraram, | + | * **Use o resultado do Dado de Base** como valor de base; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero. |
- | * **Some +1** para cada outro dado restante. | + | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; | + | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado de Base teve resultado 2, e ela recebe |
++++ | ++++ | ||
- | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // | + | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // |
- | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[basico: | + | ++++ Exemplo | |
+ | Jut, um anão-cinzento, | ||
+ | |||
+ | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: | ||
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- | ===== O Dado do Drama ===== | + | ===== Buscando Forças |
- | Quando separar os seus dados para lançar, escolha | + | Não é incomum que um personagem queira |
+ | |||
+ | * Declare que está **Buscando Suas Forças**. | ||
+ | * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**. | ||
+ | * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**. | ||
+ | * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste contexto. | ||
+ | |||
+ | Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente | ||
+ | |||
+ | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[sistema: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando | + | No exemplo acima, Meggan pode gastar |
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Buscando Forças | + | ===== Regras Opcionais |
- | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | + | |
- | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico: | + | ++++ Eliminando Dados | |
+ | Normalmente, em um jogo de Scop, você vai jogar algo entre 1 a 6 dados, o que não é muito. Mas existem jogadores que preferem jogar a menor quantidade | ||
- | ++++ Exemplo | + | > **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan |
- | No exemplo acima, Meggan | + | |
+ | Essa opção | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Outras Formas de Buscar as Forças | | ||
+ | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira: | ||
+ | |||
+ | * Jogue novamente **apenas o Dado de Base**. | ||
+ | * Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado. | ||
+ | * Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados. | ||
+ | * Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado de Base novamente. Vamos ver algumas possibilidades: | ||
+ | > | ||
+ | > ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor! | ||
+ | > ** * Ela obtém 5.** O dado é eliminado, e o resultado de 1 fica valendo. Note que esse valor é devido ao //bônus// do Dado de Apoio retido, e não seu valor de face! | ||
+ | |||
+ | Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) | | ||
+ | Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 5 ou menos -- tanto no Dado de Base como nos Dados de Apoio. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo: | ||
+ | |||
+ | Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem //um pouco mais difíceis// para os personagens, | ||
+ | |||
+ | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, | ||
+ | |||
+ | Da mesma maneira, você pode jogar outros tipos de dados, se quiser -- basta seguir a mesma lógica: elimine todos os dados com resultado acima da metade do tamanho do dado. Surpreendentemente, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Outra Forma de Jogar os Dados | | ||
+ | Se você não gosta da ideia do Dado de Base e Dados de Apoio, preferindo que todos os dados sejam indistintos, | ||
+ | |||
+ | * **Comece com um dado**. Você sempre vai jogar pelo menos um dado em cada teste. | ||
+ | * **Adicione os dados** proveniente de Conceitos, Habilidades e outros modificadores da mesma forma que antes. | ||
+ | * **Jogue os dados**; | ||
+ | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | ||
+ | * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor** para ser o valor de base. | ||
+ | * **Some +1** para cada outro dado restante. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. | ||
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+ | A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, // | ||
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+ | > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, | ||
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+ | Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte: | ||
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+ | * **Comece com dois dados**. | ||
+ | * **Considere sucesso resultados iguais a 3 ou mais**. Resultados iguais a 1 ou 2 são sucessos parciais. | ||
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+ | As probabilidades nesse casos são bastante semelhantes à jogada atual, mas você precisará jogar mais dados, e a contabilização dos resultados pode ser um pouco mais demorada. | ||
+ | ++++ | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Que Tipo de Resultados Essa Jogada Dá? | | ||
+ | Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada? | ||
+ | |||
+ | A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser // | ||
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+ | Esse resultado é // | ||
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+ | A faixa de valores também é // | ||
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+ | Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade 2. É algo que exige treinamento? | ||
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+ | Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[: | ||
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sistema/jogando_os_dados.1703517488.txt.gz · Última modificação: 2023/12/25 15:18 por jnalon