sistema:jogando_os_dados
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
sistema:jogando_os_dados [2023/12/25 15:18] – ↷ Page moved from basico:jogando_os_dados to sistema:jogando_os_dados jnalon | sistema:jogando_os_dados [2024/04/15 14:59] (atual) – Adição da Seção do Criador. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 15: | Linha 15: | ||
Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // | ||
- | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[basico: | + | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: |
---- | ---- | ||
Linha 23: | Linha 23: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, | + | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, |
++++ | ++++ | ||
Linha 31: | Linha 31: | ||
Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | ||
- | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens# | + | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[sistema: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 39: | Linha 39: | ||
---- | ---- | ||
+ | ===== Regras Opcionais ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Eliminando Dados | | ||
+ | Normalmente, | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final. | ||
+ | |||
+ | Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de conseguir um resultado bom podem cair bastante. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Outras Formas de Buscar as Forças | | ||
+ | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode realizar o Esforço da seguinte maneira: | ||
+ | |||
+ | * Jogue novamente **o dado mais alto**, aquele que você somou o valor inteiro no resultado. | ||
+ | * Se o resultado for **maior que 4**, elimine o dado. | ||
+ | * Se o resultado for **menor ou igual a 4**, substitua seu valor na contagem dos dados. | ||
+ | * Os dados retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga um dos dados novamente. Vamos ver algumas possibilidades: | ||
+ | > | ||
+ | > ** * Ela obtém 3.** Considere como se os dados fossem originalmente 1 e 3. Com isso, o resultado se torna 4, que é bem melhor. | ||
+ | > ** * Ela obtém 7.** O dado é eliminado, e o resultado de 1 fica valendo. Note que esse valor é devido ao //bônus// do dado retido, e não seu valor de face! | ||
+ | |||
+ | Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Jogando Dados de Seis Faces (d6) | | ||
+ | Se você não tem dados de dez faces em casa, ou não gosta de usá-los, ou simplesmente se preferir, você pode usar dados comuns de seis lados quase sem nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 3 ou menos. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo: | ||
+ | |||
+ | Há apenas algumas diferenças. Quando se joga apenas um dado, as tarefas se tornam um pouco mais difíceis: você não consegue um resultado igual a 4, por exemplo, e mesmo obter um 3 pode ser um pouco complicado. Por outro lado, quando a quantidade de dados a ser jogada é acima de 5, as probabilidades ficam (um pouco mais) a favor do personagem. As diferenças, | ||
+ | |||
+ | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 3, e algo ruim quando o resultado é igual a 6. Isso torna o Dado do Drama um pouco mais significativo, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Que Tipo de Resultados Essa Jogada Dá? | | ||
+ | Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada? | ||
+ | |||
+ | A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser // | ||
+ | |||
+ | Esse resultado é // | ||
+ | |||
+ | A faixa de valores também é // | ||
+ | |||
+ | Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade 3. É algo que exige treinamento? | ||
+ | |||
+ | Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[: | ||
+ | ++++ |
sistema/jogando_os_dados.1703517488.txt.gz · Última modificação: 2023/12/25 15:18 por jnalon