sistema:jogando_os_dados
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sistema:jogando_os_dados [2025/07/11 12:34] – Adequação à mudança da jogada de dados. jnalon | sistema:jogando_os_dados [2025/07/13 14:09] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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Linha 2: | Linha 2: | ||
====== Jogando os Dados ====== | ====== Jogando os Dados ====== | ||
- | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado // | + | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado // |
* **Jogue os dados**; | * **Jogue os dados**; | ||
* **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | ||
- | * **O valor de base** é o resultado do Dado do Drama; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero. | + | * **Use o resultado do Dado de Base**; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero. |
* **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado do Drama, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado do Drama teve resultado 2, então o valor de base é esse, e ela recebe +1 para o Dado de Apoio que sobrou. O resultado da jogada é 3. | + | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado de Base teve resultado 2, e ela recebe +1 para o Dado de Apoio que sobrou. O resultado da jogada é 3. |
++++ | ++++ | ||
Linha 18: | Linha 18: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Jut, um anão-cinzento, | + | Jut, um anão-cinzento, |
- | O Dado do Drama mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | + | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. |
++++ | ++++ | ||
Linha 28: | Linha 28: | ||
===== O Dado do Drama ===== | ===== O Dado do Drama ===== | ||
- | Além de servir como base do resultado final, o Dado do Drama tem um papel especial: | + | Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial |
* Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. | * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. | ||
Linha 36: | Linha 36: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, | + | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, |
++++ | ++++ | ||
Linha 47: | Linha 47: | ||
* **Jogue novamente os dados //que foram eliminados// | * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados// | ||
* Como antes, **descarte os resultados acima de 3**. | * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**. | ||
- | * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado do Drama, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso | + | * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste contexto. |
Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra. | Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra. | ||
Linha 72: | Linha 72: | ||
//Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira: | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira: | ||
- | * Jogue novamente **apenas o Dado do Drama**. | + | * Jogue novamente **apenas o Dado de Base**. |
* Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado. | * Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado. | ||
* Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados. | * Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados. | ||
* Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. | * Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. | ||
- | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado do Drama novamente. Vamos ver algumas possibilidades: | + | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado de Base novamente. Vamos ver algumas possibilidades: |
> | > | ||
> ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor! | > ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor! | ||
Linha 86: | Linha 86: | ||
++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) | | ++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) | | ||
- | Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 5 ou menos -- tanto no Dado do Drama como nos Dados de Apoio. | + | Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 5 ou menos -- tanto no Dado de Base como nos Dados de Apoio. |
- | > **Exemplo: | + | > **Exemplo: |
Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem //um pouco mais difíceis// para os personagens, | Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem //um pouco mais difíceis// para os personagens, | ||
- | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado do Drama um pouco menos significativo, | + | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, |
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sistema/jogando_os_dados.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:09 por jnalon