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sistema:energia

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sistema:energia [2025/07/09 21:13] – Clareando alguns pontos. jnalonsistema:energia [2025/09/13 20:50] (atual) – Modificação da ação das penalidades. jnalon
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 Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores. Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.
  
-O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução desse valor, veja mais abaixo).+O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[:sistema:evolucao|Evolução]] desse valor).
  
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 ===== Efeito em Jogo ===== ===== Efeito em Jogo =====
-A Energia é, basicamente, um reservatório de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:+A Energia é, basicamente, um Contador de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:
  
   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;
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   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.
   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.
- 
-Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber condições, com algumas penalidades. Se o personagem tem apenas: 
- 
-  * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes. 
-  * **2 pontos de Energia, está //Exaurido//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. 
-  * **1 ponto de Energia, está //Esgotado//**, e sofre penalidade de -3 nos seus testes. 
-  * **0 ou menos pontos de Energia, está //Prostrado//** e não consegue realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. 
  
 Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado:
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   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.
   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!
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 +==== Esgotamento ====
 +Ficar sem Energia pode ser arriscado: sua Energia limita o número de dados que você pode rolar. Isso significa que, mesmo que seus Conceitos e Habilidades permitam somar muitos Dados de Apoio, você nunca pode rolar mais dados do que sua Energia atual.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Se um personagem tem apenas 3 pontos de Energia, ele pode rolar no máximo 3 dados — o Dado de Base e apenas dois Dados de Apoio, ainda que suas características lhe dessem direito a mais.
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 +
 +Se seu personagem chegar a 0 pontos de Energia, ele desmaia por exaustão, colapsando física e mentalmente. Enquanto estiver nesse estado, não pode realizar nenhuma Tarefa, e precisará descansar até recuperar ao menos um ponto.
  
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 Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos:  Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos: 
  
-  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.+  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.
  
   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.
sistema/energia.1752095583.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 21:13 por jnalon