sistema:energia
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sistema:energia [2025/07/09 21:13] – Clareando alguns pontos. jnalon | sistema:energia [2025/09/13 20:50] (atual) – Modificação da ação das penalidades. jnalon | ||
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Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
- | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
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===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
- | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
* **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
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* **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
* **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
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- | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | ||
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- | * **3 pontos de Energia, está // | ||
- | * **2 pontos de Energia, está // | ||
- | * **1 ponto de Energia, está // | ||
- | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | ||
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* **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, | ||
* **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
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+ | ==== Esgotamento ==== | ||
+ | Ficar sem Energia pode ser arriscado: sua Energia limita o número de dados que você pode rolar. Isso significa que, mesmo que seus Conceitos e Habilidades permitam somar muitos Dados de Apoio, você nunca pode rolar mais dados do que sua Energia atual. | ||
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+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Se um personagem tem apenas 3 pontos de Energia, ele pode rolar no máximo 3 dados — o Dado de Base e apenas dois Dados de Apoio, ainda que suas características lhe dessem direito a mais. | ||
+ | ++++ | ||
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+ | Se seu personagem chegar a 0 pontos de Energia, ele desmaia por exaustão, colapsando física e mentalmente. Enquanto estiver nesse estado, não pode realizar nenhuma Tarefa, e precisará descansar até recuperar ao menos um ponto. | ||
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Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
- | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
* Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. |
sistema/energia.1752095583.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 21:13 por jnalon