sistema:energia
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| sistema:energia [2025/07/09 21:13] – Clareando alguns pontos. jnalon | sistema:energia [2025/10/22 13:17] (atual) – [Seção do Criador] Melhor explicação em "Outros Nomes para Energia". jnalon | ||
|---|---|---|---|
| Linha 20: | Linha 20: | ||
| Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
| - | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
| ---- | ---- | ||
| ===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
| - | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
| * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
| Linha 32: | Linha 32: | ||
| * **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
| * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
| - | |||
| - | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | ||
| - | |||
| - | * **3 pontos de Energia, está // | ||
| - | * **2 pontos de Energia, está // | ||
| - | * **1 ponto de Energia, está // | ||
| - | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
| Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | ||
| Linha 45: | Linha 38: | ||
| * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, | ||
| * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
| + | |||
| + | ==== Esgotamento ==== | ||
| + | Ficar sem Energia pode ser arriscado: sua Energia limita o número de dados que você pode rolar. Isso significa que, mesmo que seus Conceitos e Habilidades permitam somar muitos Dados de Apoio, você nunca pode rolar mais dados do que sua Energia atual. | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Se um personagem tem apenas 3 pontos de Energia, ele pode rolar no máximo 3 dados — o Dado de Base e apenas dois Dados de Apoio, ainda que suas características lhe dessem direito a mais. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | Se seu personagem chegar a 0 pontos de Energia, ele desmaia por exaustão, colapsando física e mentalmente. Enquanto estiver nesse estado, não pode realizar nenhuma Tarefa, e precisará descansar até recuperar ao menos um ponto. | ||
| ---- | ---- | ||
| Linha 67: | Linha 69: | ||
| Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
| - | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
| * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | ||
| Linha 82: | Linha 84: | ||
| De maneira geral, você pode //também// trocar a forma como os pontos são gastos e recuperados. A //Fé// é recuperada com rezas diárias e atos de sacrifício. O //Sangue// é recuperado das vítimas do vampiro. Use sua criatividade. | De maneira geral, você pode //também// trocar a forma como os pontos são gastos e recuperados. A //Fé// é recuperada com rezas diárias e atos de sacrifício. O //Sangue// é recuperado das vítimas do vampiro. Use sua criatividade. | ||
| + | |||
| + | E veja que mesmo em um único cenário, // | ||
| ++++ | ++++ | ||
sistema/energia.1752095583.txt.gz · Última modificação: por jnalon
