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sistema:energia

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sistema:energia [2024/05/30 18:31] – Adição da imagem do cabeçalho. jnalonsistema:energia [2025/07/10 18:26] (atual) – Melhorias no texto. jnalon
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 Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores. Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.
  
-O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução desse valor, veja mais abaixo).+O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[:sistema:evolucao|Evolução]] desse valor).
  
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 ===== Efeito em Jogo ===== ===== Efeito em Jogo =====
-A Energia é, basicamente, um reservatório de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:+A Energia é, basicamente, um Contador de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:
  
   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus [[sistema:Conceitos]]+  * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus Conceitos. 
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]]** de uma Tarefa qualquer, à taxa de um ponto por nível+  * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]]** de uma Tarefa bem-sucedida qualquer, à taxa de um ponto por nível.
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[:sistema:favor_do_universo|Pedir um Favor ao Universo]]**.+
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.
   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.
  
-Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber [[:sistema:condicoes|Condições]], com algumas penalidades. Se o personagem tem apenas:+Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber condições, com algumas penalidades. Se o personagem tem apenas:
  
   * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes.   * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes.
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   * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo.   * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo.
-  * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.+  * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.
   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!
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-===== Evoluindo Energia ===== 
-De maneira geral, a Energia não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, isso acontece através de [[sistema:evolucao#anotações|treinamento]]. O jogador deve anunciar o que está fazendo para se tornar mais ativo. Se esse comportamento for seguido à risca, então ao final de cada sessão ele pode fazer uma marca de experiência a respeito de sua Energia. Após quatro marcas, o MJ pode permitir que o nivel máximo de Energia suba um nível. 
  
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 ++++ Quantificadores | ++++ Quantificadores |
-Alguns [[sistema:Conceitos]] vêm com //quantificadores// — Muito, Extremamente, etc. — que indicam que aquela característica influencia em muito o comportamento e as capacidades do personagem. Quando o gasto ou ganho de Energia estiver relacionado a um Conceito quantificado, leve isso em consideração. Assim, um [[sistema:conceitos|Conceito]] //Muito// influente ocasiona a perda ou o ganho de dois pontos de Energia quando isso fosse aplicável.+Alguns Conceitos vêm com //quantificadores// — Muito, Extremamente, etc. — que indicam que aquela característica influencia em muito o comportamento e as capacidades do personagem. Quando o gasto ou ganho de Energia estiver relacionado a um Conceito quantificado, leve isso em consideração. Assim, um Conceito //Muito// influente ocasiona a perda ou o ganho de dois pontos de Energia quando isso fosse aplicável.
  
-> **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema:conceitos|Conceito]] Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, ele precisa gastar dois pontos de Energia; mas, em compensação, quando ele representar muito bem essa peculiaridade, ele //recebe// dois pontos de Energia.+> **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um Conceito Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, ele precisa gastar dois pontos de Energia; mas, em compensação, quando ele representar muito bem essa peculiaridade, ele //recebe// dois pontos de Energia.
 > >
 > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre.
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 Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos:  Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos: 
  
-  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.+  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.
  
   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.
sistema/energia.1717093863.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 18:31 por jnalon