sistema:energia
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Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
- | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
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===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
- | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
* **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
- | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema: | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema: |
- | * **Você pode gastar um ponto de Energia** para aumentar o [[: | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[: |
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* **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
* **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
- | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | + | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, |
* **3 pontos de Energia, está // | * **3 pontos de Energia, está // | ||
- | * **2 pontos de Energia, está //Muito Cansado//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. | + | * **2 pontos de Energia, está //Exaurido//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. |
* **1 ponto de Energia, está // | * **1 ponto de Energia, está // | ||
* **0 ou menos pontos de Energia, está // | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
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* **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | ||
- | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica // | + | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, |
* **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
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- | ===== Evoluindo Energia ===== | ||
- | De maneira geral, a Energia não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, | ||
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++++ Quantificadores | | ++++ Quantificadores | | ||
- | Alguns | + | Alguns Conceitos vêm com // |
- | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema: | + | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um Conceito Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, |
> | > | ||
> Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | ||
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Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
- | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
* Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. |
sistema/energia.1717093503.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 18:25 por jnalon