Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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sistema:energia

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-energia.jpg) 
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 ====== Energia ====== ====== Energia ======
 Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, ou talvez até mesmo conseguir obter resultados que normalmente não conseguiria. A Energia é um dos recursos mais importantes para um personagem. Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, ou talvez até mesmo conseguir obter resultados que normalmente não conseguiria. A Energia é um dos recursos mais importantes para um personagem.
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   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;
   * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus [[sistema:Conceitos]].   * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus [[sistema:Conceitos]].
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia** para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] de uma Tarefa qualquer, à taxa de um ponto por nível.+  * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]]** de uma Tarefa qualquer, à taxa de um ponto por nível.
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.
   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.
  
-Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber algumas penalidades. Se o personagem tem apenas:+Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber condições, com algumas penalidades. Se o personagem tem apenas:
  
   * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes.   * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes.
-  * **2 pontos de Energia, está //Muito Cansado//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes.+  * **2 pontos de Energia, está //Exaurido//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes.
   * **1 ponto de Energia, está //Esgotado//**, e sofre penalidade de -3 nos seus testes.   * **1 ponto de Energia, está //Esgotado//**, e sofre penalidade de -3 nos seus testes.
   * **0 ou menos pontos de Energia, está //Prostrado//** e não consegue realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover.   * **0 ou menos pontos de Energia, está //Prostrado//** e não consegue realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover.
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   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.
   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!
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-===== Evoluindo Energia ===== 
-De maneira geral, a Energia não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, isso acontece através de [[sistema:evolucao#anotações|treinamento]]. O jogador deve anunciar o que está fazendo para se tornar mais ativo. Se esse comportamento for seguido à risca, então ao final de cada sessão ele pode fazer uma Anotação a respeito de sua Energia. Após quatro anotações, o MJ pode permitir que o nivel máximo de Energia suba um nível. 
  
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