sistema:energia
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| sistema:energia [2023/06/02 19:53] – Adição da régua. jnalon | sistema:energia [2025/10/22 13:17] (atual) – [Seção do Criador] Melhor explicação em "Outros Nomes para Energia". jnalon | ||
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| ====== Energia ====== | ====== Energia ====== | ||
| Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, | Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, | ||
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| Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
| - | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
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| ===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
| - | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
| - | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[basico: | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: |
| - | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema: | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema: |
| + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas# | ||
| * **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
| * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
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| - | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | ||
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| - | * **3 pontos de Energia, está // | ||
| - | * **2 pontos de Energia, está //Muito Cansado// | ||
| - | * **1 ponto de Energia, está // | ||
| - | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
| Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | ||
| * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | ||
| - | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica // | + | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, |
| * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
| - | ---- | + | ==== Esgotamento ==== |
| + | Ficar sem Energia pode ser arriscado: sua Energia limita o número de dados que você pode rolar. Isso significa que, mesmo que seus Conceitos e Habilidades permitam somar muitos Dados de Apoio, você nunca pode rolar mais dados do que sua Energia atual. | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Se um personagem tem apenas 3 pontos de Energia, ele pode rolar no máximo 3 dados — o Dado de Base e apenas dois Dados de Apoio, ainda que suas características lhe dessem direito a mais. | ||
| + | ++++ | ||
| - | ===== Evoluindo Energia ===== | + | Se seu personagem chegar |
| - | De maneira geral, | + | |
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| ++++ Quantificadores | | ++++ Quantificadores | | ||
| - | Alguns | + | Alguns Conceitos vêm com // |
| - | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema: | + | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um Conceito Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, |
| > | > | ||
| > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | ||
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| Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
| - | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
| * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | ||
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| De maneira geral, você pode //também// trocar a forma como os pontos são gastos e recuperados. A //Fé// é recuperada com rezas diárias e atos de sacrifício. O //Sangue// é recuperado das vítimas do vampiro. Use sua criatividade. | De maneira geral, você pode //também// trocar a forma como os pontos são gastos e recuperados. A //Fé// é recuperada com rezas diárias e atos de sacrifício. O //Sangue// é recuperado das vítimas do vampiro. Use sua criatividade. | ||
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| + | E veja que mesmo em um único cenário, // | ||
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sistema/energia.1685735639.txt.gz · Última modificação: por jnalon
