sistema:energia
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
sistema:energia [2023/05/26 20:49] – ↷ Links adapted because of a move operation 177.194.68.191 | sistema:energia [2025/07/10 18:26] (atual) – Melhorias no texto. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
+ | |||
====== Energia ====== | ====== Energia ====== | ||
Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, | Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, | ||
===== O Que Significa a Energia ===== | ===== O Que Significa a Energia ===== | ||
- | A Energia representa a disposição geral do personagem e sua capacidade de // | + | A Energia representa a disposição geral do personagem e sua capacidade de // |
Sua Energia, no entanto, não é ilimitada. Se você se esforçar demais, vai se cansar, e isso pode afetar todas suas outras ações em jogo. | Sua Energia, no entanto, não é ilimitada. Se você se esforçar demais, vai se cansar, e isso pode afetar todas suas outras ações em jogo. | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Escolhendo Energia ===== | ===== Escolhendo Energia ===== | ||
- | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | + | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: |
- | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
- | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
* **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
- | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus [[sistema:conceitos]]. | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus Conceitos. |
- | * **Alguns [[sistema:poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados. | + | * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas# |
+ | * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados. | ||
* **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
- | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | + | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, |
* **3 pontos de Energia, está // | * **3 pontos de Energia, está // | ||
- | * **2 pontos de Energia, está //Muito Cansado//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. | + | * **2 pontos de Energia, está //Exaurido//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. |
* **1 ponto de Energia, está // | * **1 ponto de Energia, está // | ||
* **0 ou menos pontos de Energia, está // | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
Linha 32: | Linha 43: | ||
* **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | ||
- | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema: | + | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica // |
* **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
- | |||
- | ===== Evoluindo Energia ===== | ||
- | De maneira geral, a Energia não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, | ||
---- | ---- | ||
Linha 43: | Linha 51: | ||
++++ Quantificadores | | ++++ Quantificadores | | ||
- | Alguns | + | Alguns |
- | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema: | + | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um Conceito Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, |
> | > | ||
> Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | ||
Linha 59: | Linha 67: | ||
Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
- | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
* Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. |
sistema/energia.1685134143.txt.gz · Última modificação: 2023/05/26 20:49 por 177.194.68.191