sistema:energia
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sistema:energia [2023/05/25 19:55] – removida - edição externa (Unknown date) 127.0.0.1 | sistema:energia [2024/09/24 16:53] (atual) – Remoção de inconsistências. jnalon | ||
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+ | {{htmlmetatags> | ||
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
+ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
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+ | ====== Energia ====== | ||
+ | Muitas vezes, as coisas não saem como você deseja. Quando isso acontece, você tem duas opções: ou você pode aceitar o seu destino, ou pode usar a sua Energia para realizar suas ações com mais eficiência, | ||
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+ | ===== O Que Significa a Energia ===== | ||
+ | A Energia representa a disposição geral do personagem e sua capacidade de // | ||
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+ | Sua Energia, no entanto, não é ilimitada. Se você se esforçar demais, vai se cansar, e isso pode afetar todas suas outras ações em jogo. | ||
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+ | ===== Escolhendo Energia ===== | ||
+ | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
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+ | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução desse valor, veja mais abaixo). | ||
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+ | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
+ | A Energia é, basicamente, | ||
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+ | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
+ | * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema: | ||
+ | * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[: | ||
+ | * **Alguns [[sistema: | ||
+ | * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ. | ||
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+ | Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, | ||
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+ | * **3 pontos de Energia, está // | ||
+ | * **2 pontos de Energia, está // | ||
+ | * **1 ponto de Energia, está // | ||
+ | * **0 ou menos pontos de Energia, está // | ||
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+ | Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: | ||
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+ | * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo. | ||
+ | * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema: | ||
+ | * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, | ||
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+ | ===== Regras Opcionais ===== | ||
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+ | ++++ Quantificadores | | ||
+ | Alguns [[sistema: | ||
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+ | > **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema: | ||
+ | > | ||
+ | > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. | ||
+ | ++++ | ||
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+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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+ | ++++ Quando Conceder Energia | | ||
+ | Pode ser um pouco confuso decidir quando conceder ou não Energia para os personagens. Várias das diretrizes acima são bastante precisas: quando o jogador descansa, por exemplo, ele recebe um ponto de Energia por hora. | ||
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+ | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
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+ | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | ||
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+ | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | ||
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+ | * Premie também as boas interpretações. Já é possível ver que //qualquer ação de um jogador que contribua para a história// merece pelo menos um ponto de Energia. | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Outros Nomes para Energia | | ||
+ | Em alguns cenários, você pode querer mudar o //nome// da Energia para evidenciar alguma característica do cenário, sem que a forma como ela age se modifique significativamente. Por exemplo, em um cenário com profundas conotações religiosas, você poderia trocar //Energia// para //Fé//. Se um personagem é um vampiro, o nome pode ser //Sangue//. | ||
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+ | De maneira geral, você pode //também// trocar a forma como os pontos são gastos e recuperados. A //Fé// é recuperada com rezas diárias e atos de sacrifício. O //Sangue// é recuperado das vítimas do vampiro. Use sua criatividade. | ||
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