sistema:energia
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Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema: | ||
- | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução | + | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[: |
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===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
- | A Energia é, basicamente, | + | A Energia é, basicamente, |
* **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema: | ||
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Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é // | ||
- | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. | + | * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados. |
* Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. | * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//. |
sistema/energia.txt · Última modificação: 2025/07/10 18:26 por jnalon