Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:energia

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
sistema:energia [2025/07/10 18:26] – Melhorias no texto. jnalonsistema:energia [2025/09/13 20:50] (atual) – Modificação da ação das penalidades. jnalon
Linha 32: Linha 32:
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.
   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.
- 
-Gastar Energia indiscriminadamente pode ter resultados indesejados, então reflita com cuidado. Após gastar alguns pontos de Energia, você pode receber condições, com algumas penalidades. Se o personagem tem apenas: 
- 
-  * **3 pontos de Energia, está //Cansado//**. Você sofre penalidade de -1 nos seus testes. 
-  * **2 pontos de Energia, está //Exaurido//**, e sofre penalidade de -2 nos seus testes. 
-  * **1 ponto de Energia, está //Esgotado//**, e sofre penalidade de -3 nos seus testes. 
-  * **0 ou menos pontos de Energia, está //Prostrado//** e não consegue realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. 
  
 Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado: Felizmente, recuperar Energia não é algo complicado:
Linha 45: Linha 38:
   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.   * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.
   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!
 +
 +==== Esgotamento ====
 +Ficar sem Energia pode ser arriscado: sua Energia limita o número de dados que você pode rolar. Isso significa que, mesmo que seus Conceitos e Habilidades permitam somar muitos Dados de Apoio, você nunca pode rolar mais dados do que sua Energia atual.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Se um personagem tem apenas 3 pontos de Energia, ele pode rolar no máximo 3 dados — o Dado de Base e apenas dois Dados de Apoio, ainda que suas características lhe dessem direito a mais.
 +++++
 +
 +Se seu personagem chegar a 0 pontos de Energia, ele desmaia por exaustão, colapsando física e mentalmente. Enquanto estiver nesse estado, não pode realizar nenhuma Tarefa, e precisará descansar até recuperar ao menos um ponto.
  
 ---- ----
sistema/energia.txt · Última modificação: 2025/09/13 20:50 por jnalon