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sistema:energia

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sistema:energia [2024/09/24 16:53] – Remoção de inconsistências. jnalonsistema:energia [2025/07/09 21:13] (atual) – Clareando alguns pontos. jnalon
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   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus [[sistema:Conceitos]]+  * **Você pode gastar um ponto de Energia para ignorar o efeito de um de seus [[sistema:Conceitos]]** que o esteja prejudicando naquele momento. Por exemplo, se o seu personagem tem problemas de alcoolismo, ele pode evitar os efeitos pela duração de uma cena ao custo de um ponto de Energia. Isso se aplica tanto aos modificadores dos testes quanto à representação do seu personagem. O MJ, inclusive, //pode// exigir que você gaste um ponto de Energia para realizar alguma ação que vá contra os seus Conceitos. 
-  * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]]** de uma Tarefa qualquer, à taxa de um ponto por nível.+  * **Você pode gastar um ponto de Energia para aumentar o [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]]** de uma Tarefa bem-sucedida qualquer, à taxa de um ponto por nível.
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] exigem que você use sua Energia** para ativá-los ou evitar efeitos indesejados.
   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.   * **Situações de jogo podem determinar que você perca alguns pontos de Energia.** Por exemplo, após algumas horas de viagem, ou caminhar sob o sol escaldante, ou correr em disparada durante alguns minutos. Tudo isso, no entanto, fica a critério do MJ.
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   * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo.   * **Para recuperar Energia, o personagem deve estar alimentado e poder descansar por algum tempo** sem realizar nenhuma ação que exija esforço físico, mental ou de qualquer outro tipo. O personagem pode dormir, meditar ou simplesmente sentar-se, evitando qualquer tarefa extenuante — é possível, inclusive, alimentar-se enquanto descansa. Se as condições estiverem a seu favor, então o personagem recupera 1 ponto de Energia para cada hora descansada, até o seu máximo.
-  * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus [[sistema:Conceitos]]**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.+  * **Você pode ganhar um ponto de Energia toda vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos**, especialmente se sua interpretação for inspirada, divertida e criar bons ganchos para a história. Note que você ganha o ponto de Energia mesmo se estiver interpretando uma característica //prejudicial// naquele momento para o seu personagem.
   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!   * **Se, em algum momento crucial da aventura, você agir de maneira impressionante, divertida ou que impressione os outros jogadores (principalmente o MJ),** o MJ pode decidir premiá-lo com 1 ou 2 pontos de Energia!
  
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 ++++ Quantificadores | ++++ Quantificadores |
-Alguns [[sistema:Conceitos]] vêm com //quantificadores// — Muito, Extremamente, etc. — que indicam que aquela característica influencia em muito o comportamento e as capacidades do personagem. Quando o gasto ou ganho de Energia estiver relacionado a um Conceito quantificado, leve isso em consideração. Assim, um [[sistema:conceitos|Conceito]] //Muito// influente ocasiona a perda ou o ganho de dois pontos de Energia quando isso fosse aplicável.+Alguns Conceitos vêm com //quantificadores// — Muito, Extremamente, etc. — que indicam que aquela característica influencia em muito o comportamento e as capacidades do personagem. Quando o gasto ou ganho de Energia estiver relacionado a um Conceito quantificado, leve isso em consideração. Assim, um Conceito //Muito// influente ocasiona a perda ou o ganho de dois pontos de Energia quando isso fosse aplicável.
  
-> **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um [[sistema:conceitos|Conceito]] Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, ele precisa gastar dois pontos de Energia; mas, em compensação, quando ele representar muito bem essa peculiaridade, ele //recebe// dois pontos de Energia.+> **Exemplo**\\ O defeito de Geleanor é ser Arrogante, mesmo para os padrões dos Elfos. Como a raça é normalmente vista como arrogante pelos outros, esse é um Conceito Muito influente em uma sociedade humana. Para controlar sua arrogância, ele precisa gastar dois pontos de Energia; mas, em compensação, quando ele representar muito bem essa peculiaridade, ele //recebe// dois pontos de Energia.
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 > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre. > Note que Geleanor também pode optar por controlar //um pouco// seu comportamento. Nesse caso, ele pode gastar apenas um ponto de Energia para que receba apenas uma penalidade. Isso, no entanto, fica a critério do MJ, como sempre.
sistema/energia.txt · Última modificação: 2025/07/09 21:13 por jnalon