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sistema:energia

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sistema:energia [2025/07/09 21:13] – Clareando alguns pontos. jnalonsistema:energia [2025/07/10 18:26] (atual) – Melhorias no texto. jnalon
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 Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores. Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Energia, embora o MJ possa decidir que algum [[sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.
  
-O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a evolução desse valor, veja mais abaixo).+O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite (exceto se o MJ permitir a [[:sistema:evolucao|Evolução]] desse valor).
  
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 ===== Efeito em Jogo ===== ===== Efeito em Jogo =====
-A Energia é, basicamente, um reservatório de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:+A Energia é, basicamente, um Contador de pontos que te permite ir além de suas forças, acionar poderes e, a critério do MJ, permitir que você tente coisas que normalmente não conseguiria fazer, ou reverta a situação a seu favor. Abaixo algumas das possibilidades:
  
   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;   * **Você pode gastar um ponto de Energia para [[sistema:jogando_os_dados#Buscando_Forças|Buscar suas Forças]].** Isso permite que você jogue novamente alguns dados em um teste que falhou;
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 Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos:  Quando a diretriz é um pouco menos precisa, use seu julgamento, mas lembre-se: Energia é //essencial// para os jogadores, então ser generoso com os pontos vai transformar o jogo em algo dinâmico. Mas estimule-os a //merecer// esses pontos: 
  
-  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //eu ataco o goblin// e passarão a ser algo como //com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.+  * Incentive-os a descrever as ações com mais detalhes. Por exemplo, se você premiar boas descrições de lutas, em pouco tempo seus combates deixarão de ser //"eu ataco o goblin"// e passarão a ser algo como //"com um pulo para o lado, eu desvio o ataque desengonçado do goblin, o que deixa seu flanco direito aberto e acerto nas aberturas de sua armadura de couro logo abaixo do braço"//. //Não tenha medo// de que as descrições que seus jogadores fizerem torne o jogo mais fácil — eles vão se lembrar //com muito mais paixão// de //como// venceram seus inimigos do que //que números// saíram nos dados.
  
   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.   * Incentive-os também a tentar manobras inusitadas, pelo mesmo motivo. Eles vão preferir //saltar pelo corrimão da escada e se balançar no lustre// ao invés de //correr para a direita//.
sistema/energia.txt · Última modificação: 2025/07/10 18:26 por jnalon