regras_opcionais
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- | ~~NOTOC~~ | ||
- | ====== Regras Opcionais ====== | ||
- | Abaixo há algumas regras opcionais que você pode adicionar à sua campanha para conseguir um pouco mais de flexibilidade. Muitas das aventuras de uma sessão apenas não precisam dessas características, | ||
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- | ===== Recursos ===== | ||
- | Não seria bacana se seu personagem tivesse uma //carta na manga// à qual pudesse recorrer em situações de necessidade? | ||
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- | Você recebe 3 Recursos para distribuir como imaginar. Para descrever um Recurso, apenas imagine algo que você pode gastar para obter um resultado, mas não ganha facilmente de volta -- como dinheiro, ou contatos que possam te ajudar com pequenos favores ou fontes de informação. No espaço disponível na ficha, escreva o nome do Recurso e marque os pontos em cada um deles. Importante: apague ou risque os quadrados que sobraram! Você nunca poderá recuperar pontos acima de seu máximo inicial! | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan adota um ponto em cada um de três Recursos: | ||
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- | * **Riqueza**, | ||
- | * **Contatos**, | ||
- | * **Equipamentos** (veja abaixo), porque sempre é bom ter a ferramenta certa na hora certa. | ||
- | ++++ | ||
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- | Na hora do aperto, você pode usar um Recurso para sugerir ao Mestre do Jogo (MJ) um gancho na história que pode te ajudar: você encontra um dinheiro guardado na meia para subornar aquele guarda; ou você se lembra daquele informante que pode te dizer onde encontrar o chefão da guilda. Você usa um Recurso da seguinte forma: | ||
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- | * Na situação adequada, você **gasta um ponto do Recurso** para sugerir ao MJ **um pequeno gancho** na história (relacionado ao Recurso). Algo que te favoreça, é claro. | ||
- | * Você **recupera um ponto de Recurso** sempre que satisfizer uma condição adequada, normalmente o equivalente ao contrário do que fez para gastá-lo. | ||
- | * Seu MJ pode recompensá-lo com pontos de Recursos se você interpretar bem seu personagem. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan e seu grupo estão buscando o chefe da guilda dos ladrões em um bairro suspeito da cidade. Eles não estão tendo sorte, quando Lukah, o bardo do grupo, resolve usar um de seus Contatos. Ele diz ao MJ: //"Eu conheço alguém por essas bandas que pode nos dar informações."// | ||
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- | Posteriormente, | ||
- | ++++ | ||
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- | * Veja mais detalhes sobre [[Recursos]]. | ||
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- | ===== Equipamentos ===== | ||
- | De forma geral, considere que seu personagem tem os equipamentos básicos para se aventurar -- normalmente, | ||
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- | Para cada ponto de Equipamento como Recurso, seu personagem pode descrever um item que ele trazia consigo, mas não declarou no momento de sua criação. Isso pode ser interessante para //tirar da cartola// aquela ferramenta que salvou o dia. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan e seu grupo tentam resgatar um prisioneiro das catacumbas de uma prisão. As grades estão enferrujadas e a porta é muito pesada, e nem Nghar, o bárbaro do grupo, é capaz de movê-las. Meggan, que tem um ponto do Recurso Equipamento, | ||
- | ++++ | ||
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- | * Veja mais detalhes sobre [[Equipamentos]] | ||
- | * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo: | ||
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- | ===== Poderes ===== | ||
- | Se o cenário comporta Poderes (e o Mestre do Jogo permitir), escolha um no momento da criação do seu personagem. Um Poder é uma Habilidade Especial que seu personagem tem, como lançar magias, invocar os deuses, ou poderes psiônicos — mas, às vezes, coisas mais simples, como a capacidade de um bárbaro de entrar em Fúria Incontrolável. | ||
- | |||
- | Ter o Poder é apenas um indicativo de //algo especial// que você consegue fazer; muitas vezes, é necessário uma (ou mais) Habilidade para de fato utilizá-lo. Por exemplo, seu personagem pode ter o Poder //Magia//, mas ele só poderá lançar //Bolas de Fogo// se tiver a Habilidade adequada para isso. | ||
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- | Usar um Poder é simples: gaste 1 ou mais pontos de Energia, e faça um teste da Habilidade relacionada. O resultado do teste indica se o Poder foi bem sucedido, e qual a magnitude de seus efeitos. Se o Poder puder ser resistido, resolva da mesma maneira que em Conflito comun, sem modificações. | ||
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- | Se usado em Combate, o Dano causado por um Poder é, como antes, dado pela margem de sucesso do teste, adicionado a modificadores devidos à situação (por exemplo, se a vítima possuir resistência ao Poder, seu efeito é diminuído): | ||
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- | > **Dano = Resultado do Ataque + Bônus - Penalidades** | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Alberto resolveu incluir Poderes e Habilidades Especiais ao seu jogo, solicitando que cada jogador responda à pergunta //Meu Poder é _// ou //Minha Habilidade Especial é _//. Daniele visualizou a seguinte Habilidade Especial para Meggan: algo que a ajude automaticamente a obter reações amigáveis (ou, na pior das hipóteses, neutra) de animais domésticos ou selvagens. Alberto acha isso uma excelente ideia, e decide que, com o uso de 1 ponto de Energia, ela consegue fazer com que animais não se sintam ameaçados por ela (mas deixou claro que isso não inclui monstros e outras criaturas). | ||
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- | Daniele deu o nome de **Empatia Animal** à sua Habilidade Especial. | ||
- | ++++ | ||
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- | * Veja mais sobre [[Poderes]]. |
regras_opcionais.1682713287.txt.gz · Última modificação: 2023/04/28 20:21 por jnalon