poderes:usando_poderes
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poderes:usando_poderes [2023/06/02 20:16] – Adição da régua. jnalon | poderes:usando_poderes [2025/07/13 14:16] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
====== Usando Poderes ====== | ====== Usando Poderes ====== | ||
- | Ativar | + | Você pode ativar |
- | ===== Testando o Poder ===== | + | Declare que está ativando o Poder e ele entra em ação imediatamente |
- | Usar um Poder não é diferente de realizar uma [[: | + | |
- | + | ||
- | Caso o uso do Poder seja bem sucedido, o personagem usa 1 ponto de Energia para ativá-lo. | + | |
- | + | ||
- | Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um [[sistema: | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar | + | Em um combate encarniçado, Kaylee resolve |
- | + | ||
- | Ludo tem Telepatia em nível 2, e a Habilidade de Telepatia +2; ele joga, portanto, 6 dados. Sua vítima é passiva, então a dificuldade é igual a 2. Jogando os dados, ele obtém 1, 3, 4, 4, 5 e 6, e com o modificador do Poder e a Resistência, | + | |
- | Caso Ludo tivesse falhado (por exemplo, se todos os dados tivessem sido cortados), ele ainda assim perderia 1 ponto de Energia. Mas, se assim desejasse, poderia usar 2 pontos | + | Ludo, o Magnífico, tenta ler a mente do diplomata |
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Efeitos | + | ===== Testando o Poder ===== |
- | Um //Efeito// é cada uma das consequências geradas por um Poder. O que são exatamente depende muito da Habilidade utilizada: uma magia de ataque em combate causa Dano e talvez possa ser lançada à Distância — são dois Efeitos. Apesar das diferenças, sua magnitude | + | Em princípio, um Poder //nunca falha//, mas o MJ pode solicitar um teste para determinar a magnitude, duração ou efeitos secundários |
+ | |||
+ | * **Gaste | ||
+ | * **Faça | ||
+ | * O efeito do Poder acontece **independentemente | ||
+ | * Se o personagem desejar, ele pode **[[:sistema: | ||
- | > **Efeito = Margem de Sucesso + Bônus - Penalidades** | + | **Importante:** embora o Poder atue como um Conceito em termos narrativos, ele não concede Dados de Apoio, mas em alguns casos, seu nível pode ser somado ao Nível de Sucesso, a critério do MJ ou conforme regras específicas. |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | A Telepatia | + | Kaylee tenta lançar uma Bola de Fogo. Ela gasta um ponto de Energia |
- | O MJ //pode// considerar os dois Efeitos separadamente. A // | + | Caso tivesse falhado, Kaylee poderia gastar mais um ponto de Energia para Buscar suas Forças. |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Duração de um Poder ==== | + | ---- |
- | Alguns Efeitos de um Poder são duradouros: significa que eles ficam ativos por algum tempo antes de esvanecerem | + | |
+ | ===== Poderes em Conflitos ===== | ||
+ | Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um [[sistema:conflitos|Conflito]] comum. Se a vítima resiste conscientemente ao ataque, o Conflito é [[sistema:conflitos# | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee utiliza seu Feitiço | + | Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar seu poder sobre o embaixador |
+ | |||
+ | Ele gasta 1 ponto de Energia e joga o Dado de Base e mais 2 dados, obtendo 1 no Dado de Base, e 3 e 5, resultando em 2 -- no entanto, apesar de sua vítima ser passiva, tem Resistência à Telepatia, o que diminui em 1. O resultado | ||
++++ | ++++ | ||
---- | ---- | ||
+ | ===== Poderes Afetando outras Jogadas ===== | ||
+ | Muitas vezes, o resultado de um Poder é tornar uma outra Tarefa mais fácil ou mais difícil. Por exemplo, uma Barreira Mágica pode tornar mais difícil acertar quem está protegido, ou reduzir o dano aplicado. Quando for esse o caso, determine a dificuldade a ser alcançada pelo teste, e use o [[: | ||
- | ===== Poderes em Combate ===== | + | Em alguns casos, você pode conseguir |
- | Poderes que podem ser usados em Combate são ativados como uma jogada de ataque, seguindo todas as condições de um ataque normal (veja em [[combate:Combates Descritivos]]). Caso o ataque | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ---- |
- | Kaylee ataca usando seus Dardos de Fogo. Ela usa sua Habilidade correspondente para o ataque: ela lança seus 5 dados e obtém 4. A vítima usa uma armadura que reduz em 2 o dano; ele recebe 2 pontos de Dano. | + | |
- | Existe | + | ===== Duração de um Poder ===== |
+ | Alguns Efeitos de um Poder são duradouros: significa que eles ficam ativos por algum tempo antes de esvanecerem | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee utiliza seu Feitiço de Luz durante a exploração em uma masmorra, e obtém 3 em sua jogada de dados. O Mestre cria um contador com 3 pontos, que serão eliminados pouco a pouco, conforme a cena progride; ao final, | ||
++++ | ++++ | ||
- | |||
- | ==== Poderes Protetivos ==== | ||
- | Alguns Poderes podem ser usados para proteger os seus alvos, evitando que recebam Dano excessivo, ou sejam vítimas de outros tipos de ataque, entre outros. Isso pode acontecer de três formas diferentes: | ||
- | |||
- | * **O Poder isola o seu alvo**, por exemplo, formando uma barreira. Faça o teste do Poder normalmente, | ||
- | * **O Poder //aumenta a dificuldade// | ||
- | * **O Poder //reduz o Efeito// sobre o alvo.** Faça uma jogada normal, aplicando quaisquer modificadores que façam sentido. A margem de sucesso com relação a 3 é usada com penalidade ao Efeito causado, seja ele Dano ou outro tipo qualquer. | ||
- | |||
- | Para as duas últimas possibilidades, | ||
- | |||
- | ^ Margem de Sucesso | ||
- | | -1 ou menos | ||
- | | 0 | | ||
- | | | ||
- | | +2 ou mais | ||
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++++ Gastando Energia Adicional | | ++++ Gastando Energia Adicional | | ||
- | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus Efeitos | + | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus efeitos |
- | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, | + | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, |
Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | ||
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Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem // | Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem // | ||
- | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a Distância | + | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a distância |
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> Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | > Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | ||
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- | ++++ Poderes Instáveis | | ||
- | Pode-se obter uma aura de expectativa no uso de um Poder fazendo com que ele seja // | ||
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- | > **Exemplo**\\ Alberto decide que em seu cenário a Magia será um Poder instável. Em determinado momento, Kaylee decide usar uma Bola de Fogo, uma Habilidade que tem três Efeitos: Dano, Alcance e Área. Kaylee joga os dados e obtém 2 como resultado. Não é o suficiente para ativar todos os Efeitos. O MJ pode interpretar de diversas formas diferentes, conforme os Efeitos ativados: | ||
- | > | ||
- | > **Dano** e **Alcance**: | ||
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- | > **Alcance** e **Área**: a magia é lançada, atinge o ponto desejado e explode, mas o fogo gerado é fraco e insuficiente para machucar alguém (mas pode ser o suficiente para iniciar um incêndio). | ||
- | > | ||
- | > **Dano** e **Área**: a magia é lançada, mas não atinge o ponto desejado — pelo contrário, explode ali mesmo onde está a feiticeira, causando dano a quem estiver à sua volta. Fica a critério do MJ se isso vai ou não causar dano nela também... | ||
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poderes/usando_poderes.1685736988.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 20:16 por jnalon