poderes:usando_poderes
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
====== Usando Poderes ====== | ====== Usando Poderes ====== | ||
- | Ativar | + | Você pode ativar |
+ | |||
+ | Declare que está ativando o Poder e ele entra em ação imediatamente -- mas você deve gastar um ponto de Energia para ativá-lo. O Poder em si não falha, mas muitas vezes você vai precisar realizar o teste de alguma Habilidade relacionada para determinar os efeitos. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Em um combate encarniçado, | ||
+ | |||
+ | Ludo, o Magnífico, tenta ler a mente do diplomata de um país vizinho. Ele declara que usa o Poder e joga os dados para sua Habilidade de Telepatia para determinar quanta informaçao consegue receber. O alvo pode ter características que alteram esse valor. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Testando o Poder ===== | ===== Testando o Poder ===== | ||
- | Usar um Poder não é diferente de realizar uma [[: | + | Em princípio, |
- | Caso o uso do Poder seja bem sucedido, o personagem usa 1 ponto de Energia para ativá-lo. Se o teste falhar por qualquer motivo, o personagem pode dispender uma certa quantidade | + | * **Gaste um ponto de Energia** para ativar o Poder. |
+ | * **Faça um teste com a Habilidade associada**, adicionando Dados de Apoio conforme os Conceitos relevantes e outros modificadores. | ||
+ | * O efeito do Poder acontece **independentemente do teste**. O [[:sistema: | ||
+ | * Se o personagem desejar, ele pode **[[:sistema:jogando_os_dados# | ||
- | Caso o Poder possa ser resistido, resolva | + | **Importante: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar | + | Kaylee |
- | Ludo tem Telepatia em nível 2, e a Habilidade de Telepatia +2; ele joga, portanto, 6 dados. Sua vítima é passiva, então a dificuldade é igual a 2. Jogando os dados, ele obtém 1, 3, 4, 4, 5 e 6, e com o modificador do Poder e a Resistência, | + | Caso tivesse falhado, |
- | + | ||
- | Caso Ludo tivesse falhado | + | |
++++ | ++++ | ||
- | ===== Efeitos ===== | + | ---- |
- | Um //Efeito// é cada uma das consequências geradas por um Poder. O que são exatamente depende muito da Habilidade utilizada: uma magia de ataque em combate causa Dano e talvez possa ser lançada à Distância — são dois Efeitos. Apesar das diferenças, | + | |
- | > **Efeito | + | ===== Poderes em Conflitos ===== |
+ | Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um [[sistema: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | A Telepatia de Ludo, do exemplo anterior, causa dois Efeitos: a distância com que consegue atingir sua vítima, e a quantidade de informações que ele é capaz de ler. Ele obteve 2 como margem de sucesso de seu teste, mas sua vítima possui alguma proteção //aos Efeitos// | + | Ludo, o Magnífico, é um telepata |
- | O MJ //pode// considerar os dois Efeitos separadamente. A // | + | Ele gasta 1 ponto de Energia e joga o Dado de Base e mais 2 dados, obtendo 1 no Dado de Base, e 3 e 5, resultando em 2 -- no entanto, apesar |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Duração de um Poder ==== | + | ---- |
- | Alguns Efeitos | + | ===== Poderes Afetando outras Jogadas ===== |
+ | Muitas vezes, o resultado | ||
- | ++++ Exemplo | | + | Em alguns casos, você pode conseguir um modificador igual a zero -- se você achar injusto, considere |
- | Kaylee utiliza seu Feitiço de Luz durante | + | |
- | ++++ | + | |
- | ===== Poderes em Combate ===== | + | ---- |
- | Poderes que podem ser usados em Combate são ativados como uma jogada de ataque, seguindo todas as condições de um ataque normal (veja em [[combate: | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ===== Duração de um Poder ===== |
- | Kaylee ataca usando seus Dardos | + | Alguns Efeitos |
- | Existe | + | ++++ Exemplo | |
+ | Kaylee utiliza seu Feitiço de Luz durante | ||
++++ | ++++ | ||
- | ==== Poderes Protetivos ==== | + | ---- |
- | Alguns Poderes podem ser usados para proteger os seus alvos, evitando que recebam Dano excessivo, ou sejam vítimas de outros tipos de ataque, entre outros. Isso pode acontecer de três formas diferentes: | + | |
- | + | ||
- | * **O Poder isola o seu alvo**, por exemplo, formando uma barreira. Faça o teste do Poder normalmente, | + | |
- | * **O Poder //aumenta a dificuldade// | + | |
- | * **O Poder //reduz o Efeito// sobre o alvo.** Faça uma jogada normal, aplicando quaisquer modificadores que façam sentido. A margem de sucesso com relação a 3 é usada com penalidade ao Efeito causado, seja ele Dano ou outro tipo qualquer. | + | |
- | + | ||
- | Para as duas últimas possibilidades, | + | |
- | + | ||
- | ^ Margem de Sucesso | + | |
- | | -1 ou menos | + | |
- | | 0 | | + | |
- | | | + | |
- | | +2 ou mais | + | |
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
++++ Gastando Energia Adicional | | ++++ Gastando Energia Adicional | | ||
- | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus Efeitos | + | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus efeitos |
- | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, | + | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, |
Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | ||
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Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem // | Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem // | ||
- | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a Distância | + | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a distância |
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> | > | ||
> Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | > Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | ||
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- | ++++ Poderes Instáveis | | ||
- | Pode-se obter uma aura de expectativa no uso de um Poder fazendo com que ele seja // | ||
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- | > **Exemplo**\\ Alberto decide que em seu cenário a Magia será um Poder instável. Em determinado momento, Kaylee decide usar uma Bola de Fogo, uma Habilidade que tem três Efeitos: Dano, Alcance e Área. Kaylee joga os dados e obtém 2 como resultado. Não é o suficiente para ativar todos os Efeitos. O MJ pode interpretar de diversas formas diferentes, conforme os Efeitos ativados: | ||
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- | > **Dano** e **Alcance**: | ||
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- | > **Alcance** e **Área**: a magia é lançada, atinge o ponto desejado e explode, mas o fogo gerado é fraco e insuficiente para machucar alguém (mas pode ser o suficiente para iniciar um incêndio). | ||
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- | > **Dano** e **Área**: a magia é lançada, mas não atinge o ponto desejado — pelo contrário, explode ali mesmo onde está a feiticeira, causando dano a quem estiver à sua volta. Fica a critério do MJ se isso vai ou não causar dano nela também... | ||
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poderes/usando_poderes.1685731674.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 18:47 por jnalon