poderes:usando_poderes
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poderes:usando_poderes [2023/06/02 02:35] – [Poderes Protetivos] Correções genéricas. jnalon | poderes:usando_poderes [2025/07/13 14:16] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Usando Poderes ====== | ====== Usando Poderes ====== | ||
- | Ativar | + | Você pode ativar |
- | ===== Testando | + | Declare que está ativando |
- | Usar um Poder não é diferente | + | |
- | Caso o uso do Poder seja bem sucedido, o personagem usa 1 ponto de Energia | + | ++++ Exemplo | |
+ | Em um combate encarniçado, Kaylee resolve lançar Dardos de Fogo em um de seus adversários. Ela gasta um ponto de Energia | ||
- | Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um [[sistema: | + | Ludo, o Magnífico, tenta ler a mente do diplomata de um país vizinho. Ele declara que usa o Poder e joga os dados para sua Habilidade |
+ | ++++ | ||
- | ++++ Exemplo | | + | ---- |
- | Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar seu poder sobre o embaixador de um país vizinho para descobrir seus segredos. Nessa situação, ele necessita usar sua Telepatia em nível 2 (veja mais sobre como calcular o //nível// de uma Habilidade em [[Criando Poderes]]). | + | |
- | Ludo tem Telepatia em nível 2, e a Habilidade de Telepatia +2; ele joga, portanto, 6 dados. Sua vítima é passiva, então a dificuldade é igual a 2. Jogando os dados, ele obtém 1, 3, 4, 4, 5 e 6, e com o modificador do Poder e a Resistência, o resultando é 4, e Ludo consegue sucesso em sua ação, com margem de sucesso de 2 níveis (que o MJ pode usar para determinar | + | ===== Testando |
+ | Em princípio, um Poder //nunca falha//, mas o MJ pode solicitar um teste para determinar | ||
- | Caso Ludo tivesse falhado (por exemplo, se todos os dados tivessem sido cortados), ele ainda assim perderia 1 ponto de Energia. | + | * **Gaste um ponto de Energia** para ativar o Poder. |
- | ++++ | + | * **Faça um teste com a Habilidade associada**, adicionando Dados de Apoio conforme os Conceitos relevantes e outros modificadores. |
+ | * O efeito do Poder acontece **independentemente do teste**. O [[: | ||
+ | * Se o personagem desejar, ele pode **[[: | ||
- | ===== Efeitos ===== | + | **Importante: |
- | Um //Efeito// é cada uma das consequências geradas por um Poder. O que são exatamente depende muito da Habilidade utilizada: uma magia de ataque | + | |
- | + | ||
- | > **Efeito = Margem | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | A Telepatia | + | Kaylee tenta lançar uma Bola de Fogo. Ela gasta um ponto de Energia |
- | O MJ //pode// considerar os dois Efeitos separadamente. A // | + | Caso tivesse falhado, Kaylee poderia gastar mais um ponto de Energia para Buscar suas Forças. |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Duração de um Poder ==== | + | ---- |
- | Alguns Efeitos de um Poder são duradouros: significa que eles ficam ativos por algum tempo antes de esvanecerem a pararem de influenciar a Cena. Para medir por quanto tempo um Poder fica em ação, faça como descrito em [[sistema: | + | |
- | Baseie-se na tabela seguinte para definir a duração dos Efeitos. Você encontra maiores informações nos [[sistema:Comparativos]]: | + | ===== Poderes em Conflitos ===== |
- | + | Caso o Poder possa ser resistido, resolva como um [[sistema:conflitos|Conflito]] comum. Se a vítima resiste conscientemente ao ataque, o Conflito é [[sistema:conflitos# | |
- | ^ Nível | + | |
- | | -2 | 1,00 | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee utiliza seu Feitiço | + | Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar seu poder sobre o embaixador |
+ | |||
+ | Ele gasta 1 ponto de Energia e joga o Dado de Base e mais 2 dados, obtendo 1 no Dado de Base, e 3 e 5, resultando em 2 -- no entanto, apesar de sua vítima ser passiva, tem Resistência à Telepatia, o que diminui em 1. O resultado | ||
++++ | ++++ | ||
- | ===== Poderes | + | ---- |
- | Poderes que podem ser usados em Combate são ativados como uma jogada de ataque, seguindo todas as condições | + | ===== Poderes |
+ | Muitas vezes, o resultado | ||
- | ++++ Exemplo | | + | Em alguns casos, você pode conseguir um modificador igual a zero -- se você achar injusto, considere o resultado igual a 1. Consulte [[:sistema: |
- | Kaylee ataca usando seus Dardos de Fogo. Ela usa sua Habilidade correspondente para o ataque: ela lança seus 5 dados e obtém 4. A vítima usa uma armadura que reduz em 2 o dano; ele recebe 2 pontos de Dano. | + | |
- | Existe a possibilidade do ataque ser completamente absorvido, e a vítima não ser afetada. Se o MJ achar isso injusto, pode determinar que, se o Poder foi bem sucedido, então o Efeito mínimo (incluindo o Dano) é igual 1. | + | ---- |
- | ++++ | + | |
- | ==== Poderes Protetivos | + | ===== Duração de um Poder ===== |
- | Alguns | + | Alguns |
- | * **O Poder isola o seu alvo**, por exemplo, formando | + | ++++ Exemplo | |
- | * **O Poder //aumenta a dificuldade// | + | Kaylee utiliza |
- | * **O Poder //reduz o Efeito// sobre o alvo.** Faça uma jogada normal, aplicando quaisquer modificadores que façam sentido. A margem de sucesso com relação | + | ++++ |
- | + | ||
- | Para as duas últimas possibilidades, o MJ talvez queira evitar bônus e penalidades muito grandes. Por exemplo, quando o Poder falha, a margem de sucesso é negativa, o que pode não fazer sentido. Sinta-se à vontade para limitar os resultados como quiser. A tabela abaixo pode ajudar: | + | |
- | + | ||
- | ^ Margem de Sucesso | + | |
- | | -1 ou menos | + | |
- | | 0 | | + | |
- | | +1 | | + | |
- | | | + | |
+ | ---- | ||
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
++++ Gastando Energia Adicional | | ++++ Gastando Energia Adicional | | ||
- | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus Efeitos | + | Se o personagem assim desejar, é possível que ele gaste alguns pontos a mais de Energia ao ativar um Poder, permitindo que seus efeitos |
- | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, | + | > **Exemplo**\\ Kaylee lança um Dardo de Fogo contra um inimigo. No entanto, desejando terminar o combate o quanto antes, ela resolve gastar 1 ponto de Energia adicional. O teste é feito normalmente, |
Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | Se o MJ desejar, não é necessário colocar nenhum limite à Energia adicional gasta dessa forma. Um personagem poderia colocar //toda// sua Energia em um Efeito, e desmaiar de cansaço logo em seguida. Pode causar um grande efeito dramático. | ||
- | Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem | + | Da mesma maneira, o MJ pode permitir ao personagem |
- | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a Distância | + | > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a distância |
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> | > | ||
> Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | > Para dar um toque menos abstrato e conectar seu sistema de Magia com a ambientação de seu cenário, ele determina que, para recuperar Mana, os Magos precisam passar pelo menos 10 minutos próximos a uma fonte de energia elemental (fogo, água, ar, etc.) para recuperar cada ponto usado. De última hora, ele teve a ideia de que o elemento sobre o qual o Mago meditou determinará o aspecto dos Feitiços. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Poderes Instáveis | | ||
- | Pode-se obter uma aura de expectativa no uso de um Poder fazendo com que ele seja // | ||
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- | > **Exemplo**\\ Alberto decide que em seu cenário a Magia será um Poder instável. Em determinado momento, Kaylee decide usar uma Bola de Fogo, uma Habilidade que tem três Efeitos: Dano, Alcance e Área. Kaylee joga os dados e obtém 2 como resultado. Não é o suficiente para ativar todos os Efeitos. O MJ pode interpretar de diversas formas diferentes, conforme os Efeitos ativados: | ||
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- | > **Dano** e **Alcance**: | ||
- | > | ||
- | > **Alcance** e **Área**: a magia é lançada, atinge o ponto desejado e explode, mas o fogo gerado é fraco e insuficiente para machucar alguém (mas pode ser o suficiente para iniciar um incêndio). | ||
- | > | ||
- | > **Dano** e **Área**: a magia é lançada, mas não atinge o ponto desejado — pelo contrário, explode ali mesmo onde está a feiticeira, causando dano a quem estiver à sua volta. Fica a critério do MJ se isso vai ou não causar dano nela também... | ||
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poderes/usando_poderes.1685673352.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 02:35 por jnalon