Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


poderes:poderes_em_combate

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
poderes:poderes_em_combate [2025/07/10 19:59] – Adequação à mudança da jogada de dados. jnalonpoderes:poderes_em_combate [2025/09/16 17:12] (atual) – Melhorias no texto. jnalon
Linha 22: Linha 22:
  
 ==== O Poder Isola o Alvo ==== ==== O Poder Isola o Alvo ====
-Por exemplo, formando uma barreira. Faça o teste do Poder normalmentee anote o resultado dos dados. Esse valor deve ser usado como dificuldade para os testes de quem tentar atingir quem foi protegido pelo Poder.+O efeito cria uma barreira ou campo protetivo que impede ataques diretos, como uma muralha mágica ou cúpula de energia. 
 + 
 +Faça o teste normalmente e anote o resultado dos dados. Esse número passa a ser a Dificuldade que qualquer atacante deve vencer para atingir o alvo. Ataques que não ultrapassam essa Dificuldade simplesmente falham em atingir o alvo.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Allis conjura uma barreira protetiva contra mortos-vivos ao redor de si mesma e seus aliados. Qualquer criatura dessa natureza deve vencer um teste adequado para conseguir penetrar na barreira e atacar os protegidos.+Allis conjura uma barreira protetiva contra mortos-vivos ao redor de si mesma e seus aliados, e obtém resultado 3 nos dados. Qualquer criatura dessa natureza deve vencer um teste adequado para conseguir penetrar na barreira e atacar os protegidos.
 ++++ ++++
      
 ==== O Poder torna Mais Difícil Afetar o Alvo ==== ==== O Poder torna Mais Difícil Afetar o Alvo ====
 +O efeito interfere com os ataques (desviando-os, confundindo o inimigo, etc.), sem impedir completamente o contato.
 +
 Faça uma jogada normal, aplicando quaisquer modificadores que façam sentido. O [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] determina a [[sistema:variacoes_de_tarefas#bonus_para_outras_tarefas|penalidade]] a ser sofrida por qualquer agressor que tenta atingir o alvo. O MJ determina se a penalidade aparece na quantidade de dados jogadas ou no resultado dos dados. Faça uma jogada normal, aplicando quaisquer modificadores que façam sentido. O [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] determina a [[sistema:variacoes_de_tarefas#bonus_para_outras_tarefas|penalidade]] a ser sofrida por qualquer agressor que tenta atingir o alvo. O MJ determina se a penalidade aparece na quantidade de dados jogadas ou no resultado dos dados.
  
Linha 38: Linha 42:
  
 ==== O Poder Reduz o Efeito Sobre o Alvo ==== ==== O Poder Reduz o Efeito Sobre o Alvo ====
-Por fim, o Poder não dificulta os ataques, mas diminui sua eficiência. Nesse caso, faça o teste da maneira normal, considerando quaisquer modificadores que se apliquem à situação. O resultado dos dados indica qual a penalidade aplicada aos Efeitos afetados. Use o Nível de Sucesso para determinar as penalidades. Da mesma forma, o MJ pode ignorar as situações em que o resultado favorece o atacante.+Esse tipo de defesa não impede o ataque, mas mitiga seus efeitos, como reduzir Dano ou enfraquecer uma condição adversa. 
 + 
 +Nesse caso, faça o teste da maneira normal, considerando quaisquer modificadores que se apliquem à situação. O resultado dos dados indica qual a penalidade aplicada aos Efeitos afetados. Use o Nível de Sucesso para determinar as penalidades. Da mesma forma, o MJ pode ignorar as situações em que o resultado favorece o atacante.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Agora, Allis conjura uma barreira protetora contra fogo em seus aliados. O resultado nos dados foi igual a 1 -- isso significa que o Dano causado por fogo em todos sob sua proteção é reduzido em 1 ponto. Agora, Allis conjura uma barreira protetora contra fogo em seus aliados. O resultado nos dados foi igual a 1 -- isso significa que o Dano causado por fogo em todos sob sua proteção é reduzido em 1 ponto.
 ++++ ++++
poderes/poderes_em_combate.txt · Última modificação: 2025/09/16 17:12 por jnalon