poderes:criando_poderes
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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====== Criando Poderes ====== | ====== Criando Poderes ====== | ||
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===== O Poder ===== | ===== O Poder ===== | ||
- | Um Poder é qualquer tipo de efeito ou característica que não é vista em humanos comuns: Magias, Milagres, Poderes Psiônicos, Cibernéticos e assemelhados. Funciona exatamente como um [[..:Conceitos|Conceito]]: | + | Um Poder é qualquer tipo de efeito ou característica que não é vista em humanos comuns: Magias, Milagres, Poderes Psiônicos, Cibernéticos e assemelhados. Funciona exatamente como um [[sistema:conceitos|Conceito]]: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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++++ | ++++ | ||
- | Você deve decidir também se o Poder tem // | + | Você deve decidir também se o Poder tem // |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Alberto decidiu que a Magia em sua campanha vai ter níveis. Assim, magos poderosos serão consideravelmente mais capazes que iniciantes, e isso vai servir de incentivo para todos os usuários de magia de seu cenário. | + | Alberto decidiu que a Magia em sua campanha vai ter níveis. Assim, magos poderosos serão consideravelmente mais capazes que iniciantes, e isso vai servir de incentivo para todos os usuários de magia de seu cenário. |
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+ | Em vez de usar valores numéricos, Alberto | ||
++++ | ++++ | ||
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===== As Habilidades ===== | ===== As Habilidades ===== | ||
- | A cada uso diferente do Poder está relacionada | + | Se um mesmo Poder puder causar efeitos diferentes, então |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Em seu sistema de Magia, Alberto decide que cada feitiço | + | Com o Poder da Magia, |
- | Bia está criando Kaylee, que é uma maga que lida com fogo. Ela imaginou alguns feitiços interessantes para sua personagem, e lhes deu nomes evocativos: Luz para iluminar os ambientes escuros; Toque Flamejante, para causar dano em inimigos através do toque; Dardos de Fogo, para acertar inimigos a longas distâncias; | + | Bia está criando Kaylee, que é uma Maga que lida com fogo. Ela imaginou alguns feitiços interessantes para sua personagem, e lhes deu nomes evocativos: Luz para iluminar os ambientes escuros; Toque Flamejante, para causar dano em inimigos através do toque; Dardos de Fogo, para acertar inimigos a longas distâncias; |
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- | ===== O Custo de um Poder ===== | + | ---- |
- | A critério do MJ, cada Habilidade pode ter um //custo// em Energia, que deve ser pago pelo personagem quando ele deseja [[..: | + | |
- | A quantidade | + | ===== O Nível |
+ | Use os níveis do Poder para determinar quais Habilidades estão acessíveis a um personagem ou não. Determinar a qual nível pertence uma Habilidade do Poder é uma Tarefa relativamente subjetiva, mas aqui vão algumas linhas-guia que podem te ajudar, mas lembre-se que elas servem apenas para guiar a sua decisão. Seu bom-senso deve ser o árbitro final: | ||
+ | |||
+ | * Conte quantos tipos de //efeitos// diferentes a Habilidade | ||
+ | * Considere a // | ||
+ | * Decida se o efeito desejado pelo Poder é //comum// no seu cenário -- poderes comuns têm níveis | ||
+ | * Decida a //utilidade// do efeito. Um Poder que pode atingir muitos alvos a uma grande distância devem estar em um nível | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Os feitiços | + | Alberto decidiu separar os feitiços em sua campanha pelo nível de experiência exigido do Mago: //Novato//, capaz de efeitos simples; // |
- | * **Luz** causa apenas um Efeito, de iluminar o ambiente | + | * **Luz** causa apenas um efeito simples, de iluminar o ambiente ou uma área, então |
- | * **Toque Flamejante** causa apenas um Efeito, o dano no inimigo. | + | * **Toque Flamejante** |
- | * **Dardos de Fogo** causam dano à distância, o que são dois Efeitos, portanto, seu nível e custo são 2. | + | * **Dardos de Fogo** causam dano à distância, o que são dois efeitos diferentes. É algo que exige um Mago // |
- | * **Bola de Fogo** é direcionada a uma área distante do feiticeiro, causando dano a todos que se encontrem na região. São três Efeitos, e seu custo e nível são 3. Infelizmente, | + | * **Bola de Fogo** é direcionada a uma área distante do feiticeiro, causando dano a todos que se encontrem na região. São três efeitos, o que indica uma Tarefa para uma Mago // |
++++ | ++++ | ||
- | O MJ pode, se quiser, aumentar ou diminuir esse custo, se achar que isso vai ajudar no equilíbrio entre os personagens, | + | ++++ Exemplo |
- | + | Se uma Habilidade de Poder é complexa, seu nível | |
- | ===== Regras Opcionais ===== | + | |
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- | ++++ Efeitos sem Custo | | + | |
- | Se não faz sentido falar em algum Poder sem levar em consideração um Efeito específico, então esse Efeito não deve afetar o custo e o nível | + | |
- | **Exemplo**\\ | + | Alberto deseja que Magias Elementais sejam essencialmente mais simples que Magias |
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- | Se Ludo, o Magnífico, tenta mover um objeto à uma certa distância e obtém o resultado 4 nos dados, isso significa que ele consegue mover 4 níveis de Peso por 4 níveis de Distância. Ambos os valores seriam afetados se os dados tivessem dado outro valor. | + | |
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poderes/criando_poderes.1682718625.txt.gz · Última modificação: 2023/04/28 21:50 por jnalon