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-~~NOTOC~~ 
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-====== Criando um Personagem ====== 
-O primeiro passo em um RPG é criar o seu personagem, que vai viver as aventuras que o Mestre do Jogo (MJ) vai preparar. Para isso, preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão. 
- 
-A criação de personagens é bastante simples no Scop. Comece conversando com o MJ para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e com os outros jogadores para ver quais personagens eles pretendem criar. Use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. 
- 
-++++ Exemplo | 
-Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma batedora elfa, uma espécie de mistura de soldado com espiã, que se uniu ao grupo em busca de soluções pacíficas para os conflitos. 
-++++ 
- 
-===== Conceitos ===== 
-A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e, é claro, tem efeito no jogo: 
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-  * **Meu nome é _.** 
-  * **Eu sou um _.** 
-  * **Minha profissão é _.** 
-  * **Minha maior qualidade é _.** 
-  * **Meu maior defeito é _.** 
- 
-Seu MJ pode querer que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso. 
- 
-Cada resposta é um //Conceito//, que funciona como uma espécie de descrição rápida do que //seu personagem é//, e o que ele consegue fazer //intuitivamente//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funcionam também como //linhas-guia// de como interpretar seu personagem: 
- 
-  * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**. 
-  * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional. 
-  * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**.  
-  * No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos. 
-  * Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo. 
- 
-++++ Exemplo | 
-Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora elfa. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma: 
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-  * **Meu nome é //Meggan//.** 
-  * **Eu sou uma //elfa//.** 
-  * **Minha profissão é //batedora//.** 
-  * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.** 
-  * **Meu maior defeito é //a inocência//.** 
- 
-Aqui, o MJ e a jogadora entram em acordo sobre o que significa ser uma //elfa//: Daniele tem uma visão um pouco diferente e sugere uma modificação ao MJ. Segundo sua visão, Elfos não são arrogantes; em compensação, são vistos com desconfiança, pois sua presença no mundo dos humanos é rara, e eles são tratados como forasteiros. Alberto concorda com a mudança. 
- 
-Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Inocência// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor. 
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-  * Veja mais sobre [[Conceitos]]. 
-  * Exemplos de Conceitos nos [[Cenários]]. 
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-===== Habilidades ===== 
-//Habilidades// descrevem tudo o que seu personagem treinou e aprendeu na vida. O Scop não tem uma lista de Habilidades padronizada; em vez disso, imagine o que seu personagem sabe, e descreva-as da maneira que achar mais interessante. Para facilitar sua vida, você pode pensar em uma Habilidade como uma junção de //Verbo + Complemento//, como //Bater Carteiras//, //Lutar com Espadas//; ou dar o nome de um campo do conhecimento, como //Matemática//, //Ciências// ou outra semelhante. Lembre-se de conversar com o MJ para que todos estejam de acordo a respeito do que seu personagem pode fazer! 
- 
-Escolha qual a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2. 
- 
-As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa. 
- 
-  * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. 
-  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste. 
-  * Habilidades negativas //diminuem// o número de dados que você joga! 
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-++++ Exemplo | 
-Para um batedor, algumas Habilidades úteis são:  
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-  * Adestramento (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). 
-  * Facas, Arco e Flecha e outras armas. 
-  * Lidar com Armadilhas. 
-  * Atuação (para fingir, caso seja pega). 
-  * Camuflagem (para se esconder, caso alguém passe por perto, ou esconder outras coisas). 
-  * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). 
-  * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). 
-  * Disfarces (para se fazer passar por outra pessoa). 
-  * Equilibrar-se. 
-  * Escaladas. 
-  * Furtividade. 
-  * Invasão. 
- 
-Daniele escolhe Furtividade como sua habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. Camuflagem, Invasão, Lidar com Armadilhas e Arco e Flecha recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais nunca a interessou. Portanto, Criptografia não é o seu forte, e ela nunca se preocupou em aprender a se disfarçar. Assim, 
- 
-  * **Furtividade:** +2 
-  * **Camuflagem:** +1 
-  * **Invasão:** +1 
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1 
-  * **Arco e Flecha:** +1 
-  * **Disfarces:** -1 
-  * **Criptografia:** -1 
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-===== Energia ===== 
-Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: 
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-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); 
-  * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; 
-  * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). 
- 
-Você recupera Energia nas seguintes situações: 
- 
-  * Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado; 
-  * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; 
-  * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**; 
-  * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**; 
-  * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. 
- 
-Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, caso você (por algum motivo) vá além do normal. Marque apenas os 6 pontos iniciais e risque os quadrados que sobraram, pois você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial. 
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-++++ Exemplo | 
-Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco. 
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-===== Vitalidade ===== 
-Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: 
- 
-  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações; 
-  * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; 
-  * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. 
- 
-Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: 
- 
-  * **Se o personagem puder descansar**, sem realizar tarefas extenuantes e nada que abra suas feridas, ele recupera **um ponto de Vitalidade por dia**; 
-  * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. 
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-Ao atingir 0 pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele. 
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-++++ Exemplo | 
-Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan e deixando os outros em branco. 
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----- 
- 
-Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem:|Exemplos de Personagens]]! 
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-++++ Exemplo | 
-No final, Meggan tem as seguintes características: 
- 
-=== Conceitos:===  
-  * **Meu nome é //Meggan//.** 
-  * **Eu sou uma //elfa//.** 
-  * **Minha profissão é //batedora//.** 
-  * **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.** 
-  * **Meu maior defeito é //a inocência//.** 
- 
-=== Habilidades: === 
-  * **Furtividade:** +2 
-  * **Camuflagem:** +1 
-  * **Invasão:** +1 
-  * **Lidar com Armadilhas:** +1 
-  * **Arco e Flecha:** +1 
-  * **Disfarces:** -1 
-  * **Criptografia:** -1 
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-**Energia:** 6 
- 
-**Vitalidade:** 6 
- 
-Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. 
- 
-{{personagem:meggan.jpg}} 
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personagens.1681406388.txt.gz · Última modificação: 2023/04/13 17:19 por jnalon