personagens
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- | ~~NOTOC~~ | ||
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- | ====== Criando um Personagem ====== | ||
- | O primeiro passo em um RPG é criar o seu personagem, que vai viver as aventuras que o Mestre do Jogo (MJ) vai preparar. Para isso, preencha a {{wiki: | ||
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- | A criação de personagens é bastante simples no Scop. Comece conversando com o MJ para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e com os outros jogadores para ver quais personagens eles pretendem criar. Use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma batedora elfa, uma espécie de mistura de soldado com espiã, que se uniu ao grupo em busca de soluções pacíficas para os conflitos. | ||
- | ++++ | ||
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- | ===== Conceitos ===== | ||
- | A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e, é claro, tem efeito no jogo: | ||
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- | * **Meu nome é _.** | ||
- | * **Eu sou um _.** | ||
- | * **Minha profissão é _.** | ||
- | * **Minha maior qualidade é _.** | ||
- | * **Meu maior defeito é _.** | ||
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- | Seu MJ pode querer que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso. | ||
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- | Cada resposta é um // | ||
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- | * Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, | ||
- | * Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, | ||
- | * Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. | ||
- | * No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, | ||
- | * Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora elfa. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma: | ||
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- | * **Meu nome é // | ||
- | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
- | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
- | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
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- | Aqui, o MJ e a jogadora entram em acordo sobre o que significa ser uma //elfa//: Daniele tem uma visão um pouco diferente e sugere uma modificação ao MJ. Segundo sua visão, Elfos não são arrogantes; em compensação, | ||
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- | Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! // | ||
- | ++++ | ||
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- | * Veja mais sobre [[Conceitos]]. | ||
- | * Exemplos de Conceitos nos [[Cenários]]. | ||
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- | ===== Habilidades ===== | ||
- | // | ||
- | |||
- | Escolha qual a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, | ||
- | |||
- | As Habilidades são um // | ||
- | |||
- | * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**. | ||
- | * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste. | ||
- | * Habilidades negativas // | ||
- | |||
- | ++++ Exemplo | | ||
- | Para um batedor, algumas Habilidades úteis são: | ||
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- | * Adestramento (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). | ||
- | * Facas, Arco e Flecha e outras armas. | ||
- | * Lidar com Armadilhas. | ||
- | * Atuação (para fingir, caso seja pega). | ||
- | * Camuflagem (para se esconder, caso alguém passe por perto, ou esconder outras coisas). | ||
- | * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | ||
- | * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). | ||
- | * Disfarces (para se fazer passar por outra pessoa). | ||
- | * Equilibrar-se. | ||
- | * Escaladas. | ||
- | * Furtividade. | ||
- | * Invasão. | ||
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- | Daniele escolhe Furtividade como sua habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. Camuflagem, Invasão, Lidar com Armadilhas e Arco e Flecha recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais nunca a interessou. Portanto, Criptografia não é o seu forte, e ela nunca se preocupou em aprender a se disfarçar. Assim, | ||
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- | * **Furtividade: | ||
- | * **Camuflagem: | ||
- | * **Invasão: | ||
- | * **Lidar com Armadilhas: | ||
- | * **Arco e Flecha:** +1 | ||
- | * **Disfarces: | ||
- | * **Criptografia: | ||
- | ++++ | ||
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- | ===== Energia ===== | ||
- | Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações: | ||
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- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **Buscar suas Forças** (veja [[Tarefas|aqui]]); | ||
- | * Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento; | ||
- | * Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes). | ||
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- | Você recupera Energia nas seguintes situações: | ||
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- | * Descansando, | ||
- | * Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia; | ||
- | * **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**; | ||
- | * **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**; | ||
- | * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia. | ||
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- | Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Sua Ficha de Personagem tem mais que 6 espaços para marcar essa característica, | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem, e deixando os outros em branco. | ||
- | ++++ | ||
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- | ===== Vitalidade ===== | ||
- | Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: | ||
- | |||
- | * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações; | ||
- | * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**; | ||
- | * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade. | ||
- | |||
- | Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: | ||
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- | * **Se o personagem puder descansar**, | ||
- | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
- | |||
- | Ao atingir 0 pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan e deixando os outros em branco. | ||
- | ++++ | ||
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- | Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem: | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | No final, Meggan tem as seguintes características: | ||
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- | === Conceitos: | ||
- | * **Meu nome é // | ||
- | * **Eu sou uma //elfa//.** | ||
- | * **Minha profissão é // | ||
- | * **Minha maior qualidade é //o pacifismo// | ||
- | * **Meu maior defeito é //a inocência// | ||
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- | === Habilidades: | ||
- | * **Furtividade: | ||
- | * **Camuflagem: | ||
- | * **Invasão: | ||
- | * **Lidar com Armadilhas: | ||
- | * **Arco e Flecha:** +1 | ||
- | * **Disfarces: | ||
- | * **Criptografia: | ||
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- | **Energia: | ||
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- | **Vitalidade: | ||
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- | Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde. | ||
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- | {{personagem: | ||
- | ++++ | ||
personagens.1681406388.txt.gz · Última modificação: 2023/04/13 17:19 por jnalon