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modulo:universal:recurso:equipamentos

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modulo:universal:recurso:equipamentos [2023/10/05 19:21] – Correção da profissão de Meggan. jnalonmodulo:universal:recurso:equipamentos [2024/10/07 22:04] (atual) – removida jnalon
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-~~NOTOC~~ 
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-====== Equipamentos ====== 
-Em algumas histórias, é comum ver o personagem //"tirar da cartola"// um item que resolve a situação do momento, revelando presença de espírito e capacidade de planejamento. Quando se trata de livros e filmes, isso pode ser considerado escrita pobre, mas pode ser extremamente excitante replicar essa possibilidade em aventuras de RPG. Para isso, usamos este [[sistema:recursos|Recurso]]. 
- 
-Um Equipamento é um item que o personagem possui mas que //não foi descrito//; é uma espécie de coringa, esperando uma situação em que possa se tornar algo útil. Cada ponto neste Recurso dá ao personagem acesso a um Equipamento com essas características. Quando o momento se apresentar, o personagem pode declarar //"Eu tenho comigo algo que pode ajudar"//, ou alguma frase semelhante, e descreve exatamente o que ele carrega. Se o MJ aceitar a descrição, o jogador apaga um ponto (ou mais, dependendo dos benefícios que o objeto traz), e o objeto descrito passa a ser parte de seu inventário. O MJ pode, obviamente, vetar a ideia se a peça for muito grande, muito cara ou impossível de carregar sem ser notada. 
- 
-++++ Exemplo | 
-O grupo deseja libertar um prisioneiro em uma masmorra, mas as barras são muito fortes e a fechadura está enferrujada demais para ser manipulada. Não há uma maneira dos personagens forçarem o portão sem ajuda externa. Meggan, a espiã, diz //"Por sorte, eu trouxe comigo um pé-de-cabra bastante resistente!"//. O MJ acha uma boa ideia e permite que o objeto seja usado. Meggan apaga um ponto de seus Equipamentos, e escreve em seu inventário que possui um pé-de-cabra. 
-++++ 
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-===== Como Usar ===== 
-Para usar um ponto de Equipamento, o jogador declara que seu personagem possui um item que pode auxiliar naquela situação, e faz a descrição do objeto. Caso o MJ aprove, o jogador apaga um ponto de sua ficha e o item se torna permanente em seu inventário. Caso o item seja especialmente benéfico, caro ou grande, o MJ pode exigir o gasto de dois ou mais pontos. 
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-===== Como Recuperar ===== 
-Pela sua própria natureza //desconhecida//, é difícil determinar em que situações um Equipamento pode ser recuperado. O MJ, no entanto, tem algumas possibilidades: 
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-  * O personagem pode trocar pontos de Riqueza por de Equipamento quando houver a possibilidade (por exemplo, se os personagens estão em uma cidade que possua lojas ou encontram um mercador pelo caminho). A taxa de troca é normalmente 1 para 1, ou seja, um ponto de Riqueza se transforma em um ponto de Equipamento, mas o MJ pode variar isso para simular altos preços. O MJ, no entanto, //não// deve exigir preços altos por //Equipamentos exóticos// — esse tipo de Equipamento deve ser explicitamente comprado pelos personagens (usando Riqueza) ou encontrados em suas aventuras. 
-  * O MJ pode oferecer pontos de Equipamento como recompensa caso o personagem seja //especialmente// bem representado pelo jogador em uma determinada situação, ou também como prêmio pela realização de tarefas, ou ainda permitir que sejam encontrados em tesouros. 
  
modulo/universal/recurso/equipamentos.1696533685.txt.gz · Última modificação: 2023/10/05 19:21 por jnalon