modulo:universal:conceitos-psicologicos
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- | ====== Características Psicológicas ====== | ||
- | Os Conceitos a seguir são // | ||
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- | Cada seção está retraída para que você encontre mais facilmente o que procura. Clique nos títulos para ver a descrição. | ||
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- | ++++ Ambicioso | | ||
- | Seu personagem é ambicioso: ele tem um objetivo em mente, e fará tudo para atingi-lo. Normalmente, | ||
- | esse objetivo está relacionado a obter algum tipo de poder, seja econômico, material ou social. | ||
- | Determine seu objetivo junto ao MJ. Você receberá benefícios em toda situação que ajudar a | ||
- | atingi-lo, mas poderá parecer obcecado por ele para os seus companheiros. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Analítico | | ||
- | Sua mente é analítica: ao se deparar com um problema, você tenta enxergar todas as formas lógicas de | ||
- | entendê-lo, | ||
- | máquinas, computadores e autômatos, por exemplo. Infelizmente, | ||
- | máquinas, mas você tenta analisá-las pelo mesmo parâmetro, o que lhe dá algum prejuízo nessas | ||
- | situações. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Ansioso | | ||
- | Uma pessoa ansiosa vive pela expectativa do futuro. Não necessariamente uma boa expectativa pelos | ||
- | frutos de um trabalho ou pelos benefícios que aparecerão, | ||
- | pode acontecer. Sempre que houver alguma dúvida do resultado de um planejamento, | ||
- | sentirá ansioso, o que pode atrapalhar na tomada de suas decisões. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Apático | | ||
- | Para o personagem apático, nada é emocionante, | ||
- | catástrofes ou a sucessos inimagináveis nada dizem a ele, e é difícil tentar levá-los a se empolgar | ||
- | com alguma coisa. //Cuidado// ao escolher este Conceito, pois é difícil fazer com que personagens | ||
- | apáticos se motivem a qualquer coisa, o que pode tornar a sua participação na campanha bastante | ||
- | limitada. Como sempre, converse com o MJ. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Ataques de Fúria | | ||
- | Em determinadas situações, | ||
- | |||
- | Não é necessário, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Beligerante | | ||
- | Você gosta de confrontos. Não necessariamente físicos, mas você gosta de colocar a prova alguma de | ||
- | suas capacidades diretamente contra as de outras pessoas. Você briga na rua, entra em processos | ||
- | desnecessários, | ||
- | confronto, mas recupera um ponto de Energia toda vez que causar um desnecessariamente. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Bisbilhoteiro | | ||
- | Seu personagem sente a necessidade de saber tudo a respeito de todas as pessoas — até mesmo, e principalmente, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Bondade / Crueldade | | ||
- | O que é bondade? O que é crueldade? São perguntas difíceis de responder, porque as respostas estão baseadas em uma série de convenções das relações entre as pessoas e as sociedades em geral. O inimigo de nossa nação é sempre caracterizado como //cruel//, porque ele deseja tomar nossas terras e matar nosso povo — mas, para eles, //nós// somos cruéis pelo mesmo motivo. | ||
- | |||
- | Ainda assim, é possível definir bondade e crueldade através de seus efeitos nas pessoas. Se o seu personagem é bondoso, então, quando possível, ele toma todas as ações ao seu alcance para que qualquer sofrimento que elas tenham se esvaneça. O personagem bondoso vai dar comida e água ao faminto, curar os doentes, resgatar prisioneiros injustos, defender as pessoas contra quem quer lhe causar injúria e lutar pelos mais fracos. | ||
- | |||
- | O personagem cruel, no entanto, age ao contrário disso. Ao ver uma pessoa passando fome, joga a comida no chão para vê-la se humilhar; ao ver uma pessoa com sede, desperdiça sua água. Lutará pelo lado que lhe pagar mais, independente de quem vai sofrer ou quais danos serão causados. Tripudiará dos inválidos e maltratará os doentes. | ||
- | |||
- | É possível ver que a maior parte das pessoas têm um comportamento neutro em relação a essas coisas: todos nós já ajudamos pessoas que precisavam de ajuda, mas também já maltratamos — nem que tenha sido sem intenção — quem necessitou de nós. Para um personagem explicitamente bondoso ou cruel, essa natureza é irresistível. O personagem precisará gastar 1 ponto de Energia para sobrepujar sua tendência. | ||
- | |||
- | //O MJ deve prestar atenção!!// | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Carente | | ||
- | Seu personagem tem algum tipo de carência, talvez afetiva, talvez por baixa auto-estima, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Charmoso | | ||
- | Seu personagem tem charme. Ele não é sedutor, e suas qualidades não são sexuais, mas ele tem aquele | ||
- | algo a mais que conquista as pessoas. Com um belo sorriso e as palavras certas, você consegue mudar | ||
- | a disposição delas com relação a você. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Cínico | | ||
- | Você tem alguns problemas em confiar em outras pessoas e principalmente acreditar em suas | ||
- | motivações. Na sua forma de ver, nenhuma das atitudes dos outros é o que parece ser, elas sempre | ||
- | escondem alguma coisa e, pior que isso, seu objetivo real é sempre levar algum tipo de vantagem. | ||
- | Você precisa gastar um ponto de Energia para acreditar nas motivações alheias, mas ganha um ponto de | ||
- | Energia toda vez que suas desconfianças se mostram realidade. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Compaixão | | ||
- | Seu personagem tem o coração mole: é só alguém contar uma história triste para conseguir a sua | ||
- | simpatia e trazê-lo para o seu lado. Você se sente propenso a ajudar as pessoas que parecem em | ||
- | dificuldades e em certos casos até arriscaria objetivos maiores por elas. Você precisa gastar um | ||
- | ponto de Energia para evitar esse comportamento. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Compulsão | | ||
- | Seu personagem tem um costume ou um comportamento que não consegue evitar; é quase uma segunda natureza para ele. Compulsões podem ser comportamentos obsessivos, necessidade de ordem, cleptomania, | ||
- | |||
- | Se você assumir esse Conceito, escolha um comportamento compulsivo: seu personagem o repete sempre que possível. Quando se vê incapaz de repeti-lo, sofre as penalidades em todas as Tarefas que deseja executar, ou gastar um ponto de Energia para conseguir ignorar a compulsão. Você pode ter um comportamento //Muito Compulsivo// | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Concentração | | ||
- | Quando este Conceito é assumido como uma qualidade, então mesmo em situações de perigo ou de caos, seu personagem consegue manter a calma e focar na tarefa que está sendo executada. Nessas situações, | ||
- | |||
- | Se é assumido como como um defeito, então seu personagem é facilmente distraído, e tem dificuldade em se concentrar. Ao tentar realizar qualquer Tarefa em um ambiente conturbado ou com muitas distrações, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Conspiracionista | | ||
- | Os governos mentem, as grandes corporações mentem. Nada é tão simples quanto você pode ver com seus próprios olhos — sempre existe alguma coisa grande que estão escondendo, e isso vai prejudicar toda a população. Mas você está acordado, você viu a realidade, e não vai deixar que eles ponham as mãos em você. | ||
- | |||
- | Conspiracionistas acreditam que existe um enorme plano secreto acordado entre as mais poderosas organizações de sua sociedade, e que elas planejam manter o status-quo nem que seja através de ações terríveis: envenenar os reservatórios com drogas para o controle mental; esconder a existência de alienígenas; | ||
- | |||
- | Em geral, conspiracionistas soam como lunáticos, e isso influencia todas as suas relações sociais. É irresistível para um conspiracionista emendar em suas conversas uma explicação de como tudo está conectado; também é irresistível tentar encaixar qualquer informação nova dentro de sua visão. | ||
- | |||
- | //Por outro lado, no entanto//, cenários conspiracionistas em RPGs não são incomuns, e talvez seja uma grande vantagem ter esse Conceito. Como sempre, o MJ decide em que situações isso é ativado, e como são influenciadas. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Coragem / Covardia | | ||
- | Se o seu personagem tem Coragem como um de seus Conceitos, ele recebe bônus em toda Tarefa que se revelar um ato corajoso, como salvar uma criança de um edifício em chamas ou enfrentar desarmado um oponente perigoso. Isso pode ser uma faca de dois gumes: sempre que a oportunidade de mostrar coragem aparecer, seu personagem pode se sentir compelido a aproveitá-la. Será necessário o uso de um ponto de Energia para ignorar a compulsão. | ||
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- | Por outro lado, se o seu personagem for Covarde, ele tenta escapar de toda e qualquer situação que possa lhe oferecer perigo. Isso inclui combates armados! Sempre que a oportunidade se apresentar, você deve gastar um ponto de Energia para ignorar sua covardia e enfrentar a situação, ou colocar o rabo entre as pernas e fugir dela. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Criatividade | | ||
- | A criatividade pode aparecer de duas formas diferentes. Seu personagem pode ter livre expressão artística, e é capaz de criar obras de arte (de qualquer natureza) a partir de um ponto de inspiração. Nesses casos, você recebe modificadores em toda situação que exigir expressão artística, especialmente para criar novas obras. | ||
- | |||
- | Em outro caso, seu personagem consegue criar saídas diferentes para problemas incomuns: pensando fora da caixa e encontrando soluções inusitadas. Você ganhará modificadores em qualquer situação em que um problema muito complexo se apresentar. Isso se aplica à criação de máquinas e mecanismos. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Curiosidade | | ||
- | Você não consegue resistir à tentação de investigar mais a fundo o que chama a sua atenção. Pode ser um livro com uma capa estranha em uma biblioteca, a pena colorida de um pássaro no meio da rua ou até mesmo a vida pessoal de alguém. Quando algo atiçar a sua curiosidade, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Duro de Coração | | ||
- | Não é que você não consiga sentir o que incomoda os outros, e não é nem que você não se importe. O | ||
- | que acontece é que você tem outras prioridades, | ||
- | seus objetivos. Você precisa gastar um ponto de Energia para se emocionar com as dores de outrem. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Egocêntrico | | ||
- | O mundo gira ao seu redor, e o que quer que aconteça, seja o que for, tem você como personagem | ||
- | principal. Pessoas conversando estão falando sobre você; se alguma tragédia acontece, o importante é | ||
- | como ela o atinge. Você coloca as necessidades de outras pessoas sempre em segundo plano para que | ||
- | possa atingir o topo, e é incapaz de analisar as situações por um ponto de vista que não seja o seu. | ||
- | É necessário gastar um ponto de Energia para reverter esse comportamento. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Egoísta | | ||
- | Parecido com o Egocêntrico, | ||
- | //suas//, e de mais ninguém, e quando se divide uma conquista, ele quer a melhor parte para si. Ele | ||
- | pode respeitar a propriedade alheia, é claro, desde que a sua seja respeitada também. Você precisa | ||
- | gastar um ponto de Energia para lidar com as coisas de maneira menos autocentrada. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Empatia | | ||
- | Empatia é a capacidade de uma pessoa de colocar-se no lugar de outros e entender o que ela está sentindo ou pensando. Se o seu personagem tem este Conceito, então ele receberá bônus todas as vezes em que tentar se relacionar socialmente com outras pessoas (como em situações diplomáticas, | ||
- | |||
- | Se o seu personagem tem Falta de Empatia, no entanto, essas situações acarretam em penalidades. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Empatia Animal | | ||
- | O personagem com este Conceito consegue entender, prever e direcionar melhor o comportamento de um animal feroz ou domesticado que se coloque à sua frente. Você ganhará bônus em toda situação que tentar domesticar um animal, tentar espantar um animal selvagem ou comandar um animal doméstico. Você pode entender também se eles estão sentindo dores, se estão assustados, ou com medo, etc. | ||
- | |||
- | Se o seu personagem tem Falta de Empatia Animal, no entanto, ele recebe penalidades nessas situações, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Excesso de Confiança | | ||
- | Você sabe que é bom em tudo, e poucas pessoas podem atingir o seu grau de habilidade -- em qualquer | ||
- | área de atuação. Ou, pelo menos, é o que você imagina. Em qualquer situação que o resultado seja | ||
- | duvidoso, seu personagem pula à frente com a certeza de que é a única pessoa capaz de resolver. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Exibido | | ||
- | Existem coisas que você considera um grande motivo de orgulho, e todos os seus amigos deveriam | ||
- | concordar. Você utiliza qualquer oportunidade para mostrar o que considera o seu grande exemplo de | ||
- | grandeza, a ponto de incomodar e constranger as pessoas. Você precisa gastar um ponto de Energia | ||
- | para evitar trazer o assunto a qualquer interação social; caso contrário, as pessoas podem acabar | ||
- | perdendo o interesse em conversar com você. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Falante | | ||
- | Seu personagem gosta de vocalizar tudo o que vivencia. Não é que você seja incapaz de manter a boca fechada, mas sempre que a situação permitir — por exemplo, quando não há perigo — e ele não é o centro das atenções, você vai inventar algum assunto para que as pessoas prestem atenção em você. Não é preciso dizer que existem situações em que isso vai atrapalhar e muito — seu personagem precisa gastar 1 ponto de Energia para manter a boca fechada. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Fanfarrão | | ||
- | Não importa o que é o assunto, você sempre vai tentar contar vantagem e chamar a atenção para você. Se alguém conta que caçou um gazela, você caçou um elefante; se alguém encontrou uma moeda de ouro, você encontrou dez. Você não precisa necessariamente estar mentindo — embora você faça isso de vez em quando — mas a forma como você conta a história sempre tende a diminuir os méritos de quem participa da conversa. Não é necessário dizer que isso prejudica interações sociais e que seu personagem precisa gastar 1 ponto de Energia para resistir à tentação de contar uma história maior que a do seu interlocutor. | ||
- | |||
- | E, é claro, se alguém na mesa da taverna disser que existe um perigo que pessoa nenhuma consegue enfrentar... bom, você não pode deixar isso passar em branco. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Fobia | | ||
- | Existe alguma coisa que desperta um medo irracional em seu personagem. Especifique o que é, pode ser qualquer coisa: aranhas, palhaços, altura, etc. Sempre que estiver tentando realizar uma ação qualquer na presença do objeto de sua fobia, seu personagem recebe penalidades, | ||
- | |||
- | Você pode colocar quantificadores em uma característica como esta: uma fobia //Grande// significa que a penalidade é mais significativa, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Força de Vontade | | ||
- | Se você deseja um personagem com grande capacidade de resistir a pressão psicológica, | ||
- | |||
- | Por outro lado, se você assumir este Conceito como um defeito, sua força de vontade é mais fraca, e você receberá penalidades nessas situações, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Frivolidade | | ||
- | Você dá grande importância a coisas muito pequenas, em geral, coisas que só dizem respeito a você | ||
- | mesmo, e com as quais os outros não se preocupam tanto. Por exemplo, você pode estar em um momento | ||
- | excessivamente preocupado se o seu cartão de visitas é realmente atraente ou não -- quando isso te | ||
- | cansar, você passa para uma outra preocupação frívola semelhante. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Ganancioso | | ||
- | Existem riquezas a serem ganhas mundo afora, e elas deveriam ser todas suas. Um personagem | ||
- | ganancioso não pode admitir ter menos do que tudo que é capaz: muito dinheiro, ou muito poder, ou | ||
- | talvez uma coleção gigantesca de livros de RPG. Você eventualmente agirá contra os interesses das | ||
- | pessoas ao seu redor para satisfazer a sua ganância, e é necessário gastar um ponto de Energia para | ||
- | evitar o comportamento. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Honestidade | | ||
- | Seu personagem tem dificuldade em contar uma mentira ou fingir uma reação — ele é bem transparente e as pessoas costumam enxergar através dele. Sempre que tentar ser desonesto, seu personagem recebe penalidades ou deve gastar um ponto de Energia para tanto. | ||
- | |||
- | O efeito é o mesmo para tentar enganar os outros. Sendo honesto, seu personagem tem uma grande dificuldade em passar os outros para trás. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Hedonista | | ||
- | A vida tem vários prazeres, e você quer experimentar todos. Ao invés de procurar afazeres | ||
- | construtivos, | ||
- | vontades. Essa característica se relaciona não apenas com prazeres sensuais, mas com coisas mais | ||
- | simples como comidas e bebidas, ou simplesmente passar uma tarde sem fazer nada. É necessário que | ||
- | seu personagem gaste um ponto de Energia quando precisa evitar um prazer nunca experimentado antes. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Imprudência | | ||
- | Seu personagem é imprudente: seu primeiro pensamento é sempre a sua decisão, e vai tentar colocá-la em prática o quanto antes. Se ele acha que atacar o acampamento inimigo é a melhor ideia, ou tentar alcançar o outro lado do penhasco balançando-se em um cipó é possível, ele vai tentar fazer isso sem pensar em outras possibilidades. Será necessário gastar 1 ponto de Energia para conter o ímpeto. | ||
- | |||
- | Por outro lado, você pode ser excessivamente prudente, significando que você jamais toma uma ação qualquer sem considerar todas as opções. É óbvio que isso pode atrasar o seu grupo em momentos fundamentais. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Indecisão | | ||
- | Um personagem indeciso tem dificuldade para tomar decisões. Quando diversas alternativas se apresentam, ele é capaz de ficar horas ponderando sobre qual delas é mais adequada, sem jamais conseguir chegar a uma conclusão. Personagens com essa característica, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Invejoso | | ||
- | As conquistas dos outros -- seu sucesso, posição social, dinheiro e outros motivos de orgulho -- | ||
- | são causa de ressentimento para você. Quando você convive com alguém que conseguiu sucesso em uma | ||
- | área em que você falhou, sua interação com essa pessoa é prejudicada. Se o ressentimento prosseguir | ||
- | por algum tempo, você pode começar a criar boatos e inventar mentiras para justificar por que eles | ||
- | conseguem o que você é incapaz. É necessário gastar um ponto de Energia para evitar o comportamento, | ||
- | mas note que a inveja é algo duradouro. Seu personagem ganharia bastante em tratar a condição. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Janota | | ||
- | Seu personagem gosta de se vestir bem, sempre em completa sincronia com a moda, com as roupas e o penteado da estação. Está sempre bem arrumado, de banho tomado e perfumado. Isso faz com que ele sempre ganhe bônus em iterações sociais, mas podem existir pessoas que achem que esse tipo de comportamento é falso e arrogante — especialmente em sociedades mais pobres ou menos desenvolvidas. A forma como o personagem se veste também pode parecer estranha quando entre estrangeiros — que têm padrões de moda diferentes. | ||
- | |||
- | Adicionalmente, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Líder | | ||
- | Você tem a capacidade de inspirar as pessoas e levá-las a realizar feitos por você. É típico em todo | ||
- | tipo de empreitada que dependa das ações de diversas pessoas -- uma delas compreende melhor como | ||
- | motivar as outras a atingir o objetivo comum. O líder ganha benefícios ao tentar esse tipo de ação. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Oportunista | | ||
- | O oportunista é aquele que aproveita as oportunidades para crescer. Infelizmente, | ||
- | acontece à custa de outros. Seu personagem busca proveito pessoal de alguma natureza, se | ||
- | beneficiando de situações criadas por outros. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Pessimista | | ||
- | Para você, tudo vai dar errado. Não importa o que seja, as chances são poucas, quando não são nulas, | ||
- | e para que se importar se não há chance de sucesso? Quando se encontrar em uma situação ruim, seu | ||
- | personagem recebe prejuízos para tomar alguma atitude, já que ele imagina que já está derrotado. Um | ||
- | ponto de Energia deve ser gasto para fazê-lo retornar à ação. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Preguiça | | ||
- | Todo corpo só muda seu movimento se uma força for aplicada a ele. Quanto a você, prefere ficar parado se as circunstâncias não exigirem que você se mova. Sempre que você precisar realizar algum trabalho enfadonho, ou fazer alguma coisa que //pode ficar para amanhã//, encontrar a motivação para isso é necessário. Você recebe penalidades nas primeiras fases de um trabalho prolongado, ou talvez precise gastar alguns pontos de Energia para se colocar em movimento. | ||
- | |||
- | Note que isso não significa que você vai ficar deitado olhando o acampamento ser invadido por uma horda de bárbaros — você não perde o senso de autopreservação. | ||
- | |||
- | Por outro lado, você também pode ser especialmente motivado: nesse caso, qualquer mínima ideia atiça a sua mente, e você precisa por ela em prática o mais rápido possível. Você precisa gastar Energia para manter a calma e planejar as coisas com um pouco mais de tranquilidade. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Sanguinário | | ||
- | Quando a violência é a única resposta, seu personagem abusa da oportunidade. E, quando a violência | ||
- | não é a única resposta, ele vai tentar fazer com que seja. Seu personagem aprecia causar ferimentos, | ||
- | extrair sangue e matar desnecessariamente. // | ||
- | vilões, e não deveria ser assumida por heróis especialmente em cenários idealizados. Converse com o | ||
- | MJ para saber se isso é apropriado. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Sedutor | | ||
- | Possíveis parceiros em encontros sensuais oferecem pouca resistência ao seu personagem. Você sabe o | ||
- | que falar, como se mover, em que momentos sorrir para provocar o desejo em seu interlocutor. Em | ||
- | situações que envolvam sedução, seu personagem ganha benefícios. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Segredo | | ||
- | Seu personagem tem algum segredo que prefere não revelar para ninguém. Se você encontrar uma pessoa que conheça seu segredo, ou ele for minimamente relevante para o tema da conversa, você ficará ansioso e nervoso, e precisa se esforçar para que as pessoas não percebam seu estado e fiquem curiosas. Você recebe penalidades para debater com aquela pessoa ou se posicionar sobre o tema em discussão. | ||
- | |||
- | Você pode fazer com que seu segredo seja um outro Conceito qualquer. Nesse caso, seu segredo também provê penalidades, | ||
- | |||
- | Não é necessário contar aos outros jogadores o que é o seu segredo — afinal, é um segredo. No entanto, o MJ deveria estar informado — provavelmente, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Senso de Humor Ruim | | ||
- | Esse Conceito pode aparecer de duas maneiras diferentes. Na primeira forma, seu personagem simplesmente não compreende as piadas ou situações engraçadas, | ||
- | |||
- | Como um outro aspecto, seu personagem pode simplesmente ser ruim para contar piadas, incapaz de fazer com que as pessoas achem graça nela, e causando situações constrangedoras. Esse aspecto não é independente do outro, e os dois coexistem. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Teimosia | | ||
- | Se o seu personagem forma uma opinião ou toma uma decisão, ele dificilmente mudará de ideia. Não importa se quem tenta te convencer tem bons argumentos ou não, você tem a incapacidade de aceitar um pensamento diferente do seu. Personagens que tentarem convencer você receberão uma penalidade em qualquer tentativa; e você mesmo precisará gastar um ponto de Energia caso deseje que seu personagem mude de ideia. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Timidez | | ||
- | Ter todas as atenções voltadas para você é um sacrifício — seja ao conversar com uma pessoa desconhecida, | ||
- | |||
- | As primeiras interações de seu personagem com outros é sempre uma situação de constrangimento na qual você receberá penalidades (que podem sumir assim que houver familiaridade entre as partes). Flerte e sedução são situações problemáticas, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Vício | | ||
- | Seu personagem é viciado em alguma coisa — um objeto, uma substância, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
modulo/universal/conceitos-psicologicos.1683758349.txt.gz · Última modificação: 2023/05/10 22:39 por jnalon