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Diferenças
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modulo:universal:conceitos-fisicos [2023/04/24 22:03] – Adição da régua. jnalon | modulo:universal:conceitos-fisicos [2023/05/25 17:21] (atual) – removida jnalon | ||
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- | ====== Características Físicas Inatas ====== | ||
- | Os Conceitos abaixo são // | ||
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- | Cada seção está retraída para que você possa encontrar mais facilmente o que procura. Clique nos títulos para ver a descrição aparecer. | ||
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- | ++++ Alergia | | ||
- | Seu personagem não pode ter contato com alguma substância que o faz ter ataques de alergia. Escolha o que ativa a reação, pode ser qualquer coisa: flores, amendoins, o ar das masmorras, produtos de limpeza, e qualquer outro. Quando na presença dessa substância (ou quando ela for respirada, ou ingerida), seu personagem recebe penalidades na realização de qualquer tarefa. | ||
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- | Se sua alergia for //Muito Grave//, as penalidades são mais altas. Se a alergia for // | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Altura | | ||
- | Se você deseja um personagem que pareça grande, assuma este como um de seus Conceitos. Seu personagem é mais alto que a média, e ganha vantagens sempre que ser alto for benéfico. Por outro lado, um personagem que pareça pequeno tem esta mesma característica, | ||
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- | De maneira geral, não é recomendável que personagens utilizem quantificadores (//Muito//, // | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Ambidestria | | ||
- | No Scop, você pode escolher livremente se seu personagem é destro ou canhoto, essa escolha não afeta nenhuma das situações do jogo (se ele for canhoto, no entanto, ele pode ser mal visto em algumas sociedades — lembre-se que cada Conceito pode ter efeitos colaterais imprevistos). | ||
- | |||
- | Se a ocasião aparecer, no entanto, em que você não puder ou não quiser usar sua mão dominante (por exemplo, se ela for ferida) e precisar usar a outra mão, isso acarretará em penalidades. Possuir este Conceito elimina essas penalidades. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Autodidata | | ||
- | Se seu personagem tem acesso a uma biblioteca, vídeos de orientação ou até mesmo a materiais para fazer sua própria experimentação, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Cicatriz | | ||
- | Seu personagem tem a marca da cicatrização de algum ferimento profundo que não pode esconder facilmente. Sua origem pode ser um corte em uma batalha, queimadura, ácido ou de qualquer outra natureza — o problema é que a marca causa alguma repulsa nas pessoas, e isso lhe provê penalidades em iterações sociais. | ||
- | |||
- | Por outro lado, sua cicatriz pode fazer seu personagem parece perigoso, e algumas pessoas podem achar isso estimulante. Se o seu personagem conseguir tirar proveito disso, você pode receber bônus em Tarefas de sedução, ou até mesmo tornar mais fácil a contratação como guarda-costas ou mercenário. Ou, ainda, uma cicatriz pode ser a marca de um rito de passagem pelo qual você passou, sem a qual seu personagem não terá o respeito dos seus conterrâneos. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Dificuldades de Fala | | ||
- | Se você deseja que seu personagem tenha algum impedimento de fala, utilize este Conceito. Seu personagem pode ter gagueira ou outras dificuldades para se expressar verbalmente, | ||
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- | Note que isso não impede que seu personagem se comunique muito bem de outras formas, como escrita ou por gestos. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Doença | | ||
- | Seu personagem sofre de alguma doença congênita ou adquirida, que o causa problemas de vez em quando. Não é uma doença grave nem representa perigo de vida — na maior parte das vezes. No entanto, você tem dias bons e dias ruins — e nos dias ruins, a doença lhe traz penalidades para toda e qualquer Tarefa que você deseja realizar. Se os ataques da doença forem Extremamente Ruins, então essas são situações debilitantes que colocam seu personagem na cama e impedem que ele realize qualquer Tarefa. | ||
- | |||
- | A frequência dos ataques dependem da gravidade da doença, e fica a critério do MJ quando eles aparecem. Se o personagem for bem sucedido em um teste de suas características físicas, no entanto, ele pode resistir ao ataque e não receber penalidades, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Forte | | ||
- | Quando é necessário resolver os problemas fisicamente, | ||
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- | Por outro lado, um personagem //Fraco// tem dificuldades nesse tipo de ação, e como consequência, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Mau Cheiro | | ||
- | Do corpo de seu personagem sai um cheiro, digamos, característico. Não é um cheiro agradável, e você recebe penalidades em interações sociais por causa dele — especialmente em grandes festas da alta sociedade (os bêbados das tavernas não se importam tanto). Você pode gastar 1 ponto de Energia para mitigá-lo, significando que você tomou um banho e se cobriu de perfume, mas o efeito disso passa após algum tempo. | ||
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- | Adicionalmente, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Memória | | ||
- | Se você deseja que sua memória seja prodigiosa, assuma este Conceito. Seu personagem receberá bônus sempre que tentar relembrar alguma informação com a qual já tenha tomado contato. | ||
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- | Da mesma maneira, se sua memória for ruim, assuma este Conceito como um defeito. Você receberá penalidades em qualquer momento que tentar recuperar uma informação de sua mente. A critério do MJ, você pode ser incapaz de se lembrar, ou se lembrar da informação errada. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Noção de Perigo | | ||
- | Seu personagem talvez não saiba descrever, mas interpretando intuitivamente os sinais sutis ao seu redor, é capaz de descobrir se está em perigo ou não. Isso envolve, por exemplo, reconhecer a atitude das pessoas em uma taverna lotada em que uma briga está prestes a ser desencadeada, | ||
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- | Por outro lado, se o seu personagem tem Senso de Perigo Equivocado, ele tem a tendência a se confundir e interpretar errado esses sinais. Nas mesmas situações, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Pele Dura | | ||
- | Se você quiser um personagem que seja mais difícil de machucar do que o normal, faça esse um de seus Conceitos. Você terá vantagem em qualquer situação que precise absorver ou receber dano físico, como combates e quedas. Por outro lado, nas mesmas situações descritas acima, um personagem frágil estará mais vulnerável. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Reflexos Rápidos | | ||
- | Seu você tem essa característica como um benefício, seu personagem ganha vantagens toda vez que reagir rápido for um fator importante. Isso inclui situações de combate. Por outro lado, se você assumir este Conceito como um defeito, seu personagem será mais lento e reagirá menos prontamente que o normal. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Senso de Direção | | ||
- | Se o seu personagem tem esta característica como uma qualidade, então ele consegue se orientar melhor que os outros mesmo em situações em que pontos de referência são escassos ou quase inexistentes, | ||
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- | Como um defeito, essa característica vai causar problemas toda vez que seu personagem precisar encontrar o seu caminho. | ||
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- | ++++ Senso de Tempo | | ||
- | Se o seu personagem tem essa característica como uma virtude, então ele tem uma noção excelente da passagem de tempo. Ele receberá bônus ao tentar determinar quanto tempo falta para que um determinado Evento aconteça, desde que tenha alguma referência. Por exemplo, se alguém menciona que //"em quinze minutos a bomba explodirá"//, | ||
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- | Isso também permite que ele saiba estimar muito bem que horas são, independente de ser dia ou noite, e se ele está atrasado ou adiantado para algum encontro ou evento. | ||
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- | Se o personagem assume essa característica de forma prejudicial, | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Sentidos Alterados | | ||
- | Se você deseja que seu personagem tenha um de seus sentidos mais sensível que o normal, faça esse um dos seus Conceitos. Note que esse Conceito se aplica a apenas um sentido embora, a critério do MJ, possa se referir a sentidos mágicos ou sobrenaturais de maneira geral. Seu personagem sempre estará em vantagem quando precisa utilizar esse sentido. | ||
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- | Da mesma maneira, se você quer que seu personagem tenha limitações, | ||
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- | Se você deseja que seu personagem seja completamente desprovido de um sentido (por exemplo, sendo Cego ou Surdo), basta usar assumir que a limitação está em um grau tão severo que impede que Tarefas envolvendo o sentido específico sejam executadas. Nesse caso, assuma o Conceito com nível -3 ou mais. | ||
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- | **Exemplo**\\ | ||
- | Jogadores e MJ não devem supor que um personagem é incapaz de fazer alguma coisa apenas porque está privado de um dos sentidos — os outros sentidos podem compensar sua falta. Por exemplo, um Ladrão cego ainda pode destravar armadilhas e abrir fechaduras utilizando seu tato, e localizar seus inimigos em combate através do som. | ||
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- | Nesses casos, assuma que o personagem faz suas ações sem penalidades. Caso exista alguma dúvida, o MJ pode perguntar ao jogador como ele usa seus outros sentidos para realizar as Tarefas. Recomenda-se veementemente que MJ e jogadores pesquisem como limitações são superadas. | ||
- | ++++ | ||
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- | ++++ Sono Leve / Pesado | | ||
- | Se você tem sono leve, acorda e é capaz de se colocar em prontidão rapidamente. Esse Conceito é ativado em qualquer situação em que seu personagem está dormindo e precisa entrar em ação, na maioria das vezes compensando as penalidades dessas situações. Por outro lado, seu sono pode ser instável, e isso pode afetar a recuperação de sua Energia. Ao ser acordado durante seu descanso, você pode imediatamente iniciar suas atividades sem penalidades. | ||
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- | Da mesma forma, o sono pesado faz com que seu personagem seja difícil de acordar, demorando muito tempo para se colocar em prontidão e recebendo penalidades adicionais em situações como as descritas acima. Por outro lado, seu sono quase sempre é bastante restaurador, | ||
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- | ++++ Tique Nervoso | | ||
- | Seu corpo tem pequenos movimentos locais, repetitivos e involuntários. Descreva o que é: o canto da sua boca pode puxar para o lado, fazendo uma careta; ou uma sequência de piscadelas involuntárias, | ||
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- | Além disso, esses movimentos têm fundo nervoso — e isso significa que sempre que você ficar com medo, ansioso, bravo ou dominado por alguma emoção, eles se intensificam, | ||
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- | ++++ Visão Noturna | | ||
- | Personagens com esse Conceito sabem lidar com situações como baixa luminosidade ou escuridão, eliminando as penalidades em situações em que a pouca luz afeta o que pode ser visto. Isso inclui combates no escuro. Note que esse sentido não funciona na // | ||
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- | Se assumido como um defeito, o personagem encontra ainda mais dificuldade em lidar com a escuridão. Não significa que sua visão seja ruim: as penalidades podem acontecer porque seu personagem não é capaz de encontrar referências para seus movimentos na escuridão, o que o deixa atraplhado. Como sempre, descrever o Conceito é uma grande ajuda. | ||
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- | ++++ Voz Melodiosa | | ||
- | A voz de seu personagem é naturalmente bela e agradável de ser ouvida. Ao pronunciar discursos, declamar poemas ou performar canções, você ganha os bônus deste Conceito. Por outro lado, se você assumir este Conceito como um defeito, sua voz é naturalmente irritante, e pode lhe causar penalidades não apenas nessas situações, | ||
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modulo/universal/conceitos-fisicos.1682373800.txt.gz · Última modificação: 2023/04/24 22:03 por jnalon