Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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modulo:start [2023/05/10 21:49] – Divisão das características universais. jnalonmodulo:start [2024/11/13 19:23] (atual) – [Gêneros] Correção de link. jnalon
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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulos.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
 +  metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG) 
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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
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 +{{ images:header-modulos.jpg }}
  
 ====== Módulos ====== ====== Módulos ======
-O [[..:Sistema Básico]] do Scop mostram como lidar com as situações mais comuns em jogo. Mas, um jogo de RPG precisa de mais que isso para funcionar: precisa de um ambiente nos quais as aventuras se desenrolam. +O [[:sistema_basico|Sistema Básico]] do Scop mostram como lidar com as situações mais comuns em jogo. Mas, um jogo de RPG precisa de mais que isso para funcionar: precisa de um ambiente nos quais as aventuras se desenrolam. 
  
-Esta página contém alguns tipos módulos para o seu jogo, detalhados abaixo, seguindo do mais simples para o mais complexo. Não é incomum que um módulo faça referência a outro: na verdade, isso é desejável -- assim, não é preciso repetir o trabalho. Você pode usar isso para construir //muito rapidamente// um cenário para o seu jogo. Na verdade, você pode criar o seu mundo de forma muito semelhante à forma como você cria um personagem: imagine que cada módulo é um [[..:conceitos|Conceito]] do seu mundo!+Esta página contém alguns tipos módulos para o seu jogo, detalhados abaixo, seguindo do mais simples para o mais complexo. Não é incomum que um módulo faça referência a outro: na verdade, isso é desejável -- assim, não é preciso repetir o trabalho. Você pode usar isso para construir //muito rapidamente// um cenário para o seu jogo. Na verdade, você pode criar o seu mundo de forma muito semelhante à forma como você cria um personagem: imagine que cada módulo é um [[sistema:conceitos|Conceito]] do seu mundo!
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} +===== Kits Introdutórios ===== 
-~~NOTOC~~+[[:modulo:kits|{{:covers:cover-kits.jpg?128x192 }}]] 
 +Se você quer pular direto para uma aventura, e aprender e sentir como o Scop funciona, siga para essa página. Há uma série de aventuras prontas que você pode utilizar para introduzir o sistema ao seu grupo, progredindo passo-a-passo desde as ideias mais simples até situações mais complexas. Essas aventuras são simples, mas podem ser jogadas como //one-shots// ou mesmo como o início de campanhas mais duradouras. Há diversos cenários diferentes, escolha o que mais gosta!
  
-===== Genéricos ===== +[[modulo:kits|Kits Introdutórios]]
-Ainda que seja possível, com um pouco de criatividade, lidar com qualquer circunstância que apareça nas aventuras, muitas vezes é bom ter um conjunto pronto de regras para lidar com elas. Os módulos básicos contém sistemas e ideias para você lidar com coisas como Magias de diferentes tipos, Psiquismo e outros Poderes, ou simplesmente Conceitos e Recursos mais comuns. Os módulos abaixo suprem a necessidade.+
  
-  ? [[modulo:Características Universais]] +----
-  : Conceitos, Habilidades, Recursos e outras características genéricas que podem ser usadas em qualquer tipo de cenário.+
  
-  ? [[modulo:Conceitos]] +===== Listas de Características ===== 
-  : Conceitos em diversas categorias diferentes que podem ser usadas em qualquer tipo de cenários com poucas adaptações.+[[:modulo:genericos|{{:covers:cover-genericos.jpg?128x192 }}]] 
 +Quando seu grupo se sentir à vontade para criar seus próprios personagens, você vai encontrar aqui maiores informações sobre Conceitos, Habilidades, Poderes e outras características que podem ser usadas para dar flexibilidade e diversidade aos protagonistas de sua campanha.
  
-  ? [[modulo:Habilidades]] +Ese você está criando seu próprio cenário, consultar essas listas pode te ajudar ter inspiração a respeito de que Conceitos e Habilidades usar, quais Poderes podem existir, e assim por diante.
-  : Habilidades universaiscomuns qualquer tipo de ambientação.+
  
-  ? [[modulo:Recursos]] +[[:modulo:genericos|Conceitos, Habilidades, Poderes e mais.]]
-  : Recursos encontrados em campanhas de qualquer natureza.+
  
-  ? [[modulo:Habilidades Especiais]] +----
-  : Habilidades Especiais são poderes de pequena magnitude que separam o personagem de um humano normal.+
  
-  ? [[modulo:Magias]] +===== Gêneros ===== 
-  : Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.+[[:modulo:generos|{{:covers:cover-genero.jpg?128x192 }}]] 
 +Em RPG, o //gênero// define o estilo e a atmosfera do mundo de jogo, estabelecendo temas, tipos de personagens, desafios e expectativas para a narrativa, como ocorre em filmes ou livros. Cada gênero sugere elementos específicos: magia e heroísmo na fantasia; medo e mistério no terror; tecnologia vapor e dilemas sociais no //steampunk//.
  
-  ? [[modulo:Religiões]] +O Scop tem vários módulos de gêneros sobre os quais você pode criar a sua campanha -- com detalhes da ambientação, dos lugares-comuns e estereótipos, bem como Conceitos, Habilidades e outras características -- que vão servir de inspiração e diminuir o seu trabalho. Assim, você pode se concentrar naquilo que faz o seu mundo ser especial! 
-  : Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.+ 
 +[[:modulo:generos|Gêneros de cenários.]]
  
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-===== Cenários Básicos ===== +===== Bestiários ===== 
-Muitos grupos de jogos preferem desenvolver seus cenários aos poucosconforme as aventuras progridem a campanha se desenrola. Neste tipo de cenárioo Scop relaciona apenas algumas ideias básicas que você pode aproveitar, bem como Conceitos, Habilidades, Recursos e outras características mais comuns. Em alguns casos, você vai encontrar listas de personagens prontos, personagens coadjuvantes típicos e até mesmo criaturas. Ou seja, tudo que você precisa para iniciar uma campanha e desenvolver o seu mundo como preferir.+[[:modulo:bestiario|{{:covers:cover-bestiario.jpg?128x192 }}]] 
 +O que seria de uma aventura sem antagonistasanimais monstros fantásticos para os aventureiros enfrentarem? Neste link, você encontra uma série de módulos com as mais variadas criaturas para adicionar à sua campanha, desde animais comuns personagens do Mestre até monstros das mais variadas mitologias.
  
-Pense nos cenários básicos como //"esqueletos"// sobre os quais um cenário completo pode ser criado. +[[:modulo:bestiario|AnimaisMonstros, Coadjuvantes muito mais.]]
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-  ? [[modulo:Fantasia Medieval]] +
-  : O cenário mais comum e típico de fantasia medievalcom raças fantásticas magia por todo lugar.+
  
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-===== Cenários Completos ===== +===== Cenários ===== 
-Há também muitos grupos que gostam de criar mundos completos, ou mundos que já foram tão explorados que podem gerar compêndios inteirosEstes cenários são mais desenvolvidos, e contém um mundo,  sua geografiasua história, os locais mais importantes e sugestões de aventuras e campanhas que o Mestre do Jogo pode desenvolver. +[[:modulo:cenarios|{{:covers:cover-cenarios.jpg?128x192 }}]] 
- +Um dos elementos mais importantes da história da qual seu grupo participa é o //cenário//:mundo, sua geografia sua história, os países, as relações políticas, as sociedades, e tudo mais. Muitos grupos jogam por meses a fio, explorando cenários prontos ou criando os seus própriosEssa página tem vários cenários prontos para você jogarse você procura a adaptação de seu filme ou série favoritos, olhe aqui também.
-Adaptações de cenários e outros RPGs já existentes aparecem aqui tambémSe você criar uma adaptaçãonão se esqueça de mencionar o original! Seus jogadores vão gostar de ver referências adicionais para o seu cenário.+
  
-  ? [[modulo:Herdeiros da Heresia:]] +[[:modulo:cenarios|Cenários prontos.]]
-  : Cenário medieval baseado no RPG //"Heirs to Heresy: The Fall of the Knights Templar"//, publicado pela [[https://ospreypublishing.com/us/osprey-games/|Osprey Games]]. Os personagens são Cavaleiros Templários em fuga após o desmantelamento da Ordem na fatídica Sexta-Feira 13.+
modulo/start.1683755381.txt.gz · Última modificação: 2023/05/10 21:49 por jnalon