modulo:poder:magia:magia_vanciana
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===== Aprendendo Feitiços ===== | ===== Aprendendo Feitiços ===== | ||
- | O mago pode aprender feitiços no momento da criação do personagem: | + | O mago pode aprender feitiços no momento da criação do personagem: |
- | Em termos narrativos, o Mago aprende a Magia quando a copia para o seu Livro de Feitiços. Para isso, é necessário que ele tenha acesso à formulação escrita em algum lugar. As fontes mais comuns são pergaminhos, | + | Feitiços, como toda Habilidade relacionada |
- | Caso o personagem decida pesquisar por conta própria, ele deverá gastar | + | Em termos narrativos, |
- | Caso o //jogador// tenha uma ideia para um feitiço novo para seu personagem aprender, basta consultar | + | Caso o personagem deseje descobrir feitiços por conta própria, ele deve gastar algum tempo realizando pesquisas e anotando resultados. Após esse período, o feitiço terá sido aprendido em seu nível mínimo, devendo evoluir normalmente a partir daí. O mesmo procedimento se aplica ao aprendizado com um professor. |
+ | |||
+ | Caso o //jogador// tenha uma ideia para um feitiço novo para seu personagem aprender, basta seguir | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | O uso de magia exige (normalmente) duas componentes: | + | O uso de magia exige normalmente duas componentes |
- | Para que o feitiço seja executado, | + | * **A componente verbal** consiste em palavras de encantamento |
+ | * **A componente gestual** é uma movimentação específica, também realizada em sequência, e em sincronia | ||
- | Se todas as condições forem atendidas, a realização da magia exige o gasto de um ponto de Energia e um teste simples. | + | Para que o feitiço seja executado, o mago deve ser capaz de falar e gesticular. Se o mago estiver amordaçado, |
+ | |||
+ | Se todas as condições forem atendidas, a conjuração | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee decide criar //Luz// para que seu grupo consiga enxergar melhor o que vem pela frente. Sua Habilidade na magia é +1, e ela é //Boa com estudos//, o que lhe dá dois dados adicionais em seu teste, um total de quatro dados. Kaylee usa um ponto de Energia e joga os dados, obtendo 1, 3, 7 e 10, o que dá um resultado de 4. O MJ decide | + | Kaylee decide criar //Luz// para que seu grupo consiga enxergar melhor o que vem pela frente. Sua Habilidade na magia é +1, e ela é //Boa com estudos//, o que lhe dá dois dados adicionais em seu teste, um total de quatro dados. Kaylee usa um ponto de Energia e joga os dados, obtendo 1, 3, 7 e 10, o que dá um resultado de 4. O MJ cria um [[: |
++++ | ++++ | ||
==== Truques ==== | ==== Truques ==== | ||
- | Se a ambientação for especialmente mágica | + | Ao contrário de feitiços convencionais, |
- | Um Truque não é um feitiço estabelecido e formulado (como os listados abaixo), mas a manipulação crua e intuitiva da Energia Mística, e por esse motivo, qualquer Mago é capaz de realizar qualquer Efeito. | + | A principal vantagem é que um truque |
- | Para decidir se a magia pode ser colocada em ação, faça um teste simples, sem gastar Energia. Nenhuma Habilidade se aplica (afinal, é apenas a manipulação da Energia | + | Em compensação, suas efeitos são limitados e menos confiáveis |
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- | Um Truque //pode// ser usado para causar ferimentos em um inimigo, | + | |
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===== Lista de Magias ===== | ===== Lista de Magias ===== | ||
- | Normalmente, | + | Os feitiços |
+ | |||
+ | Cada descrição | ||
+ | |||
+ | Alguns feitiços //não têm// nível definido, e exceto | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 86: | Linha 93: | ||
++++ | ++++ | ||
- | Cada entrada tem uma sugestão de como usá-las em jogo, e como utilizar os resultados. Considerando | + | Caso o feitiço |
- | + | ||
- | Caso a Magia que você deseja | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | |
modulo/poder/magia/magia_vanciana.1739453477.txt.gz · Última modificação: 2025/02/13 13:31 por jnalon