modulo:poder:magia:magia_vanciana
Diferenças
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modulo:poder:magia:magia_vanciana [2023/08/07 20:08] – Correção a respeito do custo da magia. jnalon | modulo:poder:magia:magia_vanciana [2025/02/13 14:50] (atual) – [Lista de Magias] Melhoria no texto. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ modulo: | ||
====== Magia Vanciana ====== | ====== Magia Vanciana ====== | ||
O sistema de magia mais difundido em jogos e cenários de RPG é baseado nos trabalhos de Jack Vance (de onde vem o nome), especialmente em **The Dying Earth**. Os princípios básicos são os seguintes: | O sistema de magia mais difundido em jogos e cenários de RPG é baseado nos trabalhos de Jack Vance (de onde vem o nome), especialmente em **The Dying Earth**. Os princípios básicos são os seguintes: | ||
- | * A magia é realizada através de // | + | * A magia é realizada através de // |
- | * Não existe um //" | + | * Não existem |
- | * Para que um mago realize um feitiço, ele deve previamente memorizá-lo, | + | * Para lançar |
+ | |||
+ | Como os feitiços só podem ser reaprendidos após algum tempo de estudo, os magos precisam planejar cuidadosamente quais deles serão memorizados, | ||
- | A Magia Vanciana, com algumas | + | A Magia Vanciana, com algumas |
Para a adaptação ao Scop, vamos realizar algumas simplificações, | Para a adaptação ao Scop, vamos realizar algumas simplificações, | ||
Linha 16: | Linha 23: | ||
===== Conceito ===== | ===== Conceito ===== | ||
- | Para que um personagem possa realizar este tipo de magia, ele deve escolher //Magia Vanciana// como a resposta à pergunta //" | + | Para que um personagem possa realizar este tipo de magia, ele deve escolher //Magia Vanciana// como a resposta à pergunta //" |
- | A Magia Vanciana é um Poder em níveis. Assim, o mago iniciante tem acesso apenas aos feitiços de primeiro nível. | + | A Magia Vanciana é um Poder em níveis. Assim, o mago iniciante tem acesso apenas aos feitiços de primeiro nível. |
- | Assim que for possível, o personagem | + | Cada feitiço é tratado como uma Habilidade separada, |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Bia deseja que Kaylee seja uma feiticeira, e declara que seu Poder é a Magia. No entanto, ela quer ser um pouco mais forte que uma iniciante. | + | Bia deseja que Kaylee seja uma feiticeira, e declara que seu Poder é a Magia. No entanto, ela quer ser um pouco mais forte que uma iniciante. |
++++ | ++++ | ||
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===== Aprendendo Feitiços ===== | ===== Aprendendo Feitiços ===== | ||
- | O mago pode aprender feitiços no momento da criação do personagem: | + | O mago pode aprender feitiços no momento da criação do personagem: |
- | Em termos narrativos, o Mago aprende a Magia quando a copia para o seu Livro de Feitiços. Para isso, é necessário que ele tenha acesso à formulação escrita em algum lugar. As fontes mais comuns são pergaminhos, | + | Feitiços, como toda Habilidade relacionada |
- | Caso o personagem decida pesquisar por conta própria, ele deverá gastar | + | Em termos narrativos, |
- | Caso o //jogador// tenha uma ideia para um feitiço novo para seu personagem aprender, basta consultar | + | Caso o personagem deseje descobrir feitiços por conta própria, ele deve gastar algum tempo realizando pesquisas e anotando resultados. Após esse período, o feitiço terá sido aprendido em seu nível mínimo, devendo evoluir normalmente a partir daí. O mesmo procedimento se aplica ao aprendizado com um professor. |
+ | |||
+ | Caso o //jogador// tenha uma ideia para um feitiço novo para seu personagem aprender, basta seguir | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 51: | Linha 60: | ||
===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | O uso de magia exige (normalmente) duas componentes: | + | O uso de magia exige normalmente duas componentes |
- | Para que o feitiço seja executado, | + | * **A componente verbal** consiste em palavras de encantamento |
+ | * **A componente gestual** é uma movimentação específica, também realizada em sequência, e em sincronia | ||
- | Se todas as condições forem atendidas, a realização da magia exige o gasto de um ponto de Energia e um teste simples. | + | Para que o feitiço seja executado, o mago deve ser capaz de falar e gesticular. Se o mago estiver amordaçado, |
+ | |||
+ | Se todas as condições forem atendidas, a conjuração | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee decide criar //Luz// para que seu grupo consiga enxergar melhor o que vem pela frente. Sua Habilidade na magia é +1, e ela é //Boa com estudos//, o que lhe dá dois dados adicionais em seu teste, um total de quatro dados. Kaylee usa um ponto de Energia e joga os dados, obtendo 1, 3, 7 e 10, o que dá um resultado de 4. O MJ decide | + | Kaylee decide criar //Luz// para que seu grupo consiga enxergar melhor o que vem pela frente. Sua Habilidade na magia é +1, e ela é //Boa com estudos//, o que lhe dá dois dados adicionais em seu teste, um total de quatro dados. Kaylee usa um ponto de Energia e joga os dados, obtendo 1, 3, 7 e 10, o que dá um resultado de 4. O MJ cria um [[: |
++++ | ++++ | ||
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+ | ==== Truques ==== | ||
+ | Ao contrário de feitiços convencionais, | ||
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+ | A principal vantagem é que um truque //não exige Energia//! Para realizar um truque, faça um teste simples. Nenhuma Habilidade se aplica (afinal, é apenas a manipulação da Energia que existe ao redor), mas os Conceitos relevantes devem ser levados em consideração. | ||
+ | |||
+ | Em compensação, | ||
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===== Lista de Magias ===== | ===== Lista de Magias ===== | ||
- | Normalmente, | + | Os feitiços |
+ | |||
+ | Cada descrição tem uma sugestão de como usar o feitiço em jogo, e como interpretar os resultados. Considerando | ||
+ | |||
+ | Alguns feitiços //não têm// nível definido, e exceto | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Por exemplo, para usar Contramagia e desfazer uma magia de nível 2, o Mago //precisa// ter Magia em nível 2 ou maior, ou ele é incapaz de compreender as nuances da energia mística envolvidas. O custo da Magia é definido da mesma forma. | + | Por exemplo, para usar Contramagia e desfazer uma magia de nível 2, o Mago //precisa// ter Magia em nível 2 ou maior, ou ele é incapaz de compreender as nuances da energia mística envolvidas. |
++++ | ++++ | ||
- | Cada entrada tem uma sugestão de como usá-las em jogo, e como utilizar os resultados. Considerando | + | Caso o feitiço |
- | + | ||
- | Caso a Magia que você deseja | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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- | ? [[magia:poder:vanciana: | + | ? [[modulo:poder:escola:adivinhacao|Adivinhação]] |
: A Escola de Adivinhação se preocupa com a aquisição de informações e a revelação de fatos. É a escola que permite identificar objetos mágicos e suas propriedades. | : A Escola de Adivinhação se preocupa com a aquisição de informações e a revelação de fatos. É a escola que permite identificar objetos mágicos e suas propriedades. | ||
- | ? [[magia:poder:vanciana: | + | ? [[modulo:poder:escola:conjuracao|Conjuração]] |
: As Magias da Escola de Conjuração permitem conjurar seres e objetos de distâncias longínquas, | : As Magias da Escola de Conjuração permitem conjurar seres e objetos de distâncias longínquas, | ||
- | ? [[magia:poder:vanciana: | + | ? [[modulo:poder:escola:encantamento|Encantamento]] |
: Os Encantamentos lidam com a influência sobre a mente, seja ela humana ou animal (ou de outra natureza). Também nessa Escola está a criação de ilusões. | : Os Encantamentos lidam com a influência sobre a mente, seja ela humana ou animal (ou de outra natureza). Também nessa Escola está a criação de ilusões. | ||
- | ? [[magia:poder:vanciana: | + | ? [[modulo:poder:escola:protecao|Proteção]] |
: A Escola de Magias de Proteção trata da defesa e do impacto sobre outros feitiços. Ela abrange elementos como círculos de proteção, barreiras mágicas e outras formas de salvaguarda. | : A Escola de Magias de Proteção trata da defesa e do impacto sobre outros feitiços. Ela abrange elementos como círculos de proteção, barreiras mágicas e outras formas de salvaguarda. | ||
- | ? [[magia:poder:vanciana: | + | ? [[modulo:poder:escola:transmutacao|Transmutação]] |
: A Transmutação lida com a modificação da matéria ou a manipulação de energias místicas ou elementais. | : A Transmutação lida com a modificação da matéria ou a manipulação de energias místicas ou elementais. | ||
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No entanto, se o grupo assim desejar, é possível incluir essa restrição adicional. A lista de feitiços acima não traz os componentes materiais de cada magia, mas é fácil improvisar alguma coisa: imagine que cada feitiço precisa de tantos ingredientes quanto seu nível, mas cuidado para não tornar isso excessivamente complexo. O mago deve ter os ingredientes e a liberdade de utilizá-los para realizar o feitiço, e sua falta gera as mesmas penalidades que a falta de qualquer outra componente. | No entanto, se o grupo assim desejar, é possível incluir essa restrição adicional. A lista de feitiços acima não traz os componentes materiais de cada magia, mas é fácil improvisar alguma coisa: imagine que cada feitiço precisa de tantos ingredientes quanto seu nível, mas cuidado para não tornar isso excessivamente complexo. O mago deve ter os ingredientes e a liberdade de utilizá-los para realizar o feitiço, e sua falta gera as mesmas penalidades que a falta de qualquer outra componente. | ||
- | Outra opção é transformar as componentes materiais em [[: | + | Outra opção é transformar as componentes materiais em [[:sistema:equipamentos# |
++++ | ++++ | ||
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É possível também inserir essa restrição no seu universo. Se for esse o caso, então o mago precisa, antes de seu descanso para recuperar a Energia, consultar seu livro e escolher quais feitiços usará no dia seguinte. A quantidade de feitiços que o mago consegue decorar depende de seu Poder e seus Conceitos — o mago não pode decorar mais feitiços do que 3 + Nível de Magia + Conceitos. | É possível também inserir essa restrição no seu universo. Se for esse o caso, então o mago precisa, antes de seu descanso para recuperar a Energia, consultar seu livro e escolher quais feitiços usará no dia seguinte. A quantidade de feitiços que o mago consegue decorar depende de seu Poder e seus Conceitos — o mago não pode decorar mais feitiços do que 3 + Nível de Magia + Conceitos. | ||
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- | Uma condição alternativa — bastante restritiva, então utilize com cuidado — o mago deve relacionar exatamente //quais// feitiços e //quantas vezes// eles serão utilizados. A restrição, | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Energia Mística | | ++++ Energia Mística | | ||
- | Misturar a Energia normal com a Energia Mística pode ser desgastante para o personagem. Ele pode se encontrar esgotado muito rapidamente em um cenário em que a utilização de Magias é intensa e situações complicadas exijam que ele Busque Suas Forças. Se o MJ quiser dar um pouco mais de liberdade para seus usuários de magia, pode criar um novo característica, | + | Misturar a Energia normal com a Energia Mística pode ser desgastante para o personagem. Ele pode se encontrar esgotado muito rapidamente em um cenário em que a utilização de Magias é intensa e situações complicadas exijam que ele Busque Suas Forças. Se o MJ quiser dar um pouco mais de liberdade para seus usuários de magia, pode criar uma nova característica, |
A quantidade inicial é igual a 6, e ela é recuperada ao mesmo tempo e na mesma taxa que a Energia comum. | A quantidade inicial é igual a 6, e ela é recuperada ao mesmo tempo e na mesma taxa que a Energia comum. | ||
Linha 137: | Linha 156: | ||
===== Seção do Criador ===== | ===== Seção do Criador ===== | ||
- | ++++ Separação por Escolas | | + | ++++ Restrição de Escolas | |
Para facilitar a vida do seus magos, //Magia// é considerada uma coisa só, e em princípio qualquer Mago pode aprender qualquer Magia de qualquer Escola. Mas isso não precisa ser assim: você //pode// restringir a quantidade de Escolas às quais o Mago tem acesso. Isso fica a seu critério: a sugestão é que cada nível de Magia dê acesso a uma Escola. | Para facilitar a vida do seus magos, //Magia// é considerada uma coisa só, e em princípio qualquer Mago pode aprender qualquer Magia de qualquer Escola. Mas isso não precisa ser assim: você //pode// restringir a quantidade de Escolas às quais o Mago tem acesso. Isso fica a seu critério: a sugestão é que cada nível de Magia dê acesso a uma Escola. | ||
> **Exemplo**\\ Kaylee tem Magia em nível +2. Isso significa que ela tem acesso a duas Escolas de Magia das quais pode escolher seus feitiços. Ela escolhe // | > **Exemplo**\\ Kaylee tem Magia em nível +2. Isso significa que ela tem acesso a duas Escolas de Magia das quais pode escolher seus feitiços. Ela escolhe // | ||
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modulo/poder/magia/magia_vanciana.1691438914.txt.gz · Última modificação: 2023/08/07 20:08 por jnalon