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Diferenças
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modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:08] – [Realizando Feitiços] Melhorias no texto. jnalon | modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/09/16 17:20] (atual) – Remoção de termos desnecessários. jnalon | ||
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==== Resistência ==== | ==== Resistência ==== | ||
- | Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //" | + | Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //" |
Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, | Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, | ||
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===== As Ações ===== | ===== As Ações ===== | ||
- | Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento, ou do clérigo sobre cada Essência. | + | Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento. |
Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo: | Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo: | ||
- | * **Compreender: | + | * **Compreender: |
* **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado. | * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado. | ||
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===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, | + | O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, |
- | Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento | + | Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento e uma Ação conhecida pelo personagem. Essa combinação determina o tipo de efeito produzido. |
- | A Afinidade do personagem define qual elemento ou essência | + | A Afinidade do personagem define qual Elemento |
- | * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos | + | * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos com os quais possua Afinidade. |
* **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe. | * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe. | ||
Linha 147: | Linha 147: | ||
* **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação). | * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação). | ||
* **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa! | * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa! | ||
- | * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento | + | * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e, se o teste for bem-sucedido, |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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==== Conjurações Complexas ==== | ==== Conjurações Complexas ==== | ||
- | Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento | + | Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento e/ou mais de uma Ação. Essas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteis, mas exigem mais controle e preparo. |
Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações: | Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações: | ||
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- | ===== Criando Novos Elementos | + | ===== Seção do Mestre |
- | Os Elementos descritos acima são os // | + | |
- | Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário | + | ++++ Cuidado com as Combinações! | |
+ | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência | ||
- | ++++ Exemplo | | + | O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance. |
- | Se você deseja incluir | + | |
- | * **Criar Mente:** criação | + | Mas a combinação |
- | * **Manipular Mente:** alterar | + | |
- | * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | + | |
- | * **Destruir Mente:** apagar memórias. | + | |
- | ++++ | + | |
- | Para garantir | + | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // |
- | ==== Defina | + | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. |
- | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe | + | |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | + | |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== | + | ---- |
- | Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ===== Seção do Criador ===== |
- | Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | + | |
- | * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | + | ++++ Criando Novos Elementos | |
- | * **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | + | Os Elementos descritos acima são os // |
- | * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | + | |
- | * **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões | + | |
- | ++++ | + | |
- | ==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== | + | Exemplos |
- | Cada escolha | + | |
- | ++++ Exemplo | + | > **Exemplo**\\ Se você deseja incluir |
- | Em um cenário futurista, podemos adicionar | + | > |
- | ++++ | + | > **Criar Mente:** criação de falsas memórias. |
+ | > **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. | ||
+ | > **Compreender Mente: | ||
+ | > **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
- | ---- | + | > **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar // |
- | ===== Seção do Mestre ===== | + | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. |
- | ++++ Cuidado com as Combinações! | | + | Verifique também se o Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha |
- | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade | + | |
- | O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem | + | > **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto |
- | Mas a combinação | + | Certifique-se |
- | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o //resultado// nos dados seja tão alto que seja impossível um personagem sozinho e em apenas | + | > **Exemplo**\\ Se escolhermos |
+ | > | ||
+ | > **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | ||
+ | > **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | ||
+ | > **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando | ||
+ | > **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
- | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | ||
++++ | ++++ | ||
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modulo/poder/magia/magia_elemental.1754417328.txt.gz · Última modificação: 2025/08/05 18:08 por jnalon