Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:poder:magia:magia_elemental

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:08] – [Realizando Feitiços] Melhorias no texto. jnalonmodulo:poder:magia:magia_elemental [2025/09/16 17:20] (atual) – Remoção de termos desnecessários. jnalon
Linha 68: Linha 68:
  
 ==== Resistência ==== ==== Resistência ====
-Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //"Tenho Resistência ao Elemento X"//, ou //"Tenho Resistência à Essência X"//+Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //"Tenho Resistência ao Elemento X"//
  
 Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, a penalidade correspondente é aplicada ao resultado do teste do conjurador. Essa penalidade é igual ao nível da Resistência e é subtraída do Nível de Sucesso. Se, após aplicar essa penalidade, o resultado cair abaixo da Dificuldade da tarefa, o efeito falha. Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, a penalidade correspondente é aplicada ao resultado do teste do conjurador. Essa penalidade é igual ao nível da Resistência e é subtraída do Nível de Sucesso. Se, após aplicar essa penalidade, o resultado cair abaixo da Dificuldade da tarefa, o efeito falha.
Linha 77: Linha 77:
  
 ===== As Ações ===== ===== As Ações =====
-Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento, ou do clérigo sobre cada Essência.+Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento.
  
 Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo: Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo:
  
-  * **Compreender:** Permite ao mago perceber, analisar e deduzir informações relacionadas ao Elemento ou Essência, obtendo conhecimento que não seria acessível por meios naturais. Esse entendimento é mágico e pode revelar aspectos ocultos, vestígios e padrões invisíveis.+  * **Compreender:** Permite ao mago perceber, analisar e deduzir informações relacionadas ao Elemento, obtendo conhecimento que não seria acessível por meios naturais. Esse entendimento é mágico e pode revelar aspectos ocultos, vestígios e padrões invisíveis.
  
   * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado.   * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado.
Linha 125: Linha 125:
  
 ===== Realizando Feitiços ===== ===== Realizando Feitiços =====
-O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, lembre-se que a Afinidade com um Elemento ou Essência é uma Habilidade Especial, e todos os casos podem ser tratados como descrito antes.+O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, lembre-se que a Afinidade com um Elemento é uma Habilidade Especial, e todos os casos podem ser tratados como descrito antes.
  
-Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento ou Essência e uma Ação conhecida pelo personagem. Essa combinação determina o tipo de efeito produzido.+Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento e uma Ação conhecida pelo personagem. Essa combinação determina o tipo de efeito produzido.
  
-A Afinidade do personagem define qual elemento ou essência ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica por caminhos diferentes -- mas, em termos de regras, todos seguem o mesmo processo de conjuração:+A Afinidade do personagem define qual Elemento ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica por caminhos diferentes -- mas, em termos de regras, todos seguem o mesmo processo de conjuração:
  
-  * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos ou Essências com os quais possua Afinidade.+  * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos com os quais possua Afinidade.
   * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe.   * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe.
  
Linha 147: Linha 147:
   * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação).   * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação).
   * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa!   * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa!
-  * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento ou Essência utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia.+  * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e, se o teste for bem-sucedido, adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 162: Linha 162:
  
 ==== Conjurações Complexas ==== ==== Conjurações Complexas ====
-Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento (ou Essência) e/ou mais de uma Ação. Essas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteis, mas exigem mais controle e preparo.+Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento e/ou mais de uma Ação. Essas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteis, mas exigem mais controle e preparo.
  
 Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações: Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações:
Linha 182: Linha 182:
 ---- ----
  
-===== Criando Novos Elementos ===== +===== Seção do Mestre =====
-Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasia, especialmente os baseados em Fantasia Medieval Europeia. Não existe, no entanto, absolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// Elementos. Você pode dar o tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.+
  
-Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem VidaMenteEspírito e outrosUm cenário baseado na China Antigapor exemplo, pode usar ÁguaAr, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros.+++++ Cuidado com as Combinações! | 
 +É possível notar que, em sistemas como esseo jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordináriosEssa liberdadeno entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogocomo a existência de combinações muito poderosas.
  
-++++ Exemplo | +O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance.
-Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar):+
  
-  * **Criar Mente:** criação de falsas memórias. +Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, //especialmente// com alguns Elementos que podem ser um pouco mais poderososPor exemplo, um personagem pode ter combinação //Criar Vida//. Em teoria, essa combinação seria o indicado para curar ferimentos causados em batalha ou eliminar doenças, por exemploNa prática, um personagem pode tentar utilizá-lo para criar um golem ou ressuscitar um companheiro caído em batalha.
-  * **Manipular Mente:** alterar percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. +
-  * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. +
-  * **Destruir Mente:** apagar memórias. +
-+++++
  
-Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados funcionais dentro do sistemasiga os passos abaixo:+Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o //resultado// nos dados seja tão alto que seja impossível um personagem sozinho em apenas um teste seja capaz de ter sucesso. Ressuscitar uma pessoa morta, por exemplopode ter dificuldade 80 ou 100 -- possível apenas com a colaboração de várias pessoas em um ritual demorado.
  
-==== Defina Identidade do Elemento ==== +Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida um golem é uma coisauma outra completamente diferente é dar a ele inteligência.
-Decida se o Elemento tem uma identidade claraou ele se sobrepõe outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. +
- +
-++++ Exemplo | +
-Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de //Escuridão// ou //Trevas//, pois, caso contrário, seria apenas uma variação de //Destruir Fogo// ou //Luz//. Você pode definir que Sombra lida com ocultação, medo e absorção de energia luminosa, tornando-o único -- e, talvez, dependendo do cenário, com aquilo que se esconde no coração dos homens.+
 ++++ ++++
  
-==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== +----
-Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores.+
  
-++++ Exemplo | +===== Seção do Criador =====
-Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades:+
  
-  * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. +++++ Criando Novos Elementos | 
-  * **Manipular Som:** Redirecionar vozessilenciar áreas ou distorcer palavras. +Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasiaespecialmente os baseados em Fantasia Medieval EuropeiaNão existeno entantoabsolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// Elementos. Você pode dar o tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.
-  * **Destruir Som:** Anular vibrações sonorastornando um local completamente silencioso. +
-  * **Compreender Som:** Identificar ecosler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. +
-+++++
  
-==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== +Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem Vida, Mente, Espírito e outrosUm cenário baseado na China Antiga, por exemplo, pode usar Água, Ar, Fogo, Metal Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros.
-Cada escolha de Elemento molda visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade que entende magia ciência de forma diferente da nossa.+
  
-++++ Exemplo +> **Exemplo**\\ Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventurasas Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar): 
-Em um cenário futurista, podemos adicionar //Circuitos// como um Elemento, representando tecnologia vivaEle poderia ser Criado (gerar conexões), Manipulado (reconfigurar máquinas), Destruído (desativar sistemas) e Compreendido (ler códigos ocultos)Isso reflete um mundo onde magia e tecnologia coexistem. +
-+++++>  **Criar Mente:** criação de falsas memórias. 
 +>  **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou forma como ela interpreta a situação. 
 +>  **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. 
 +>  **Destruir Mente:** apagar memórias.
  
-----+> **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar //Circuitos// como um Elemento, representando a tecnologia viva. Ele poderia ser Criado (gerar conexões), Manipulado (reconfigurar máquinas), Destruído (desativar sistemas) e Compreendido (ler códigos ocultos). Isso reflete um mundo onde magia e tecnologia coexistem.
  
-===== Seção do Mestre =====+Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário.
  
-++++ Cuidado com as Combinações! | +Verifique também se Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenárioSe o mundo trata //Energia// como um Elementopor exemploisso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa.
-É possível notar que, em sistemas como esse, jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordináriosEssa liberdadeno entantopode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência de combinações muito poderosas.+
  
-O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemploum personagem //não vai// conseguir gerar sozinho instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance.+> **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de //Escuridão// ou //Trevas//, pois, caso contrário, seria apenas uma variação de //Destruir Fogo// ou //Luz//. Você pode definir que Sombra lida com ocultação, medo absorção de energia luminosa, tornando-o único -- e, talvez, dependendo do cenário, com aquilo que se esconde no coração dos homens.
  
-Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, //especialmente// com alguns Elementos que podem ser um pouco mais poderososPor exemploum personagem pode ter combinação //Criar Vida//Em teoriaessa combinação seria o indicado para curar ferimentos causados em batalha ou eliminar doençaspor exemplo. Na prática, um personagem pode tentar utilizá-lo para criar um golem ou ressuscitar um companheiro caído em batalha.+Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações. Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e CompreendidoSe alguma dessas Ações não parece fazer sentidoentão considere ampliar abrangência do ElementoPor outro ladose parece que tudo é possíveltalvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores.
  
-Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o //resultado// nos dados seja tão alto que seja impossível um personagem sozinho e em apenas um teste seja capaz de ter sucesso. Ressuscitar uma pessoa mortapor exemplopode ter dificuldade 80 ou 100 -- possível apenas com a colaboração de várias pessoas em um ritual demorado.+> **Exemplo**\\ Se escolhermos //Som// como um Elementodevemos definir como ele interage com as Habilidades: 
 +>  
 +> **Criar Som:** Gerar barulhosecos ou até melodias encantadas. 
 +> **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. 
 +> **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. 
 +> **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares.
  
-Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. 
 ++++ ++++
 +
 +----
  
modulo/poder/magia/magia_elemental.1754417328.txt.gz · Última modificação: 2025/08/05 18:08 por jnalon