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modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 17:26] – [As Ações] Melhorias no texto. jnalon | modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:28] (atual) – Seção do Criador. jnalon | ||
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* **Água:** Elemento fluido, versátil e persistente. Está ligado a líquidos de todo o tipo -- desde a água potável até venenos, sangue, bebidas alcoólicas ou mercúrio líquido. Por sua relação com o sangue, está relacionado com a saúde de um indivíduo, e é o Elemento a ser invocado quando o desejo é curar (ou machucar) alguém. | * **Água:** Elemento fluido, versátil e persistente. Está ligado a líquidos de todo o tipo -- desde a água potável até venenos, sangue, bebidas alcoólicas ou mercúrio líquido. Por sua relação com o sangue, está relacionado com a saúde de um indivíduo, e é o Elemento a ser invocado quando o desejo é curar (ou machucar) alguém. | ||
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* **Ar:** relaciona-se a todas as substâncias gasosas, que podem expandir ou contrair em um espaço fechado, bem como vento, som e, em alguns casos, até mesmo a eletricidade. É o elemento da leveza, do movimento e da expansão. O mago que domina o Ar compreende melhor as condições de tempo, e consegue moldar ambientes com brisas ou pequenas rajadas. Em um indivíduo, o Ar é normalmente relacionado aos seus processos mentais. | * **Ar:** relaciona-se a todas as substâncias gasosas, que podem expandir ou contrair em um espaço fechado, bem como vento, som e, em alguns casos, até mesmo a eletricidade. É o elemento da leveza, do movimento e da expansão. O mago que domina o Ar compreende melhor as condições de tempo, e consegue moldar ambientes com brisas ou pequenas rajadas. Em um indivíduo, o Ar é normalmente relacionado aos seus processos mentais. | ||
+ | |||
* **Fogo:** o mais perigoso e imprevisível dos Elementos, está relacionado a tudo que envolve energia, como a gerada pela combustão de materiais, mas também calor e luz. É o elemento da transformação rápida e da destruição súbita, mas também da luz e da inspiração. Em um indivíduo, o Fogo é costumeiramente relacionado ao seu estado de espírito e força de vontade. | * **Fogo:** o mais perigoso e imprevisível dos Elementos, está relacionado a tudo que envolve energia, como a gerada pela combustão de materiais, mas também calor e luz. É o elemento da transformação rápida e da destruição súbita, mas também da luz e da inspiração. Em um indivíduo, o Fogo é costumeiramente relacionado ao seu estado de espírito e força de vontade. | ||
+ | |||
* **Terra:** representa tudo que é sólido, denso e resistente, desde o pó ao granito, incluindo também metais se o MJ permitir. É o elemento da estabilidade, | * **Terra:** representa tudo que é sólido, denso e resistente, desde o pó ao granito, incluindo também metais se o MJ permitir. É o elemento da estabilidade, | ||
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* **Percepção e entendimento: | * **Percepção e entendimento: | ||
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* **Habilidades práticas: | * **Habilidades práticas: | ||
+ | |||
* **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento carrega significados simbólicos e culturais, que podem refletir na maneira como o mago se comunica ou é percebido pelos outros. Um mago associado ao Fogo pode ser visto como enérgico ou impulsivo; já alguém ligado ao Ar pode ser persuasivo, eloquente ou volúvel. | * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento carrega significados simbólicos e culturais, que podem refletir na maneira como o mago se comunica ou é percebido pelos outros. Um mago associado ao Fogo pode ser visto como enérgico ou impulsivo; já alguém ligado ao Ar pode ser persuasivo, eloquente ou volúvel. | ||
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Escolha as Ações que seu personagem consegue realizar como parte das Habilidades quando estiver criando o personagem. Você não ganha Habilidades extras ou bônus para obter Ações adicionais — essas Ações fazem parte das disponíveis no momento da criação. | Escolha as Ações que seu personagem consegue realizar como parte das Habilidades quando estiver criando o personagem. Você não ganha Habilidades extras ou bônus para obter Ações adicionais — essas Ações fazem parte das disponíveis no momento da criação. | ||
+ | |||
+ | As tabelas abaixo mostram como cada Ação influencia cada Elemento. | ||
+ | |||
+ | === Água === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Gerar água potável, invocar uma onda, formar uma poça ou névoa densa. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | === Ar === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Criar rajadas de vento, gerar sons, formar uma nuvem de poeira. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | === Fogo === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Acender chamas, gerar calor, provocar combustão espontânea. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | |||
+ | === Terra === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Levantar muros de pedra, invocar picos, formar barro ou estruturas sólidas. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
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===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | A conjuração | + | O lançamento |
- | * **Declare | + | Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento ou Essência |
- | * **Gaste 1 ponto de Energia**. Mesmo que o teste falhe, essa Energia não é recuperada. | + | |
- | A jogada de teste é a mesma, mas a quantidade | + | A Afinidade do personagem define qual elemento ou essência ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam |
- | * **Comece com dois dados**, como em todos os outros casos. | + | * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos ou Essências com os quais possua Afinidade. |
- | * **Acrescente bônus e penalidades** devidos aos Conceitos. | + | * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe. |
- | | + | |
- | * **Jogue os dados e compute o resultado normalmente**. | + | |
- | * **Adicione o nível da Afinidade com o Elemento** ao [[: | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja | + | Kaylee deseja |
- | ++++ | + | |
- | Um Mago pode tornar seus feitiços mais complexos ao combinar Elementos ou Ações. Faça como antes: descreva os efeitos desejados, e quais combinações de Elementos e Ações deseja realizar. Nessa situação, o nível efetivo da Afinidade | + | Como se pode ver, este método |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular. | + | |
- | + | ||
- | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1. Das duas Habilidades, | + | |
++++ | ++++ | ||
- | A forma como os efeitos afetam | + | Se o seu personagem tem a combinação certa de Afinidade |
- | ---- | + | O teste para conjurar um feitiço segue o mesmo procedimento dos demais, com as seguintes particularidades: |
- | ===== Criando Novos Elementos ===== | + | * **O teste começa com o Dado de Base**, como qualquer Tarefa comum. |
- | Os Elementos descritos acima são os // | + | * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme |
- | + | * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se | |
- | Exemplos de outros Elementos | + | * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além | + | Para criar os dardos |
- | * **Criar Mente:** criação | + | * O Dado de Base; |
- | * **Manipular Mente:** alterar a percepção | + | |
- | * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | + | * +2 Dados de Apoio da Ação. |
- | * **Destruir Mente:** apagar memórias. | + | |
+ | Ela lança os dados e obtém um Nível de Sucesso 3. Como o feitiço foi bem-sucedido, | ||
++++ | ++++ | ||
- | Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados e funcionais dentro do sistema, siga os passos abaixo: | + | Os efeitos de uma conjuração seguem as mesmas diretrizes descritas em [[:poderes: |
- | ==== Defina a Identidade do Elemento | + | ==== Conjurações Complexas |
- | Decida se o Elemento | + | Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento |
- | ++++ Exemplo | | + | Para conjurar usando múltiplas Afinidades |
- | Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | + | |
- | ++++ | + | |
- | ==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== | + | * **Descreva claramente |
- | Um Elemento deve ser versátil | + | * O **nível efetivo da Afinidade** será igual ao **menor nível entre os Elementos envolvidos**. |
+ | * O mesmo se aplica às Ações: a quantidade de dados adicionados ao teste será limitada pelo **menor nível entre as Ações combinadas**. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage | + | Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os |
- | * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | + | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1. Das duas Habilidades, |
- | * **Manipular | + | |
- | * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | + | |
- | * **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões | + | |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== | + | Conjurações desse tipo ainda custam 1 ponto de Energia, |
- | Cada escolha | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | A interpretação dos resultados -- como duração, área de efeito, impacto narrativo |
- | Em um cenário futurista, podemos adicionar // | + | |
- | ++++ | + | |
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Linha 175: | Linha 195: | ||
Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Criando Novos Elementos | | ||
+ | Os Elementos descritos acima são os // | ||
+ | |||
+ | Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem Vida, Mente, Espírito e outros. Um cenário baseado na China Antiga, por exemplo, pode usar Água, Ar, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar): | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Mente:** criação de falsas memórias. | ||
+ | > **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. | ||
+ | > **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | ||
+ | > **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar // | ||
+ | |||
+ | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. | ||
+ | |||
+ | Verifique também se o Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | ||
+ | |||
+ | Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações. Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | ||
+ | > **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | ||
+ | > **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | ||
+ | > **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
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modulo/poder/magia/magia_elemental.1754414793.txt.gz · Última modificação: 2025/08/05 17:26 por jnalon