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modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 17:01] – [Magia Elemental] Melhoria no texto. jnalon | modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:28] (atual) – Seção do Criador. jnalon | ||
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Linha 34: | Linha 34: | ||
===== Os Elementos ===== | ===== Os Elementos ===== | ||
- | Os Elementos são a resposta à pergunta //"Eu tenho Afinidade com _"//. A Afinidade é nivelada: quanto maior, mais efetivos são os feitiços conjurados. Um personagem //pode// ter Afinidade com mais de um Elemento, e em níveis diferentes, mas note que essa pergunta equivalente a //"Meu Poder é _"//, e portanto não deve ser trivial para o Mago iniciante conhecer muitos Elementos ou ter vários níveis em um deles. | + | O Poder da Magia é a resposta à pergunta //"Eu tenho Afinidade com o Elemento |
Ainda que pareça que o alcance de cada Elemento não seja extenso, lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre eles, cada palavra pode incluir coisas bem semelhantes -- o quanto, exatamente, depende da decisão do Mestre do Jogo, mas a sugestão é permitir um alcance abrangente. | Ainda que pareça que o alcance de cada Elemento não seja extenso, lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre eles, cada palavra pode incluir coisas bem semelhantes -- o quanto, exatamente, depende da decisão do Mestre do Jogo, mas a sugestão é permitir um alcance abrangente. | ||
- | * **Água: | + | * **Água: |
- | * **Ar:** relaciona-se a todas as coisas na forma gasosa, que podem expandir ou contrair em um espaço fechado. O mago que conhece esse elemento entende | + | |
- | * **Fogo:** o mais perigoso dos elementos, está relacionado a tudo que envolva | + | * **Ar:** relaciona-se a todas as substâncias gasosas, que podem expandir ou contrair em um espaço fechado, bem como vento, som e, em alguns casos, até mesmo a eletricidade. É o elemento da leveza, do movimento e da expansão. O mago que domina o Ar compreende |
- | * **Terra: | + | |
+ | * **Fogo:** o mais perigoso | ||
+ | |||
+ | * **Terra: | ||
A Afinidade de um mago com um Elemento não apenas lhe permite usá-lo em feitiços, mas também influencia sua percepção, | A Afinidade de um mago com um Elemento não apenas lhe permite usá-lo em feitiços, mas também influencia sua percepção, | ||
- | * **Percepção e entendimento: | + | * **Percepção e entendimento: |
- | * **Habilidades práticas: | + | |
- | * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento | + | * **Habilidades práticas: |
+ | |||
+ | * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento carrega significados simbólicos | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 63: | Linha 68: | ||
==== Resistência ==== | ==== Resistência ==== | ||
- | Essa característica é inerente à descrição de um [[: | + | Um personagem pode ter Resistência a um determinado |
- | Assim como a Afinidade do conjurador | + | Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, |
+ | |||
+ | Note que a Resistência //não pode// ser desligada: se o personagem tem //" | ||
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===== As Ações ===== | ===== As Ações ===== | ||
- | Como acontece com todo Poder, | + | Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir |
- | * **Compreender: | + | Cada Ação corresponde |
- | * Detectar | + | |
- | * Sentir vestígios | + | |
- | * Perceber mudanças na pressão do ar que indicam uma tempestade iminente. | + | |
- | * **Criar:** permite ao Mago conjurar o Elemento, manifestando-o em forma pura, ou seja, sem modificações: | + | |
- | * Criar água limpa e potável. | + | |
- | * Acender uma chama do nada. | + | |
- | * Materializar | + | |
- | * **Destruir:** o Mago é Capaz de destruir e eliminar uma certa quantidade do Elemento, sem deixar vestígios -- a menos que o Mago deseje que a destruição tenha //efeitos especiais visíveis// | + | |
- | * Evaporar uma poça de água. | + | |
- | * Apagar uma fogueira sem fumaça ou fuligem. | + | |
- | * Dissover uma barreira de pedra em pó. | + | |
- | * **Manipular: | + | |
- | * Moldar uma parede de água para barrar um ataque. | + | |
- | * Criar uma rajada de vento para impulsionar um barco. | + | |
- | * Converter areia em rocha sólida. | + | |
- | As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem Criar, Destruir ou Manipular são dadas pelo [[: | + | * **Compreender: |
- | ++++ Exemplo | | + | * **Criar:** Permite ao mago manifestar |
- | Ao final do dia, o grupo de Kaylee tem sede, pois não conseguiu encontrar água. Kaylee resolve //Criar Água// para que ela e seus companheiros possam beber. Como o Elemento | + | |
- | ++++ | + | |
- | ---- | + | * **Destruir: |
- | ===== Realizando Feitiços ===== | + | * **Manipular: |
- | A conjuração de um feitiço na Magia Elemental segue a mesma estrutura | + | |
- | * **Declare o efeito | + | Escolha as Ações |
- | * **Gaste 1 ponto de Energia**. Mesmo que o teste falhe, essa Energia | + | |
- | A jogada de teste é a mesma, mas a quantidade de dados jogados sofre uma pequena diferença: | + | As tabelas abaixo mostram como cada Ação influencia cada Elemento. |
- | * **Comece com dois dados**, como em todos os outros casos. | + | === Água === |
- | | + | ^ Ação |
- | * **Adicione os dados da Habilidade usada**. No entanto, o número | + | | Compreender |
- | * **Jogue os dados e compute o resultado normalmente**. | + | | Criar | Gerar água potável, invocar uma onda, formar uma poça ou névoa densa. | |
- | * **Adicione o nível da Afinidade com o Elemento** ao [[: | + | | Destruir |
+ | | Manipular | ||
- | ++++ Exemplo | | + | === Ar === |
- | Kaylee deseja criar uma certa quantidade | + | ^ Ação |
- | ++++ | + | | Compreender |
+ | | Criar | Criar rajadas | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
- | Um Mago pode tornar seus feitiços mais complexos ao combinar Elementos ou Ações. Faça como antes: descreva os efeitos desejados, e quais combinações | + | === Fogo === |
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Acender chamas, gerar calor, provocar combustão espontânea. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
- | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular. | ||
- | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, | + | === Terra === |
- | ++++ | + | ^ Ação |
- | + | | Compreender | |
- | A forma como os efeitos afetam a situação depende da interpretação do Meste do Jogo. É possível encontrar algumas ideias sobre volume ou quantidade afetada, duração, e outros possíveis efeitos vendo [[: | + | | Criar | Levantar muros de pedra, invocar picos, formar barro ou estruturas sólidas. | |
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
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- | ===== Criando Novos Elementos | + | ===== Realizando Feitiços |
- | Os Elementos descritos acima são os // | + | O lançamento |
- | Exemplos | + | Cada feitiço é o resultado |
+ | |||
+ | A Afinidade do personagem define qual elemento ou essência ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica | ||
+ | |||
+ | * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade | ||
+ | * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Se você deseja | + | Kaylee |
- | * **Criar Mente:** criação de falsas memórias. | + | Como se pode ver, este método é altamente flexível. Use a imaginação com liberdade e criatividade ao combinar Ações e Afinidades. |
- | * **Manipular Mente:** alterar | + | |
- | * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | + | |
- | * **Destruir Mente:** apagar memórias. | + | |
++++ | ++++ | ||
- | Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados | + | Se o seu personagem tem a combinação certa de Afinidade |
- | ==== Defina a Identidade do Elemento ==== | + | O teste para conjurar um feitiço segue o mesmo procedimento dos demais, com as seguintes particularidades: |
- | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos | + | |
+ | * **O teste começa com o Dado de Base**, como qualquer Tarefa comum. | ||
+ | * **Adicione | ||
+ | * **Adicione | ||
+ | * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento ou Essência utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto | + | Para criar os dardos |
+ | |||
+ | * O Dado de Base; | ||
+ | * +1 Dado de Apoio do Conceito; | ||
+ | * +2 Dados de Apoio da Ação. | ||
+ | |||
+ | Ela lança os dados e obtém um Nível | ||
++++ | ++++ | ||
- | ==== Certifique-se | + | Os efeitos |
- | Um Elemento deve ser versátil | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ==== Conjurações Complexas ==== |
- | Se escolhermos //Som// como um Elemento, | + | Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento |
- | * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | + | Para conjurar usando múltiplas Afinidades |
- | * **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | + | |
- | * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | + | |
- | * **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | + | |
- | ++++ | + | |
- | ==== Verifique se o Elemento | + | * **Descreva claramente |
- | Cada escolha de Elemento molda a visão | + | * O **nível efetivo da Afinidade** será igual ao **menor nível entre os Elementos envolvidos**. |
+ | * O mesmo se aplica às Ações: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Em um cenário futurista, podemos adicionar // | + | Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular. |
+ | |||
+ | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1. Das duas Habilidades, | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Conjurações desse tipo ainda custam 1 ponto de Energia, mas o MJ pode aplicar penalidades, | ||
+ | |||
+ | A interpretação dos resultados -- como duração, área de efeito, impacto narrativo e efeitos em combate -- segue as mesmas diretrizes dos Poderes, descritas anteriormente. Para isso, consulte as regras de resolução de conflitos, modificações de jogadas, dano e defesas. | ||
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Linha 184: | Linha 195: | ||
Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | ||
++++ | ++++ | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Criando Novos Elementos | | ||
+ | Os Elementos descritos acima são os // | ||
+ | |||
+ | Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem Vida, Mente, Espírito e outros. Um cenário baseado na China Antiga, por exemplo, pode usar Água, Ar, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar): | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Mente:** criação de falsas memórias. | ||
+ | > **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. | ||
+ | > **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | ||
+ | > **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar // | ||
+ | |||
+ | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. | ||
+ | |||
+ | Verifique também se o Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | ||
+ | |||
+ | Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações. Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | ||
+ | > **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | ||
+ | > **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | ||
+ | > **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
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modulo/poder/magia/magia_elemental.1754413300.txt.gz · Última modificação: 2025/08/05 17:01 por jnalon