modulo:poder:magia:magia_elemental
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/02/13 19:18] – Melhoria no texto. jnalon | modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/03/08 14:12] (atual) – [Seção do Mestre] Correção de informações no texto. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 61: | Linha 61: | ||
Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Resistência ==== | ||
+ | Essa característica é inerente à descrição de um [[: | ||
+ | |||
+ | Assim como a Afinidade do conjurador é adicionada ao Nível de Sucesso do teste, a Resistência é subtraída, efetivamente diminuindo o resultado. Se a aplicação dessa penalidade levar o resultado abaixo da dificuldade da Tarefa, ela falha. | ||
---- | ---- | ||
Linha 122: | Linha 127: | ||
---- | ---- | ||
- | ===== Seção do Mestre | + | ===== Criando Novos Elementos |
+ | Os Elementos descritos acima são os // | ||
- | ++++ Cuidado com as Combinações! | | + | Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário |
- | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência | + | |
- | O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance. | + | ++++ Exemplo | |
+ | Se você deseja incluir | ||
- | Mas a combinação | + | * **Criar Mente:** criação |
+ | * **Manipular Mente:** alterar | ||
+ | * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | ||
+ | * **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
+ | ++++ | ||
- | Em casos como esse, utilize | + | Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados e funcionais dentro do sistema, siga os passos abaixo: |
+ | |||
+ | ==== Defina a Identidade do Elemento ==== | ||
+ | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe | ||
- | Você também | + | ++++ Exemplo | |
+ | Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | ||
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | ==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== |
+ | Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | ||
- | ===== Seção do Criador ===== | + | ++++ Exemplo | |
+ | Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | ||
- | ++++ Resistência | | + | * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. |
- | Essa característica é inerente à descrição de um [[:sistema: | + | * **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. |
+ | * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando | ||
+ | * **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
+ | ++++ | ||
- | Assim como a Afinidade do conjurador é adicionada ao Nível | + | ==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== |
+ | Cada escolha de Elemento molda a visão | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Em um cenário futurista, podemos adicionar // | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Outros Elementos | | + | ---- |
- | Os Elementos descritos acima são os // | + | |
- | Se você achar que os Elementos tradicionais são muito limitados, adicione coisas como Vida, Mente, Espírito ou outros que achar adequado. Um efeito como //Criar Mente//, por exemplo, poderia criar falsas memórias em uma pessoa, e //Destruir Mente// eliminar algumas de suas memórias. Um cenário baseado na China Antiga, por exemplo, pode usar Água, Ar, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros. | + | ===== Seção do Mestre ===== |
- | Lembre-se: | + | ++++ Cuidado com as Combinações! | |
+ | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência | ||
+ | |||
+ | O próprio sistema | ||
+ | |||
+ | Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, // | ||
+ | |||
+ | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // | ||
+ | |||
+ | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | ||
++++ | ++++ | ||
modulo/poder/magia/magia_elemental.1739474299.txt.gz · Última modificação: 2025/02/13 19:18 por jnalon