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modulo:poder:magia:magia_elemental [2024/05/09 19:29] – Correção do header. adminmodulo:poder:magia:magia_elemental [2025/03/08 14:12] (atual) – [Seção do Mestre] Correção de informações no texto. jnalon
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   * **A Afinidade** do mago com um ou mais Elementos, os quais ele compreende bem e consegue usar para criar os efeitos desejados.   * **A Afinidade** do mago com um ou mais Elementos, os quais ele compreende bem e consegue usar para criar os efeitos desejados.
-  * **As Habilidades** que permitem ao mago criar, manipular, controlar e realizar outras ações envolvendo um ou mais Elementos.+  * **As Ações** que permitem ao mago criar, manipular, controlar e realizar outras ações envolvendo um ou mais Elementos.
  
 A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele. A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo, e o //verbo// é a ação de criar.+Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo e corresponde à sua Afinidade, e o //verbo// é a Ação de Criar.
 ++++ ++++
  
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 ===== Os Elementos ===== ===== Os Elementos =====
-Os Elementos estão descritos abaixoPelo menos em princípiopelo significado de cada palavraseu alcance não seria muito extenso, mas lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre os Elementos, cada palavra pode abarcar coisas bem semelhantes -- o quanto, exatamente, depende da decisão do Mestre do Jogo, mas a sugestão é permitir um alcance abrangente.+Os Elementos são a resposta à pergunta //"Eu tenho Afinidade com _"//A Afinidade é nivelada: quanto maiormais efetivos são os feitiços conjurados. Um personagem //pode// ter Afinidade com mais de um Elementoe em níveis diferentes, mas note que essa pergunta equivalente a //"Meu Poder é _"//, e portanto não deve ser trivial para o Mago iniciante conhecer muitos Elementos ou ter vários níveis em um deles. 
 + 
 +Ainda que pareça que o alcance de cada Elemento não seja extenso, lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre eles, cada palavra pode incluir coisas bem semelhantes -- o quanto, exatamente, depende da decisão do Mestre do Jogo, mas a sugestão é permitir um alcance abrangente.
  
   * **Água:** elemento fluido, relaciona-se a todas as coisas na forma líquida. Pode incluir coisas como bebidas alcóolicas, venenos em forma líquida, sangue e, se o MJ assim desejar, mercúrio líquido. Por sua relação com o sangue, está relacionado com a saúde de um indivíduo, e é o Elemento a ser invocado quando o desejo é curar (ou machucar) alguém.   * **Água:** elemento fluido, relaciona-se a todas as coisas na forma líquida. Pode incluir coisas como bebidas alcóolicas, venenos em forma líquida, sangue e, se o MJ assim desejar, mercúrio líquido. Por sua relação com o sangue, está relacionado com a saúde de um indivíduo, e é o Elemento a ser invocado quando o desejo é curar (ou machucar) alguém.
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   * **Terra:** envolve tudo que é sólido e denso, com uma grande variação, envolvendo desde areia até rochas pesadas, e metais se o MJ assim permitir. No indivíduo, a conexão com os arredores é associada à sua percepção.   * **Terra:** envolve tudo que é sólido e denso, com uma grande variação, envolvendo desde areia até rochas pesadas, e metais se o MJ assim permitir. No indivíduo, a conexão com os arredores é associada à sua percepção.
  
-No Scop, a Afinidade com cada Elemento é um Poder com níveisque provê os seguintes benefícios e limitações:+A Afinidade de um mago com um Elemento não apenas lhe permite usá-lo em feitiços, mas também influencia sua percepção, habilidades práticas e até mesmo sua forma de interagir com o mundo. Em situações apropriadas, a Afinidade com um Elemento concede um bônus em testes não-mágicoscomo se fosse um Conceito. Isso pode se manifestar de diferentes formas:
  
-  * Em qualquer teste mundano (ou sejade uma Habilidade não-mágica), a Afinidade com Elemento provê o seu nível em dados de bônus, como se fosse um Conceito+  * **Percepção e entendimento:** O mago tem um conhecimento intuitivo e aprofundado sobre fenômenos relacionados ao seu Elementopodendo identificar padrões, fazer análises mais precisas e perceber detalhes que passariam despercebidos para os outros. 
-  * O nível da Afinidade com o Elemento //limita// a quantidade de dados adicionais que uma Habilidade provê ao teste de Magia (veja os exemplos abaixo)+  * **Habilidades práticas:** O mago lida melhor com tarefas físicas relacionadas ao seu Elemento, seja nadando melhor com Afinidade com Águaresistindo impactos com Afinidade com Terra, ou mantendo uma chama acesa com Afinidade com Fogo. 
-  * O nível da Afinidade com o Elementono entantoé adicionado ao //Efeito// do testequando ele é bem-sucedido.+  * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento também carrega significados simbólicospodendo refletir na forma como o mago se comunica e se relaciona com os outros. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Aqui estão alguns exemplos de uso da Afinidade em testes mundanos: 
 + 
 +  * **Água:** Perceber se um líquido contém veneno, nadar com mais eficiência, interpretar metáforas sobre fluidez e adaptação em discursos
 +  * **Ar:** Prever mudanças no tempo, lidar bem com correntes de ar em navegação, se comunicar de forma clara e rápida
 +  * **Fogo:** Determinar a intensidade de um incêndiocontrolar chamas sem causar acidentesfalar de maneira intensa e carismática. 
 +  * **Terra:** Avaliar a resistência de uma estruturasuportar impactos físicos, demonstrar firmeza e determinação em negociações. 
 +++++
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados.
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 +
 +==== Resistência ====
 +Essa característica é inerente à descrição de um [[:sistema:poderes|Poder]], mas vale a pena mencioná-la aqui: um personagem pode ter //Resistência// a um Elemento. Isso é a mesma coisa que ter uma Afinidade //negativa//: o personagem //não// pode criar efeitos associados a esse Elemento, mas qualquer ação feita sobre ele recebe uma penalidade.
 +
 +Assim como a Afinidade do conjurador é adicionada ao Nível de Sucesso do teste, a Resistência é subtraída, efetivamente diminuindo o resultado. Se a aplicação dessa penalidade levar o resultado abaixo da dificuldade da Tarefa, ela falha.
  
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-===== As Habilidades ===== +===== As Ações ===== 
-Como acontece com todo Poder, apenas conhecê-lo não é o suficiente para usá-lo de maneira efetiva: é necessário conhecer algumas Habilidades. Na Magia Elemental, as Habilidades são //ações// que podem ser realizadas sobre cada um dos Elementos, descritas por um //verbo//:+Como acontece com todo Poder, apenas possuir a Afinidade com um Elemento não é o suficiente para usá-lo de maneira efetiva: é necessário conhecer algumas Habilidades. Na Magia Elemental, as Habilidades são //Ações// que podem ser realizadas sobre cada um dos Elementos, descritas por um //verbo//:
  
-  * **Compreender:** essa ação permite ao Mago investigarraciocinar, perceber e deduzir coisas relacionadas a eventos que, de alguma forma, envolvem o Elemento associado. Essa percepção é //mágica//e envolve informações que não seriam encontradas sem o uso de Magia: você pode saber se existe um corpo de água nas proximidades, em qual direção ele se encontra que distância apenas sentindo a presença do Elemento, por exemplo+  * **Compreender:** Mago pode perceberanalisar e deduzir informações relacionadas ao Elemento, obtendo conhecimento que não seria acessível por meios normais. Esse entendimento é mágico e pode revelar aspectos ocultos. 
-  * **Criar:** permite ao mago criar alguma quantidade do elemento. O Elemento é criado em sua forma pura, ou seja, sem modificações: a Água é pura e pode ser bebida, a Terra não contém raízes nem o Ar impurezas. +    * Detectar a presença de um corpo d'água nas proximidades e estimar sua localização. 
-  * **Destruir:** o mago é capaz de destruir e eliminar uma certa quantidade do Elemento. A substância some sem deixar vestígios, mas se mago assim desejar, pode fazer com que a destruição tenha //efeitos especiais// que deixem claro a quem observa o que aconteceu+    * Sentir vestígios de fogo que queimou um objeto mesmo após as cinzas esfriarem. 
-  * **Manipular:** o personagem é capaz de exercer controle sobre uma determinada quantidade do Elemento que esteja em sua presençaNote que ele não é capaz de aumentar ou diminuir essa quantidade  (para isso seria necessário Criar ou Destruir), mas pode movê-ladar forma, defender-se contra ataques que o utilizem ou usá-lo como arma. O mago também pode usar essa ação para transmutar um Elemento para uma outra instância da mesma natureza (por exemplo, transformar terra em areia, ou água em vinho).+    * Perceber mudanças na pressão do ar que indicam uma tempestade iminente
 +  * **Criar:** permite ao Mago conjurar o Elemento, manifestando-o em forma pura, ou seja, sem modificações: a Água é pura e pode ser bebida, a Terra não contém raízes nem o Ar impurezas
 +    * Criar água limpa e potável. 
 +    * Acender uma chama do nada. 
 +    * Materializar um bloco de pedra
 +  * **Destruir:** o Mago é Capaz de destruir e eliminar uma certa quantidade do Elementosem deixar vestígios -- a menos que Mago deseje que a destruição tenha //efeitos especiais visíveis//
 +    * Evaporar uma poça de água. 
 +    * Apagar uma fogueira sem fumaça ou fuligem. 
 +    * Dissover uma barreira de pedra em pó
 +  * **Manipular:** O mago pode controlar e moldar o Elemento, mas sem alterar sua quantidadeEle pode movê-loredirecioná-lo ou utilizá-lo como ferramenta ou arma. Também permite a transmutação entre formas naturais do Elemento
 +      * Moldar uma parede de água para barrar um ataque. 
 +      * Criar uma rajada de vento para impulsionar um barco. 
 +      * Converter areia em rocha sólida.
  
-As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem criardestruir ou manipular são dadas pelo [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] da jogada. Isso inclui também Dano causado quando as magias são usadas em combates. Consulte os [[:sistema:efeitos|Efeitos]], caso queira uma avaliação mais precisa.+As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem CriarDestruir ou Manipular são dadas pelo [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] da jogada. Isso também se aplica ao Dano causado quando as magias são usadas em combates. Consulte os [[:sistema:efeitos|Efeitos]], caso queira uma avaliação mais precisa.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 ===== Realizando Feitiços ===== ===== Realizando Feitiços =====
-Colocar em ação a Magia Elemental não difere essencialmente da forma como qualquer outro Poder é usado. O personagem declara o efeito que deseja gerar, indicando qual Ação e Elemento está combinando, e gasta 1 ponto de Energia. Essa Energia é usada mesmo se a Magia falhar. Você //não pode// realizar um efeito com um Elemento com o qual não tenha Afinidade.+A conjuração de um feitiço na Magia Elemental segue a mesma estrutura do uso de outros Poderes:
  
-A diferença vem apenas na forma como a quantidade de dados a ser jogada é calculada, mas ela é pequenaComece com dois dados e acrescente os dados de bônus e penalidades devidos aos Conceitos relevantes, como em uma jogada normal. No entanto, o número de dados acrescentados devido à Habilidade não pode ser maior que o nível do Elemento sendo manipulado! Jogue os dados e compute o resultado normalmente, e adicione o nível da Afinidade com o Elemento ao [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] da jogada, caso ela tenha sido bem-sucedida.+  * **Declare o efeito que deseja**, indicando qual Elementos e Ações deseja combinar. Você //não pode// realizar um efeito com um Elemento com o qual não tenha Afinidade. 
 +  * **Gaste 1 ponto de Energia**. Mesmo que o teste falhe, essa Energia não é recuperada. 
 + 
 +jogada de teste é a mesma, mas a quantidade de dados jogados sofre uma pequena diferença: 
 + 
 +  * **Comece com dois dados**, como em todos os outros casos. 
 +  * **Acrescente bônus e penalidades** devidos aos Conceitos
 +  * **Adicione os dados da Habilidade usada**. No entanto, o número de dados acrescentados devido à Habilidade //não pode ser maior// que o nível do Elemento sendo manipulado! 
 +  * **Jogue os dados e compute o resultado normalmente**. 
 +  * **Adicione o nível da Afinidade com o Elemento** ao [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] da jogada, caso ela tenha sido bem-sucedida.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee deseja criar uma certa quantidade de água para seu grupo saciar a sede. Seu Conceito de Maga, é claro, entra em ação, então ela adiciona 1 dado à sua mão. Sua Habilidade de Criar é +2, mas sua Afinidade com a Água é de apenas 1, portanto, ela pode acrescentar apenas um dado a mais no seu teste. Ela joga os quatro dados e obtém 1, 2, 5 e 8, totalizando 3 em sua jogada. Como não houve falha, ela adiciona o nível da Afinidade, obtendo o resultado final de 4.+Kaylee deseja criar uma certa quantidade de água para seu grupo saciar a sede. Seu Conceito de Maga entra em ação, então ela adiciona 1 dado à sua mão. Sua Habilidade de Criar é +2, mas sua Afinidade com a Água é de apenas 1, portanto, ela pode acrescentar apenas um dado a mais no seu teste. Ela joga os quatro dados e obtém 1, 2, 5 e 8, totalizando 3 em sua jogada. Como não houve falha, ela adiciona o nível da Afinidade, obtendo o resultado final de 4.
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-Você //pode// combinar mais de um Elementose você tiver Afinidade com eles, considerando como o nível efetivo o menor entre eles. Da mesma formavocê //também// pode combinar duas Habilidades, utilizando menor nível entre as duas.+Um Mago pode tornar seus feitiços mais complexos ao combinar Elementos ou Ações. Faça como antes: descreva os efeitos desejados, e quais combinações de Elementos e Ações deseja realizar. Nessa situação, o nível efetivo da Afinidade é o menor entre os Elementos combinadosmesmo é válido para as Ações usadas.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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-Para outros detalhes de como utilizar Magia Elementalconfira os [[:sistema:poderes|Poderes]].+A forma como os efeitos afetam situação depende da interpretação do Meste do Jogo. É possível encontrar algumas ideias sobre volume ou quantidade afetadaduração, e outros possíveis efeitos vendo [[:poderes:usando_poderes|como usar Poderes]], e sobre Dano causado, resistência e outras consequências de seu [[:poderes:poderes_em_combate|uso em combates]].
  
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-===== Seção do Mestre =====+===== Criando Novos Elementos ===== 
 +Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasia, especialmente os baseados em Fantasia Medieval Europeia. Não existe, no entanto, absolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// Elementos. Você pode dar o tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.
  
-++++ Cuidado com as Combinações! | +Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem VidaMenteEspírito e outrosUm cenário baseado na China Antigapor exemplo, pode usar ÁguaAr, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros.
-É possível notar que, em sistemas como esseo jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordináriosEssa liberdadeno entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogocomo a existência de combinações muito poderosas.+
  
-O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance.+++++ Exemplo | 
 +Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar):
  
-Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, //especialmente// com alguns Elementos que podem ser um pouco mais poderosos (veja a Seção do Criador abaixo)Por exemplo, um personagem pode ter combinação //Criar Vida//. Em teoria, essa combinação seria o indicado para curar ferimentos causados em batalha ou eliminar doenças, por exemploNa prática, um personagem pode tentar uilizá-lo para criar um golem ou ressuscitar um companheiro caído em batalha.+  * **Criar Mente:** criação de falsas memórias. 
 +  * **Manipular Mente:** alterar percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. 
 +  * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. 
 +  * **Destruir Mente:** apagar memórias. 
 +++++
  
-Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o //resultado// nos dados seja tão alto que seja impossível um personagem sozinho em apenas um teste seja capaz de ter sucesso. Ressuscitar uma pessoa morta, por exemplopode ter dificuldade 80 ou 100 -- possível apenas com a colaboração de várias pessoas em um ritual demorado.+Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados funcionais dentro do sistemasiga os passos abaixo:
  
-Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida um golem é uma coisauma outra completamente diferente é dar a ele inteligência.+==== Defina Identidade do Elemento ==== 
 +Decida se o Elemento tem uma identidade claraou ele se sobrepõe outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de //Escuridão// ou //Trevas//, pois, caso contrário, seria apenas uma variação de //Destruir Fogo// ou //Luz//. Você pode definir que Sombra lida com ocultação, medo e absorção de energia luminosa, tornando-o único -- e, talvez, dependendo do cenário, com aquilo que se esconde no coração dos homens.
 ++++ ++++
  
-----+==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== 
 +Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores.
  
-===== Seção do Criador =====+++++ Exemplo | 
 +Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades:
  
-++++ Resistência | +  * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. 
-Essa característica é inerente à descrição de um [[:sistema:poderes|Poder]]mas vale a pena mencioná-la aqui: um personagem pode ter //Resistência// a um ElementoIsso é a mesma coisa que ter uma Afinidade //negativa//o personagem //não// pode criar efeitos associados a esse Elementomas qualquer ação feita sobre ele recebe uma penalidade.+  * **Manipular Som:** Redirecionar vozessilenciar áreas ou distorcer palavras. 
 +  * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. 
 +  * **Compreender Som:** Identificar ecosler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares.
 ++++ ++++
  
-++++ Outros Elementos | +==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== 
-Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasiaespecialmente os baseados em Fantasia Medieval Europeia. Não existeno entanto, absolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// Elementos. Você pode dar o tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.+Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elementopor exemploisso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa.
  
-Se você achar que os Elementos tradicionais são muito limitadosadicione coisas como Vida, Mente, Espírito ou outros que achar adequado. Um efeito como //Manipular Mente//, por exemplo, poderia criar falsas memórias em uma pessoa. Um cenário baseado na China Antigapor exemplopode usar Água, Ar, Fogo, Metal Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antigaUm cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, outros.+++++ Exemplo | 
 +Em um cenário futuristapodemos adicionar //Circuitos// como um Elementorepresentando a tecnologia viva. Ele poderia ser Criado (gerar conexões)Manipulado (reconfigurar máquinas)Destruído (desativar sistemas) Compreendido (ler códigos ocultos)Isso reflete um mundo onde magia tecnologia coexistem. 
 +++++
  
-Lembre-se: sua escolha de Elementos é uma representação da visão de mundo que os habitantes do seu cenário têm, então escolha-os com cuidado!+---- 
 + 
 +===== Seção do Mestre ===== 
 + 
 +++++ Cuidado com as Combinações! | 
 +É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como existência de combinações muito poderosas. 
 + 
 +O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance. 
 + 
 +Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas//especialmente// com alguns Elementos que podem ser um pouco mais poderosos. Por exemplo, um personagem pode ter a combinação //Criar Vida//. Em teoria, essa combinação seria o indicado para curar ferimentos causados em batalha ou eliminar doenças, por exemplo. Na prática, um personagem pode tentar utilizá-lo para criar um golem ou ressuscitar um companheiro caído em batalha. 
 + 
 +Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o //resultado// nos dados seja tão alto que seja impossível um personagem sozinho e em apenas um teste seja capaz de ter sucesso. Ressuscitar uma pessoa morta, por exemplo, pode ter dificuldade 80 ou 100 -- possível apenas com a colaboração de várias pessoas em um ritual demorado. 
 + 
 +Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência.
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