modulo:poder:magia:magia_elemental
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modulo:poder:magia:magia_elemental [2024/05/09 19:28] – ↷ Links adaptados devido a uma operação de movimentação admin | modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:28] (atual) – Seção do Criador. jnalon | ||
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metatag-description=(Scop RPG) | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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++++ | ++++ | ||
- | A Magia Elemental se baseia em dois princípios | + | A Magia Elemental se baseia em dois princípios |
- | * **A Afinidade** | + | * **Afinidade:** Cada praticante possui afinidade |
- | * **As Habilidades** que permitem ao mago criar, manipular, controlar | + | * **Ações:** Representam a forma como o praticante deseja alterar o mundo através da magia. As Ações são universais e englobam quatro operações básicas: Compreender, Criar, Destruir |
A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele. | A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo, e o //verbo// é a ação | + | Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo e corresponde à sua Afinidade, e o //verbo// é a Ação |
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===== Os Elementos ===== | ===== Os Elementos ===== | ||
- | Os Elementos estão descritos abaixo. Pelo menos em princípio, pelo significado de cada palavra, seu alcance não seria muito extenso, mas lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre os Elementos, cada palavra | + | O Poder da Magia é a resposta à pergunta //"Eu tenho Afinidade com o Elemento _"//. A Afinidade é descrita |
- | * **Água:** elemento fluido, relaciona-se a todas as coisas | + | Ainda que pareça que o alcance de cada Elemento não seja extenso, lembre-se que, na visão do mundo calcada sobre eles, cada palavra pode incluir coisas |
- | * **Ar:** relaciona-se a todas as coisas na forma gasosa, que podem expandir ou contrair em um espaço fechado. O mago que conhece esse elemento entende melhor as condições de tempo. Em um indivíduo, | + | |
- | * **Fogo:** o mais perigoso dos elementos, está relacionado a tudo que envolva energia, como a gerada pela combustão de materiais, mas também calor e luz. Em um indivíduo, o Fogo é costumeiramente relacionado ao seu estado de espírito. | + | |
- | * **Terra:** envolve tudo que é sólido e denso, com uma grande variação, envolvendo desde areia até rochas pesadas, e metais se o MJ assim permitir. No indivíduo, a conexão com os arredores é associada à sua percepção. | + | |
- | No Scop, a Afinidade | + | * **Água:** Elemento fluido, versátil e persistente. Está ligado |
- | * Em qualquer teste mundano (ou seja, de uma Habilidade não-mágica), a Afinidade | + | * **Ar:** relaciona-se a todas as substâncias gasosas, que podem expandir |
- | * O nível da Afinidade com o Elemento | + | |
- | * O nível da Afinidade com o Elemento, no entanto, é adicionado | + | * **Fogo: |
+ | |||
+ | * **Terra:** representa tudo que é sólido, denso e resistente, desde o pó ao granito, incluindo também metais se o MJ permitir. É o elemento da estabilidade, | ||
+ | |||
+ | A Afinidade de um mago com um Elemento não apenas lhe permite usá-lo | ||
+ | |||
+ | | ||
+ | |||
+ | * **Habilidades práticas: | ||
+ | |||
+ | * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento carrega significados simbólicos e culturais, que podem refletir na maneira como o mago se comunica ou é percebido pelos outros. Um mago associado | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Aqui estão alguns exemplos de uso da Afinidade em testes mundanos: | ||
+ | |||
+ | * **Água:** Perceber se um líquido contém veneno, nadar com mais eficiência, | ||
+ | * **Ar:** Prever mudanças no tempo, lidar bem com correntes de ar em navegação, | ||
+ | * **Fogo:** Determinar a intensidade de um incêndio, controlar chamas sem causar acidentes, falar de maneira intensa e carismática. | ||
+ | * **Terra:** Avaliar a resistência de uma estrutura, suportar impactos físicos, demonstrar firmeza e determinação em negociações. | ||
+ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Resistência ==== | ||
+ | Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //" | ||
+ | |||
+ | Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, | ||
+ | |||
+ | Note que a Resistência //não pode// ser desligada: se o personagem tem //" | ||
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- | ===== As Habilidades | + | ===== As Ações |
- | Como acontece com todo Poder, | + | Assim como acontece com qualquer outro Poder, |
- | * **Compreender: | + | Cada Ação corresponde |
- | * **Criar:** permite ao mago criar alguma quantidade do elemento. O Elemento é criado em sua forma pura, ou seja, sem modificações: | + | |
- | * **Destruir: | + | |
- | * **Manipular: | + | |
- | As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem criar, destruir ou manipular são dadas pelo [[: | + | * **Compreender: |
- | ++++ Exemplo | | + | * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado. |
- | Ao final do dia, o grupo de Kaylee tem sede, pois não conseguiu encontrar água. Kaylee resolve //Criar Água// para que ela e seus companheiros possam beber. Como o Elemento | + | |
- | ++++ | + | * **Destruir: |
+ | |||
+ | * **Manipular: | ||
+ | |||
+ | Escolha as Ações que seu personagem consegue realizar como parte das Habilidades quando estiver criando | ||
+ | |||
+ | As tabelas abaixo mostram como cada Ação influencia cada Elemento. | ||
+ | |||
+ | === Água === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Gerar água potável, invocar uma onda, formar uma poça ou névoa densa. | | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | === Ar === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Criar rajadas de vento, gerar sons, formar uma nuvem de poeira. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | === Fogo === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Acender chamas, gerar calor, provocar combustão espontânea. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
+ | |||
+ | |||
+ | === Terra === | ||
+ | ^ Ação | ||
+ | | Compreender | ||
+ | | Criar | Levantar muros de pedra, invocar picos, formar barro ou estruturas sólidas. | ||
+ | | Destruir | ||
+ | | Manipular | ||
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===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | Colocar em ação a Magia Elemental | + | O lançamento de um feitiço |
- | A diferença vem apenas na forma como a quantidade de dados a ser jogada | + | Cada feitiço |
+ | |||
+ | A Afinidade | ||
+ | |||
+ | * **Declare | ||
+ | * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperado, mesmo que o teste de conjuração falhe. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja | + | Kaylee deseja |
+ | |||
+ | Como se pode ver, este método é altamente flexível. Use a imaginação com liberdade e criatividade ao combinar Ações e Afinidades. | ||
++++ | ++++ | ||
- | Você //pode// combinar mais de um Elemento, se você tiver Afinidade com eles, considerando como o nível | + | Se o seu personagem tem a combinação certa de Afinidade e Ação, o efeito acontece. Como no caso de uma Habilidade Especial comum, se houver a necessidade de determinar a efetividade do resultado, |
+ | |||
+ | O teste para conjurar um feitiço segue o mesmo procedimento dos demais, com as seguintes particularidades: | ||
+ | |||
+ | * **O teste começa com o Dado de Base**, como qualquer Tarefa comum. | ||
+ | * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação). | ||
+ | * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa! | ||
+ | * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento ou Essência utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Para criar os dardos de fogo do exemplo anterior, Kaylee combina a Ação Criar com sua Afinidade com o Fogo. Ela possui | ||
+ | |||
+ | * O Dado de Base; | ||
+ | * +1 Dado de Apoio do Conceito; | ||
+ | * +2 Dados de Apoio da Ação. | ||
+ | |||
+ | Ela lança os dados e obtém um Nível de Sucesso 3. Como o feitiço foi bem-sucedido, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Os efeitos de uma conjuração seguem as mesmas diretrizes descritas em [[: | ||
+ | |||
+ | ==== Conjurações Complexas ==== | ||
+ | Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar | ||
+ | |||
+ | Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações: | ||
+ | |||
+ | * **Descreva claramente | ||
+ | * O **nível efetivo da Afinidade** será igual ao **menor nível entre os Elementos envolvidos**. | ||
+ | * O mesmo se aplica às Ações: a quantidade de dados adicionados ao teste será limitada pelo **menor nível entre as Ações combinadas**. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular. | Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigos, cegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular. | ||
- | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1. Das duas Habilidades, | + | Entre os Elementos, Kaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1. Das duas Habilidades, |
++++ | ++++ | ||
- | Para outros detalhes | + | Conjurações desse tipo ainda custam 1 ponto de Energia, mas o MJ pode aplicar penalidades, |
+ | |||
+ | A interpretação dos resultados -- como duração, área de efeito, impacto narrativo e efeitos em combate -- segue as mesmas diretrizes dos Poderes, descritas anteriormente. Para isso, consulte as regras de resolução de conflitos, modificações de jogadas, dano e defesas. | ||
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Linha 97: | Linha 189: | ||
O próprio sistema é capaz de controlar a // | O próprio sistema é capaz de controlar a // | ||
- | Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, // | + | Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, // |
Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // | ||
Linha 108: | Linha 200: | ||
===== Seção do Criador ===== | ===== Seção do Criador ===== | ||
- | ++++ Resistência | | + | ++++ Criando Novos Elementos | |
- | Essa característica é inerente à descrição de um [[: | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Outros | + | |
Os Elementos descritos acima são os // | Os Elementos descritos acima são os // | ||
- | Se você achar que os Elementos tradicionais são muito limitados, adicione coisas como Vida, Mente, Espírito | + | Exemplos de outros Elementos |
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar): | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Mente:** criação de falsas memórias. | ||
+ | > **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. | ||
+ | > **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | ||
+ | > **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar // | ||
+ | |||
+ | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário. | ||
+ | |||
+ | Verifique também se o Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | ||
+ | |||
+ | Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações. Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | ||
+ | > | ||
+ | > **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. | ||
+ | > **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. | ||
+ | > **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso. | ||
+ | > **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
- | Lembre-se: a sua escolha de Elementos é uma representação da visão de mundo que os habitantes do seu cenário têm, então escolha-os com cuidado! | ||
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