modulo:poder:magia:magia_elemental
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
metatag-description=(Scop RPG) | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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====== Magia Elemental ====== | ====== Magia Elemental ====== | ||
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* **A Afinidade** do mago com um ou mais Elementos, os quais ele compreende bem e consegue usar para criar os efeitos desejados. | * **A Afinidade** do mago com um ou mais Elementos, os quais ele compreende bem e consegue usar para criar os efeitos desejados. | ||
- | * **As Habilidades** que permitem ao mago criar, manipular, controlar e realizar outras ações envolvendo um ou mais Elementos. | + | * **As Ações** que permitem ao mago criar, manipular, controlar e realizar outras ações envolvendo um ou mais Elementos. |
A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele. | A evocação de um feitiço é algo muito semelhante à combinação de um //verbo// com um //objeto//, em que o objeto é o Elemento a ser manipulado, e o verbo é o tipo de controle que se deseja realizar sobre ele. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo, e o //verbo// é a ação | + | Kaylee deseja criar uma pequena bola de fogo em seu cajado para iluminar o caminho a frente. O //objeto// é o Elemento Fogo e corresponde à sua Afinidade, e o //verbo// é a Ação |
++++ | ++++ | ||
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===== Os Elementos ===== | ===== Os Elementos ===== | ||
- | Os Elementos | + | Os Elementos |
+ | |||
+ | Ainda que pareça que o alcance | ||
* **Água:** elemento fluido, relaciona-se a todas as coisas na forma líquida. Pode incluir coisas como bebidas alcóolicas, | * **Água:** elemento fluido, relaciona-se a todas as coisas na forma líquida. Pode incluir coisas como bebidas alcóolicas, | ||
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* **Terra:** envolve tudo que é sólido e denso, com uma grande variação, envolvendo desde areia até rochas pesadas, e metais se o MJ assim permitir. No indivíduo, a conexão com os arredores é associada à sua percepção. | * **Terra:** envolve tudo que é sólido e denso, com uma grande variação, envolvendo desde areia até rochas pesadas, e metais se o MJ assim permitir. No indivíduo, a conexão com os arredores é associada à sua percepção. | ||
- | No Scop, a Afinidade com cada Elemento | + | A Afinidade de um mago com um Elemento não apenas lhe permite usá-lo em feitiços, mas também influencia sua percepção, |
- | * Em qualquer teste mundano (ou seja, de uma Habilidade não-mágica), a Afinidade com o Elemento | + | * **Percepção e entendimento: |
- | * O nível da Afinidade | + | * **Habilidades práticas: |
- | * O nível da Afinidade com o Elemento, no entanto, é adicionado ao //Efeito// do teste, quando ele é bem-sucedido. | + | * **Influência social e conhecimento cultural:** Cada Elemento |
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Aqui estão alguns exemplos de uso da Afinidade em testes mundanos: | ||
+ | |||
+ | * **Água:** Perceber | ||
+ | * **Ar:** Prever mudanças no tempo, lidar bem com correntes | ||
+ | * **Fogo:** Determinar a intensidade de um incêndio, controlar chamas sem causar acidentes, falar de maneira intensa e carismática. | ||
+ | * **Terra:** Avaliar a resistência de uma estrutura, suportar impactos físicos, demonstrar firmeza e determinação em negociações. | ||
+ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | Kaylee é uma Maga Elemental. Ela tem Afinidade com Fogo em nível +2, e com Água em nível +1. Se ela tenta realizar alguma Tarefa mundana relacionada a esses dois elementos, ela recebe dados adicionais como um Conceito qualquer. Por exemplo, se ela tenta determinar a profundidade de um rio, sua Afinidade com a Água é ativada, e ela recebe um dado adicional. Se ela tenta descobrir há quanto tempo uma fogueira esteve acesa, sua Afinidade com o Fogo lhe dá mais 2 dados. | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Resistência ==== | ||
+ | Essa característica é inerente à descrição de um [[: | ||
+ | |||
+ | Assim como a Afinidade do conjurador é adicionada ao Nível de Sucesso do teste, a Resistência é subtraída, efetivamente diminuindo o resultado. Se a aplicação dessa penalidade levar o resultado abaixo da dificuldade da Tarefa, ela falha. | ||
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- | ===== As Habilidades | + | ===== As Ações |
- | Como acontece com todo Poder, apenas | + | Como acontece com todo Poder, apenas |
- | * **Compreender: | + | * **Compreender: |
- | * **Criar:** permite ao mago criar alguma quantidade do elemento. O Elemento | + | * Detectar a presença de um corpo d'água nas proximidades e estimar sua localização. |
- | * **Destruir: | + | * Sentir vestígios de fogo que queimou um objeto mesmo após as cinzas esfriarem. |
- | * **Manipular: | + | * Perceber mudanças na pressão |
+ | * **Criar:** permite ao Mago conjurar o Elemento, manifestando-o | ||
+ | * Criar água limpa e potável. | ||
+ | * Acender uma chama do nada. | ||
+ | * Materializar um bloco de pedra. | ||
+ | * **Destruir: | ||
+ | * Evaporar uma poça de água. | ||
+ | * Apagar uma fogueira sem fumaça ou fuligem. | ||
+ | * Dissover uma barreira de pedra em pó. | ||
+ | * **Manipular: | ||
+ | * Moldar uma parede de água para barrar um ataque. | ||
+ | * Criar uma rajada de vento para impulsionar um barco. | ||
+ | * Converter | ||
- | As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem | + | As quantidades do Elemento que os feitiços conseguem |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 70: | Linha 98: | ||
===== Realizando Feitiços ===== | ===== Realizando Feitiços ===== | ||
- | Colocar em ação a Magia Elemental | + | A conjuração de um feitiço na Magia Elemental |
- | A diferença vem apenas na forma como a quantidade | + | * **Declare o efeito que deseja**, indicando qual Elementos e Ações deseja combinar. Você //não pode// realizar um efeito com um Elemento com o qual não tenha Afinidade. |
+ | * **Gaste 1 ponto de Energia**. Mesmo que o teste falhe, essa Energia não é recuperada. | ||
+ | |||
+ | A jogada | ||
+ | |||
+ | * **Comece com dois dados**, como em todos os outros casos. | ||
+ | * **Acrescente | ||
+ | * **Adicione os dados da Habilidade usada**. No entanto, o número de dados acrescentados devido à Habilidade | ||
+ | * **Jogue os dados e compute o resultado normalmente**. | ||
+ | * **Adicione | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja criar uma certa quantidade de água para seu grupo saciar a sede. Seu Conceito de Maga, é claro, | + | Kaylee deseja criar uma certa quantidade de água para seu grupo saciar a sede. Seu Conceito de Maga entra em ação, então ela adiciona 1 dado à sua mão. Sua Habilidade de Criar é +2, mas sua Afinidade com a Água é de apenas 1, portanto, ela pode acrescentar apenas um dado a mais no seu teste. Ela joga os quatro dados e obtém 1, 2, 5 e 8, totalizando 3 em sua jogada. Como não houve falha, ela adiciona o nível da Afinidade, obtendo o resultado final de 4. |
++++ | ++++ | ||
- | Você //pode// combinar | + | Um Mago pode tornar seus feitiços mais complexos ao combinar |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 86: | Linha 123: | ||
++++ | ++++ | ||
- | Para outros detalhes de como utilizar | + | A forma como os efeitos afetam |
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- | ===== Seção do Mestre | + | ===== Criando Novos Elementos |
+ | Os Elementos descritos acima são os // | ||
- | ++++ Cuidado com as Combinações! | | + | Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário |
- | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência | + | |
- | O próprio sistema é capaz de controlar a //magnitude// dos efeitos, pois eles dependem apenas dos resultados dos dados. Por exemplo, um personagem //não vai// conseguir gerar sozinho e instantaneamente um fogo capaz de incinerar a fortaleza inimiga -- os resultados dos dados não têm esse alcance. | + | ++++ Exemplo | |
+ | Se você deseja incluir | ||
- | Mas a combinação | + | * **Criar Mente:** criação |
+ | * **Manipular Mente:** alterar | ||
+ | * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. | ||
+ | * **Destruir Mente:** apagar memórias. | ||
+ | ++++ | ||
- | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // | + | Para garantir |
- | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | + | ==== Defina |
+ | Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de // | ||
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | ==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== |
+ | Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores. | ||
- | ===== Seção do Criador ===== | + | ++++ Exemplo | |
+ | Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades: | ||
- | ++++ Resistência | | + | * **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas. |
- | Essa característica é inerente à descrição de um [[:sistema: | + | * **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras. |
+ | * **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando | ||
+ | * **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares. | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Outros Elementos | | + | ==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== |
- | Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasia, especialmente os baseados em Fantasia Medieval Europeia. Não existe, no entanto, absolutamente nada que o impeça | + | Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade |
- | Se você achar que os Elementos tradicionais são muito limitados, adicione coisas como Vida, Mente, Espírito ou outros que achar adequado. Um efeito como //Manipular Mente//, por exemplo, | + | ++++ Exemplo | |
+ | Em um cenário futurista, podemos adicionar | ||
+ | ++++ | ||
- | Lembre-se: a sua escolha | + | ---- |
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+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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+ | ++++ Cuidado com as Combinações! | | ||
+ | É possível notar que, em sistemas como esse, o jogador tem uma imensa liberdade de criar efeitos extraordinários. Essa liberdade, no entanto, pode gerar alguns efeitos colaterais que devem estar sempre na mente do Mestre do Jogo, como a existência | ||
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+ | O próprio sistema | ||
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+ | Mas a combinação de certas Ações com certos Elementos pode causar problemas, // | ||
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+ | Em casos como esse, utilize o bom-senso. O mais indicado é que o // | ||
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+ | Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. | ||
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modulo/poder/magia/magia_elemental.1713386256.txt.gz · Última modificação: 2024/04/17 20:37 por jnalon